Disciplina: Geografia 0 Curtidas
A Amazônia brasileira ganhou destaque nos últimos anos - UNICAMP 2023
A Amazônia brasileira ganhou destaque nos últimos anos nos noticiários da mídia nacional e estrangeira, face ao avanço de graves problemas socioambientais. Nesse contexto, as unidades de conservação, como as Reservas Extrativistas (RESEX), introduzidas pela Lei 9.985 em 18/07/2000, cumprem um papel importante na preservação ambiental e na proteção social.
Sobre as RESEX no bioma amazônico, é correto afirmar que são áreas
-
coletivas, demarcadas para populações indígenas, podendo ser usadas economicamente por meio de pequenas atividades de extrativismo vegetal, mineral e animal. Crescem dentro das RESEX a exploração turística e as atividades garimpeiras.
-
públicas, destinadas ao usufruto das populações tradicionais ribeirinhas para moradia e atividades econômicas de baixo impacto ambiental. Aumentam no entorno das RESEX a exploração de madeira e o desmatamento para a implantação de atividades pecuárias.
-
coletivas, concedidas para uso misto das populações indígenas e quilombolas, que exploram comercialmente as riquezas existentes com atividades extrativistas e agropecuária. Aumentam no entorno das RESEX núcleos urbanos e atividades de exploração madeireira.
-
públicas, destinadas às populações tradicionais para residência e extrativismo sustentável; quando autorizado pelo Estado, grandes empresas podem explorar recursos naturais em larga escala. Crescem dentro das RESEX os impactos ambientais e a expulsão de população.
Solução
Alternativa Correta: B) públicas, destinadas ao usufruto das populações tradicionais ribeirinhas para moradia e atividades econômicas de baixo impacto ambiental. Aumentam no entorno das RESEX a exploração de madeira e o desmatamento para a implantação de atividades pecuárias.
As Reservas Extrativistas (RESEX) correspondem a uma das modalidades de Unidades de Conservação. São áreas protegidas por lei, cujo objetivo é a proteção dos meios de vida e a cultura de populações tradicionais, bem como assegurar o uso sustentável de seus recursos naturais. O sustento dessas populações se baseia no extrativismo e, de modo complementar, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte. São áreas que pertencem ao poder público, com o uso concedido às populações extrativistas tradicionais, que incluem, além de indígenas, povos quilombolas, pescadores e ribeirinhos.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: UNICAMP
Ano da Prova: 2023
Assuntos: Geografia Ambiental
Vídeo Sugerido: YouTube