Disciplina: História 0 Curtidas
As revoluções de independência na América hispânica - UNICAMP 2016
As revoluções de independência na América hispânica foram, ao mesmo tempo, um conflito militar, um processo de mudança política e uma rebelião popular.
(Rafael Rojas. Las repúblicas de aire. Buenos Aires: Taurus. 2010, p. 11.)
São características dos processos de independência nas ex-colônias espanholas na América:
-
o descontentamento com o domínio colonial e a agregação de grupos que expressavam a heterogeneidade étnica, regional, econômica e cultura do continente.
-
o caudilhismo, sob a liderança política criolla, e o discurso revolucionário de uma nova ordem política, que assegurou profundas transformações econômicas na América.
-
o uso dos princípios liberais de organização política republicana e a criação imediata de exércitos nacionais que lutaram contra as forças espanholas.
-
a participação de indígenas e camponeses, determinante para a consolidação do processo de independência em regiões como o México, e sua ausência nas ações comandadas por Bolívar.
Solução
Alternativa Correta: A) o descontentamento com o domínio colonial e a agregação de grupos que expressavam a heterogeneidade étnica, regional, econômica e cultura do continente.
A alternativa contempla não apenas um dos fatores para o sucesso das campanhas de independência na América Espanhola (união de distintos segmentos sociais contra a dominação metropolitana), mas também o elemento impeditivo de uma possível união política entre as regiões recém-emancipadas (“heterogeneidade étnica, regional, econômica e cultural do continente”).
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: UNICAMP
Ano da Prova: 2016
Assuntos: Colonização Espanhola
Vídeo Sugerido: YouTube