Disciplina: Biologia 0 Curtidas

A película de líquido que reveste os alvéolos (sacos membranosos

Atualizado em 19/03/2024

A película de líquido que reveste os alvéolos (sacos membranosos pulmonares responsáveis pelas trocas gasosas na respiração) está sujeita à tensão superficial, uma força de atração que tem o efeito de minimizar a área de superfície de um líquido. Considerando seu diametro diminuto, por que os alvéolos não colapsam sob a alta tensão superficial? Acontece que os alvéolos produzem uma mistura de fosfolipídeos e proteínas denominada surfactante, agente ativo na superfície, que reveste os alvéolos e reduz a tensão superficial.
Com relação às informações do texto, analise o excerto a seguir, completando as lacunas. Nos alvéolos, as moléculas de água da película de líquido são ___________ enquanto as moléculas dos gases que formam o ar são ________ Como não ha interação entre essas diferentes moléculas, as moléculas de água que estão na superficie interagem com mais força, por meio de interações do tipo com as moléculas de agua vizinhas. Essa compactação das moléculas de água da superfície, formando uma película, é chamada de _________ .

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

a) apolares/polares/van der Waals/tensão superficial
b) polares / apolares/ ligação de hidrogênio / tensão superficial.
c) polares/apolares/ van der Waals / surfactante.
d) apolares / apolares / ligação de hidrogênio / surfactante
e) polares / polares / ligação de hidrogênio / surfactante


Solução

Alternativa correta: B) polares / apolares/ ligação de hidrogênio / tensão superficial. De acordo com o gabarito AVA.
Polares / apolares: As moléculas de água na película de líquido dos alvéolos são polares, pois possuem uma porção polar (grupo cabeça) e uma porção apolar (ácidos graxos). Por outro lado, as moléculas dos gases que formam o ar são apolares, pois não possuem uma porção polar.
Ligação de hidrogênio: A interação entre as moléculas de água na superfície dos alvéolos e as moléculas de água vizinhas é mediada por ligações de hidrogênio. As ligações de hidrogênio são interações intermoleculares que ocorrem entre moléculas polares, permitindo que as moléculas de água se unam e formem uma película compacta na superfície.
Tensão superficial: A tensão superficial é uma força de atração que atua na superfície de um líquido, tentando minimizar a área de contato entre o líquido e o ar. No contexto dos alvéolos, a tensão superficial é reduzida pela presença de surfactante, que é uma mistura de fosfolipídeos e proteínas que reveste os alvéolos. O surfactante atua como uma barreira entre o líquido e o ar, reduzindo a tensão superficial e impedindo o colapso dos alvéolos.
Portanto, a explicação correta é que as moléculas de água na superfície dos alvéolos interagem fortemente entre si por meio de ligações de hidrogênio, formando uma película que reduz a tensão superficial, permitindo que os alvéolos mantenham sua estrutura e funcione adequadamente na respiração.

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Prova: Adg1 - Bioquímica Aplicada À Saúde

Assuntos: Alvéolos, Moléculas

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar