Disciplina: Biologia 0 Curtidas

Ao estabilizar seletivamente um estado de transição, uma enzima

Atualizado em 27/03/2024

As enzimas, que são catalisadores dos sistemas biológicos, atuam como notáveis dispositivos moleculares, que determinam os padrões das transformações químicas. Elas também medeiam a transformação de uma forma de energia em outra. Cerca de 25% dos genes do genoma humano codificam enzimas, o que testemunha a sua importância para a vida. As características mais notáveis das enzimas consistem em seu poder catalítico e sua especificidade. A catálise ocorre em determinado local da enzima, denominado sítio catalítico. As proteínas, como classe de macromoléculas, são catalisadoras altamente efetivos para uma grande diversidade de reações químicas, em virtude de sua capacidade de ligar-se especificamente a uma variedade muito ampla de moléculas. Ao utilizar o repertório completo de forças intermoleculares, as enzimas aproximam os substratos em uma orientação ideal, que constitui o prelúdio para a formação e a quebra de ligações químicas. Elas catalisam reações ao permitir a redução da energia de ativação da reação química e, com isso, estabilizar os estados de transição, as formas químicas de maior nível de energia nas vias das reações.

Ao estabilizar seletivamente um estado de transição, uma enzima determina qual das várias reações químicas potenciais deve realmente acontecer. Com base nas informações do texto e nos seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

a) A catálise enzimática depende apenas da interação entre o sítio catalítico e os substratos. Concentração de substratos, temperatura e pH não interferem na atividade enzimática.
b) A especificidade das enzimas está relacionada com a sua capacidade catalítica, pois determina os substratos que se ligam aos sítios catalíticos e, portanto, determina a reação química que será catalisada.
c) A especificidade da interação entre os sítios catalíticos e os substratos não depende da estrutura tridimensional da enzima. Por isso, mesmo com a desnaturação, a enzima mantém a sua capacidade catalítica.
d) As enzimas, parte de uma classe especial de proteínas, catalisam o metabolismo do organismo por meio do aumento da energia de ativação das reações químicas.
e) O estado de transição da reação química não é obtido por aproximação dos substratos em uma orientação ideal, pois as enzimas não possuem sítios para a interação com os substratos.


Solução

Alternativa correta: B) A especificidade das enzimas está relacionada com a sua capacidade catalítica, pois determina os substratos que se ligam aos sítios catalíticos e, portanto, determina a reação química que será catalisada. De acordo com o gabarito AVA.
Esta resposta é correta porque a especificidade das enzimas é fundamental para determinar quais reações químicas ocorrerão. As enzimas são proteínas que possuem sítios catalíticos específicos para interagir com substratos específicos, o que permite que elas catalisem apenas certas reações químicas. A capacidade de uma enzima de se ligar a um substrato específico e catalisar uma reação específica é o que define sua especificidade.

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Prova: Adg1 - Bioquímica Aplicada À Saúde

Assuntos: Transformações Químicas, Enzimas, Bioquímica

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar