Disciplina: Sociologia 0 Curtidas

Embora o Brasil seja signatário das convenções e tratados - ENEM 2011

Questão 20 - Caderno Azul
Atualizado em 29/02/2024
Continua após a publicidade..

Embora o Brasil seja signatário das convenções e tratados internacionais contra a tortura e tenha incorporado em seu ordenamento jurídico uma lei tipificando o crime, ele continua a ocorrer em larga escala. Mesmo que a lei que tipifica a tortura esteja vigente desde 1997, até o ano 2000 não se conhece nenhum caso de condenação de torturadores julgado em última instância, embora tenham sido registrados nesse período centenas de casos, além de numerosos outros presumíveis mas não registrados.

O texto destaca a questão da tortura no país, apontando que

Disponível em: http://www.dhnet.org.br. Acesso em: 16 jun 2010 (adaptado).

  1. a justiça brasileira, por meio de tratados e leis, tem conseguido inibir e, inclusive, extinguir a prática da tortura.

  2. a existência da lei não basta como garantia de justiça para as vítimas e testemunhas dos casos de tortura.

  3. as denúncias anônimas dificultam a ação da justiça, impedindo que torturadores sejam reconhecidos e identificados pelo crime cometido.

  4. a falta de registro da tortura por parte das autoridades policiais, em razão do desconhecimento da tortura como crime, legitima a impunidade.

  5. a justiça tem esbarrado na precária existência de jurisprudência a respeito da tortura, o que a impede de atuar nesses casos.

Continua após a publicidade..

Solução

Alternativa Correta: B

O texto toca no problema da impunidade. Houve registros de casos de tortura tipificadas por lei, porém, como “não se conhece nenhum caso de condenação de torturadores julgados em última instância”, conclui-se que “a existência da lei não basta para assegurar a justiça”, como se afirma na alternativa correta.

Créditos da Resolução: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Área do Conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias

Ano da Prova: 2011

Nível de Dificuldade da Questão: Fácil

Assuntos: Comissão Nacional da Verdade, Ditadura Militar

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar