Disciplina: Programação 0 Curtidas
Algumas empresas de vendas pela Internet usam intensamente a
Algumas empresas de vendas pela Internet usam intensamente a tecnologia de "Business intelligence (BI)" para incrementar suas vendas. Dentre as ações abaixo descritas qual a que NÃO se caracteriza como ação de BI para este objetivo?
A) Armazenar os dados do cartão de crédito ou da conta bancária para facilitar a finalização de uma compra.
B) Ao visualizar um produto, mostrar ao cliente o percentual de clientes que compraram ou visualizaram esse produto e compraram outro similar, ofertando este outro.
C) Armazenar produtos visualizados pelo cliente e periodicamente enviar para o e-mail cadastrado pelo cliente ofertas daquele tipo de produto.
D) Para cada produto visualizado pelo cliente, oferecer, além da opção de compra, a opção de armazenar para futura compra ou lista de desejos e, no futuro, lembrar esses armazenamentos ao cliente.
E) Armazenar produtos visualizados pelo cliente para alimentar um bloco do site de navegação com o título de "últimos produtos visualizados".
Solução
Alternativa correta: C) Armazenar produtos visualizados pelo cliente e periodicamente enviar para o e-mail cadastrado pelo cliente ofertas daquele tipo de produto. De acordo com o gabarito AVA.
Ações de BI são focadas na coleta e análise de dados para entender comportamentos e tendências que podem melhorar decisões estratégicas e personalizar ofertas. O armazenamento de dados de cartão de crédito ou conta bancária está mais relacionado a facilitar o processo de compra (usabilidade e conveniência), mas não diretamente à análise de dados ou à geração de insights, que são o foco de BI.
As demais alternativas envolvem coleta e uso de dados de comportamento de compra para direcionar ofertas e decisões, o que caracteriza BI.
Assuntos: Foco em Funcionalidade Básica, Ausência de Análise de Dados, Comparação com Outras Alternativas
Vídeo Sugerido: YouTube