Disciplina: Sociologia 0 Curtidas
A comparação entre o anúncio publicitário de 1968 e a - Enem 2016
Atualizado em 13/05/2024

TEXTO II
Metade da nova equipe da Nasa é composta por mulheres
Até hoje, cerca de 350 astronautas americanos já estiveram no espaço, enquanto as mulheres não chegam a ser um terço desse número. Após o anúncio da turma composta 50% por mulheres, alguns internautas escreveram comentários machistas e desrespeitosos sobre a escolha nas redes sociais.
Disponível em: https//catracalivre com br. Acesso em 10 mar 2016.
A comparação entre o anúncio publicitário de 1968 e a repercussão da notícia mostra a
-
elitização da carreira científica.
-
qualificação da atividade doméstica.
-
ambição de indústrias patrocinadoras.
-
manutenção de estereótipos de gênero.
-
equiparação de papeis nas relações familiares.
Solução
Alternativa Correta: D) manutenção de estereótipos de gênero.
Uma propaganda machista ocorrida no ano de 1968 é colocada em comparação na atualidade com uma notícia prestigiosa, onde comunicam que 50% da equipa da Nasa é feminina. O que não se esperava é que boa parte de internautas na redes sociais agissem de maneira machista e criticassem a Nasa. O ponto principal é que sabemos que os pensamentos estão mudando, porém, ainda temos uma boa parte da população que pensa e age como se estivesse em 1968.
Créditos da Resolução: Descomplica
Área do Conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias
Ano da Prova: 2016
Nível de Dificuldade da Questão: Médio
Assuntos: Feminismo, Questão de gênero
Vídeo Sugerido: YouTube