Programação
Exibindo questões de 1 a 31.
Qual comando é utilizado para instalar o arquivo package-lock.json?
ProgramaçãoQual comando é utilizado para instalar o arquivo package-lock.json?
Na álgebra Booleana, existem três operações ou funções básicas. São
ProgramaçãoNa álgebra Booleana, existem três operações ou funções básicas. São elas, operação OU, operação E e complementação. Todas as funções Booleanas podem ser representadas em termos destas operações básicas. Para tais operações básicas citadas da álgebra booleana,
Uma ferramenta do SketchUp de grande versatilidade, é o comando
ProgramaçãoUma ferramenta do SketchUp de grande versatilidade, é o comando 'Escala', utilizada para a alteração proporcional das dimensões do modelo. O comando pode ser acessado pelas barras de ferramentas 'Editar' e 'Primeiros passos', pelo menu 'Ferramentas' ou 'Conjunto grande de ferramentas'.
Sobre o comando "Escala", analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I - Ao selecionarmos todos os elementos, que formam o objeto que será editado, e em seguida, acionarmos o comando “Escala” (Atalho “S”), surgirão pequenos “puxadores” verdes, nas arestas e vértices no volume total do modelo, além do centro de suas faces principais;
II - Para alterar a escala do objeto selecionado, você deverá selecionar um dos puxadores localizados nos quatro cantos do modelo, e em seguida, deslocá-lo, com o uso do mouse na direção desejada, indicando o ponto final (o puxador diagonalmente oposto, será o ponto fixo do redimensionamento do conjunto);
III - Caso seja selecionado um puxador que esteja no meio da aresta, você poderá alongar ou comprimir o conjunto em uma ou duas orientações (eixos de desenho), sendo que todos os elementos do conjunto sofrerão proporcionalmente a deformação. Se o puxador for o localizado no centro da face, você poderá executar estas ações (alongar ou comprimir) em apenas uma orientação. Em ambos os casos, se mantermos a tecla “Shift” pressionada, a mudança de tamanho será proporcional a todos os elementos do conjunto, evitando assim a deformação.
IV - Uma possibilidade interessante que você dispõe com o uso do comando “Escala”, é o espelhamento do conjunto, para isso, após selecionar todo o modelo e acionar o comando “Escala”, você deverá selecionar o puxador do centro da face que será oposta ao sentido do espelhamento, digitando, em seguida, o valor de “-1”. Desta forma, todo o conjunto de elementos que forma o modelo será espelhado.
A Agendamento de Provas x Prova Digital provadigital. Kroton. Com.
ProgramaçãoA Agendamento de Provas x Prova Digital provadigital. Kroton. Com. Br/eavaliação par J Dada a frase p^q abaixo, selecione a alternativa que expresse corretamente a sentença: ~p V-q "O dia se renova todo dia e eu envelheço cada dia, cada mês". O dia não se renova todo dia e eu não envelheço cada dia, cada mês
A Agendamento de Provas x Prova Digital provadigital. Kroton. Com. Br/
ProgramaçãoA Agendamento de Provas x Prova Digital provadigital. Kroton. Com. Br/eavaliação par J Dada a frase p^q abaixo, selecione a alternativa que expresse corretamente a sentença: ~p V-q "O dia se renova todo dia e eu envelheço cada dia, cada mês". O dia não se renova todo dia e eu não envelheço cada dia, cada mês
Há diversas técnicas de coletas de dados. Cada pesquisa utilizará uma
ProgramaçãoHá diversas técnicas de coletas de dados. Cada pesquisa utilizará uma técnica que esteja mais adequada aos seus objetivos. Nas pesquisas quantitativas, as fontes dos dados podem vir da observação, levantamentos ou survey.
I. Observação Estruturada
II. Observação Não Estruturada
III. Observação Natural
1) o problema ainda não foi formulado, apenas se orienta a observação.
2) é especificado o que deve ser observado e como deve ser sua coleta.
3) é realizada no ambiente em que a situação ocorre
Algumas empresas de vendas pela Internet usam intensamente a
ProgramaçãoAlgumas empresas de vendas pela Internet usam intensamente a tecnologia de "Business intelligence (BI)" para incrementar suas vendas. Dentre as ações abaixo descritas qual a que NÃO se caracteriza como ação de BI para este objetivo?
Todos os _______ em um programa Python são representados por _______
Av1- EDTodos os _______ em um programa Python são representados por __________ ou pela relação entre objetos. Tudo em Python é um _______, ou seja, é uma estrutura que possui certas características e ________.
Funções em Python, podem ser argumentos definidos ou indefinidos.
ProgramaçãoFunções em Python, podem ser argumentos definidos ou indefinidos. Ao invocar uma função, os parâmetros podem ser passados de forma posicional ou nominal.
O código a seguir é uma implementação em Python
Considerando o código apresentado, escolha a opção que representa o retorno da função para a chamada:
No cenário em que um há um usuário “publicador” em uma rede social
ProgramaçãoNo cenário em que um há um usuário “publicador” em uma rede social na Web, usuário esse que tem três “seguidores”, qual conjunto de operações representa um algoritmo correspondente ao envio de uma mensagem pelo publicador a seus seguidores?
mensagem(publicador, seguidor1, conteúdo)
mensagem(publicador, seguidor2, conteúdo)
mensagem(publicador, seguidor3, conteúdo)
mensagem(publicador, servidor, conteúdo)
mensagem(servidor, seguidor1, conteúdo)
mensagem(servidor, seguidor2, conteúdo)
mensagem(servidor, seguidor3, conteúdo)
mensagem(seguidor1, seguidor2, conteúdo)
mensagem(seguidor2, seguidor3, conteúdo)
Leia o trecho de programa a seguir: #include int x = 10; int main()
ProgramaçãoLeia o trecho de programa a seguir: #include int x = 10; int main(){ int x = -1; int b; { extern int x; b = x; } printf("\n Valor de x = %d",x); printf("\n Valor de b (x global) = %d",b); return 0; } De acordo com o trecho de programa, analise as asserções a seguir:
I. Na linguagem C, para acessar o valor de uma variável global dentro de uma função que possui uma variável local com mesmo nome, deve-se usar a instrução extern.
PORQUE
II. Utilizar variáveis globais e locais com mesmo nome na linguagem C necessita criar uma nova variável chamada “b”, com um bloco de instruções, que atribui à nova variável o valor “interno” de x.
Uma função _____ é um objeto que está ______ ao núcleo do _________
Av1-PythonUma função _____ é um objeto que está ______ ao núcleo do _________, ou seja, não precisa ser feita nenhuma instalação adicional, já está pronto para uso.
A condição para um aluno ser aprovado é ter média final, de 7 pontos
Av1-PythonA condição para um aluno ser aprovado é ter média final, de 7 pontos ou superior. Essa condição pode ser implementada na linguagem Python, por meio de uma estrutura condicional.
A linguagem de programação Python suporta as quatro operações
Av1-PythonA linguagem de programação Python suporta as quatro operações matemáticas básicas, além de outras. O código a seguir é um trecho de um programa em Python.
1. x = 4
2. y = 5
3. print(x / y)
4. print(x // y)
As funções em Python são definidas usando a palavra-chave do bloco
Av1-PythonAs funções em Python são definidas usando a palavra-chave do bloco "def", seguida do nome da função como o nome do bloco. O código a seguir é uma função implementada em Python.
def calcular(v1, v2=0): return v1 + v2
I. ( ) Para funcionar corretamente (sem erro), a função deve ser invocada passando como parâmetros dois valores.
II. ( ) Como existe um valor default para o segundo parâmetro, a função pode ser invocada passando somente um valor.
III. ( ) Caso seja invocada como calcular(4), o resultado será o próprio valor passado.
As funções ajudam a dividir um programa em blocos menores e modulares
Av1-PythonAs funções ajudam a dividir um programa em blocos menores e modulares. À medida que um programa aumenta, as funções o tornam mais organizado e gerenciável.
Em Python, uma função built-in é um objeto que está integrado
Av1-PythonEm Python, uma função built-in é um objeto que está integrado ao núcleo do interpretador, ou seja, não precisa ser feita nenhuma instalação adicional, já está pronto para uso.
O primeiro nome do criador da linguagem Python é Guido. Ao atribuir
Av1-PythonO primeiro nome do criador da linguagem Python é Guido. Ao atribuir esse nome a uma variável na linguagem Python, estamos criando um objeto iterável, pois textos são sequência de caracteres, ou seja, são objetos em que se pode iterar sobre cada letra.
A condição para que um aluno seja aprovado é que ele tenha média
ProgramaçãoA condição para que um aluno seja aprovado é que ele tenha média final de 7 ou superior e tenha 5 ou menos faltas. Tal condição pode ser implementada através de uma estrutura condicional na linguagem Python.
Para saber o tipo de dado que uma variável guarda, o interpretador
ProgramaçãoPara saber o tipo de dado que uma variável guarda, o interpretador Python, conta com a função type().
O código a seguir representa criação de variáveis na linguagem Python.
x = 10
nome = 'aluno'
nota = 8.75
fez_inscricao = True
O código a seguir representa a utilização da função type()
1. print(type(x))
2. print(type(nome))
3. print(type(nota))
4. print(type(fez_inscricao))
Variáveis são espaços alocados na memória _______, para guardar
ProgramaçãoVariáveis são espaços alocados na memória _______, para guardar valores temporariamente. Em Python, esses espaços não precisam ser _________, ou seja, a variável pode ser alocada sem especificar o ________ que ela aguardará. O interpretador Python é capaz de determinar o tipo de dado da variável com base no seu _____, ou seja, as variáveis são tipadas _________ nessa linguagem.
Uma das grandes características da linguagem é sua _________. Uma das
ProgramaçãoUma das grandes características da linguagem é sua _________. Uma das principais ideias de Guido é que o código é _______ com muito mais frequência do que está ________. Tal aspecto é tão relevante que, um código que segue as regras do idioma python é chamado de "___________". Essas regras são definidas pelo _______ (Python Enhancement Proposal) e dizem respeito a formatação, identação, parâmetros em funções, e tudo mais que possa estar relacionado a sintaxe do código. Escolha a opção que preenche corretamente as lacunas. Selecione uma alternativa:
Python foi lançada no início dos anos _____ por _______ van Rossum
ProgramaçãoPython foi lançada no início dos anos _____ por _______ van Rossum no Stichting Mathematisch Centrum (CWI), na Holanda, como sucessor de uma linguagem chamada _______. ________ é o principal autor do Python, embora inclua muitas contribuições de outros pesquisadores.
Objetos são os componentes de um programa OO. Um programa que usa
ProgramaçãoObjetos são os componentes de um programa OO. Um programa que usa a tecnologia OO é basicamente uma coleção de _______. Uma ______ é um modelo para um objeto. Podemos considerar uma ________, como uma forma de organizar os dados (de um objeto) e seus ____________.
Considerando as afirmativas a seguir em relação a representação
ProgramaçãoConsiderando as afirmativas a seguir em relação a representação de algoritmos:
I - O fluxograma utiliza diagramas para representar e facilitar o entendimento de um algoritmo;
II - O pseudocódigo é um recurso muito utilizado para desenvolver programas complexos e representar graficamente o algoritmo;
III - A linguagem de programação é a maneira utilizada de formalizar a solução de um problema do mundo real a partir dos algoritmos
Vários algoritmos diferentes podem resolver o mesmo problema, mas
ProgramaçãoVários algoritmos diferentes podem resolver o mesmo problema, mas pode ser que apenas um deles seja mais eficiente quanto ao tempo de processamento, por exemplo. Além disso, para o desenvolvimento de um algoritmo mais eficiente, é necessário um bom raciocínio lógico, visto que em determinados casos, qualquer menor necessidade de processamento é essencial para uma solução mais rápida. Neste sentido, veja um problema a ser solucionado: desenvolver um algoritmo que o usuário informe dois números, e o programa some os dois, exibindo a saída na tela.
Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas
ProgramaçãoUm algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, onde cada uma das quais pode ser executada mecanicamente dentro de um determinado período finito de tempo e esforço. Fonte: Lógica de Programação – A Construção de Algoritmos e Estruturas de Dados – São Paulo: Forbellone, André Luiz Villar - MAKRON, 1993. (adaptado) Assim, na sua forma mais abstrata, um algoritmo pode ser comparado a uma receita de bolo, onde as instruções podem ser as inúmeras entradas (tais como: farinha ovos, fermento, açucar, etc.), executadas por um determinado período (tempo de mistura dos ingredientes e o tempo de assá-lo no forno) e que possa gerar uma saída (que é o bolo pronto para ser servido). Com base nos conceitos de um algoritmo, avalie a sentença a seguir preenchendo suas lacunas: "Quando um _________ é desenvolvido em pseudocódigo não há como testar no computador se o código está correto. Neste caso, deve-se realizar o teste de mesa. O teste de mesa nada mais é que seguir as _________ do algoritmo de maneira precisa para verificar se há erro na sua estrutura, independente da linguagem que será __________."
O raciocínio lógico que um desenvolvedor possui influência no seu
ProgramaçãoO raciocínio lógico que um desenvolvedor possui influência no seu trabalho do dia a dia, pois o torna mais fácil, quando em um nível mais elevado. Isso acontece devido à facilidade para a resolução de problemas que um desenvolvedor possui, diminuindo o tempo para o raciocínio para um problema. Neste sentido, durante o desenvolvimento de um software podem surgir diferentes problemas, que devem ser solucionados através de algoritmos. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para falsas.
( ) Lógica de programação permite definir a sequência lógica de passos.
( ) Lógica de programação substitui o desenvolvimento de algoritmos.
( ) Algoritmo é uma sequência finita de passos para solução de um problema.
( ) Algoritmo é uma sequência infinita de passos para solução de um problema.
Estrutura de decisão utilizada quando há duas alternativas que
ProgramaçãoEstrutura de decisão utilizada quando há duas alternativas que dependem de uma mesma condição, onde uma será executada caso a condição tenha valor lógico verdadeiro e a outra, caso a condição seja falsa.
PHP - Chico tem 1,50m e cresce 2 centímetros por ano, enquanto Juca
ProgramaçãoFaça um programa em PHP para resolver o problema a seguir
Tempo em Segundos – Programa em Linguagem C - Resolvido
ProgramaçãoFazer um programa que leia um valor de tempo expresso em horas, minutos e segundos e que converta esse tempo para um valor em segundos.
Entrada:
O programa deve ler três linhas na entrada. A primeira contém um valor em horas, a segunda, contém um valor em minutos e a terceira, contém um valor em segundos. Os valores são todos números inteiros.
Saída:
O programa deve imprimir uma linha contendo a frase: O TEMPO EM SEGUNDOS E = X, onde X é o valor do tempo convertido em segundos. Após o valor do tempo em segundos, o programa deve imprimir um caractere de quebra de linha: ‘\n’.
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