Disciplina: História 0 Curtidas

A Revolução Mexicana só pode ser entendida - UNESP 2023

Atualizado em 13/05/2024

A Revolução Mexicana só pode ser entendida considerando-se as particularidades da sociedade mexicana dentro de um processo global existente num determinado estágio do desenvolvimento do capitalismo em nível mundial.

A afirmação do excerto justifica-se, pois a Revolução Mexicana de 1910 envolveu

(Anna Maria Martinez Corrêa. A Revolução mexicana: 1910-1917, 1983.)

  1. rompimento do México em relação aos organismos internacionais, que condenaram esse país por seu apoio à Tríplice Aliança na Primeira Guerra Mundial.

  2. reformulação do modelo econômico agroexportador mexicano, em meio a um processo de coletivização das terras improdutivas.

  3. reivindicações de populações indígenas e de setores operários, em meio a um processo de modernização econômica por que o México passava.

  4. participação ativa dos Estados Unidos e de potências europeias, que procuravam conter o avanço dos grupos comunistas mexicanos.

  5. disputas entre grupos nativos rivais, em meio à apropriação de parte do território mexicano pelos Estados Unidos.


Solução

Alternativa Correta: C) reivindicações de populações indígenas e de setores operários, em meio a um processo de modernização econômica por que o México passava.

O processo revolucionário mexicano tem suas origens na questão sobre as terras tradicionais indígenas (ejidos), destruídas pela Lei de Baldios editada durante o governo ditatorial de Porfírio Dias (1876- 1910). Somou-se a isso o projeto de “modernização capitalista” – também promovida pelo “porfiriato” – que facilitou uma forte entrada de capital estrangeiro (principalmente inglês e norte-americano), investido em setores como transporte e mineração. O embrionário proletariado, de origem majoritariamente camponesa, estava desprovido dos mínimos diretos trabalhistas. A grande insatisfação popular somou-se ao da burguesia nacional – esta, desejosa de um regime mais representativo e da diminuição da participação externa na economia do país – levou, a partir de 1910, à uma sucessão de levantes e movimentos que foram denominados de Revolução Mexicana, iniciados em 1910, estendendo-se até 1917.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Institução: UNESP

Ano da Prova: 2023

Assuntos: Revolução Mexicana

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar