Voltar para Questões Diversas

Adg1 - Bioquímica Aplicada À Saúde

Continua após a publicidade..
Foram encontradas 6 questões
Exibindo questões de 1 a 6.

Ao estabilizar seletivamente um estado de transição, uma enzima

Adg1

As enzimas, que são catalisadores dos sistemas biológicos, atuam como notáveis dispositivos moleculares, que determinam os padrões das transformações químicas. Elas também medeiam a transformação de uma forma de energia em outra. Cerca de 25% dos genes do genoma humano codificam enzimas, o que testemunha a sua importância para a vida. As características mais notáveis das enzimas consistem em seu poder catalítico e sua especificidade. A catálise ocorre em determinado local da enzima, denominado sítio catalítico. As proteínas, como classe de macromoléculas, são catalisadoras altamente efetivos para uma grande diversidade de reações químicas, em virtude de sua capacidade de ligar-se especificamente a uma variedade muito ampla de moléculas. Ao utilizar o repertório completo de forças intermoleculares, as enzimas aproximam os substratos em uma orientação ideal, que constitui o prelúdio para a formação e a quebra de ligações químicas. Elas catalisam reações ao permitir a redução da energia de ativação da reação química e, com isso, estabilizar os estados de transição, as formas químicas de maior nível de energia nas vias das reações.

Na parada cardíaca, ocorre a interrupção do fluxo sanguíneo para os

Adg1

Na parada cardíaca, ocorre a interrupção do fluxo sanguíneo para os tecidos e, portanto, a oferta de oxigênio não atende às demandas metabólicas das células. Como um meio de resistir à queda da oferta de oxigênio, as células utilizam a fermentação para manter a produção de energia em situação anaeróbica. Com a fermentação, há produção de grande quantidade de lactato que, alcança a circulação sanguínea, alterando o pH do sangue, apesar da ação do íon bicarbonato. Além disso, há aumento da pressão de gás carbônico no sangue (hipercapnia).

A membrana plasmática é uma barreira lipoproteica que separa dois

Adg1

A membrana plasmática é uma barreira lipoproteica que separa dois meios aquosos, o meio intracelular e o extracelular. O principal componente lipídico é o fosfolipídio, uma molécula que possui uma porção polar (grupo cabeça) e uma porção apolar (ácidos graxos). Para a formação da membrana plasmática, os fosfolipídios interagem entre si por meio de ligações intermoleculares e também interagem com os meios aquosos.

Considerando o contexto apresentado pelo texto, analise as seguintes afirmativas:
I. Nos fosfolipídios, os ácidos graxos interagem entre si por ligações de van der Waals, o que permite a estabilidade e a fluidez da membrana plasmática.
II. As porções polares dos fosfolipídios interagem com as moléculas de água dos meios intracelular e extracelular por ligações de hidrogênio.
III. As ligações de van der Waals entre as porções apolares dos fosfolipídios são do tipo covalente, o que resulta em rigidez da membrana plasmática.

Proteínas controlam praticamente todos os processos que ocorrem

Adg1

Proteínas controlam praticamente todos os processos que ocorrem em uma célula, exibindo uma quase infinita diversidade de funções. Subunidades monoméricas relativamente simples fornecem a chave da estrutura de milhares de proteínas diferentes. As proteínas de cada organismo, da mais simples das bactérias aos seres humanos, são construídas a partir do mesmo conjunto onipresente de 20 aminoácidos. Como cada um desses aminoácidos tem uma cadeia lateral com propriedades químicas características, esse grupo de 20 moléculas precursoras pode ser considerado o alfabeto no qual a linguagem da estrutura proteica é lida. Para gerar uma determinada proteína, os aminoácidos se ligam de modo covalente em uma sequência linear característica. De maneira notável, as proteínas se dobram espontaneamente em estruturas tridimensionais, determinadas pela sequência de aminoácidos no polímero proteico. Portanto, as proteínas são a personificação da transição de um mundo unidimensional de sequências para um mundo tridimensional de moléculas capazes de realizar diversas funções.

Considerando o contexto apresentado pelo texto, analise as seguintes afirmativas:
I. A estrutura tridimensional não é importante para as proteínas exercerem as suas diversas funções no organismo.
II. As proteínas são cadeias formadas por 20 tipos de aminoácidos que estão ligados entre si por ligações covalentes chamadas de ligações peptídicas.
III. As sequências lineares de aminoácidos não interferem no padrão de dobramento das proteínas.

O paciente J.S.C., 56 anos, está internado na UTI após complicações

Adg1

O paciente J.S.C., 56 anos, está internado na UTI após complicações com o infarto agudo do miocárdio. Como se encontra intubado e sob ventilação mecânica, é necessário acompanhar os parâmetros ventilatórios e químicos do paciente. Para isso, amostras de sangue arterial são coletadas e analisadas no exame de gasometria. No último exame, os resultados foram pH = 7,27; pCO2 = 18 mmHg; pO2 = 81 mmHg; sO2 = 95%; [HCO3-] = 8 mM. Baseado nos resultados do último exame de gasometria do paciente J.S.C.

A película de líquido que reveste os alvéolos (sacos membranosos

Adg1

A película de líquido que reveste os alvéolos (sacos membranosos pulmonares responsáveis pelas trocas gasosas na respiração) está sujeita à tensão superficial, uma força de atração que tem o efeito de minimizar a área de superfície de um líquido. Considerando seu diametro diminuto, por que os alvéolos não colapsam sob a alta tensão superficial? Acontece que os alvéolos produzem uma mistura de fosfolipídeos e proteínas denominada surfactante, agente ativo na superfície, que reveste os alvéolos e reduz a tensão superficial.
Com relação às informações do texto, analise o excerto a seguir, completando as lacunas. Nos alvéolos, as moléculas de água da película de líquido são ___________ enquanto as moléculas dos gases que formam o ar são ________ Como não ha interação entre essas diferentes moléculas, as moléculas de água que estão na superficie interagem com mais força, por meio de interações do tipo com as moléculas de agua vizinhas. Essa compactação das moléculas de água da superfície, formando uma película, é chamada de _________ .

Continua após a publicidade..