Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

Quanto ao conto Negrinha, de Monteiro Lobato, é correto - UNICAMP 2016

Atualizado em 13/05/2024

Quanto ao conto Negrinha, de Monteiro Lobato, é correto afirmar que:

  1. O narrador adere à perspectiva de dona Inácia, fazendo com que o leitor enxergue a história guiado pela ótica dessa personagem e se torne cúmplice dos valores éticos apresentados no conto.

  2. O modo como o narrador caracteriza o contexto histórico no conto permite concluir que Negrinha é escrava de dona Inácia e, portanto, está fadada a uma vida de humilhações.

  3. A maneira como o narrador comenta as características atribuídas às personagens contrasta com as falas e as ações realizadas por elas, o que caracteriza um modo irônico de apresentação.

  4. O narrador apresenta as falas e pensamentos das personagens de modo objetivo; assim, o leitor fica dispensado de elaborar um juízo crítico sobre as relações de poder entre as personagens.


Solução

Alternativa Correta: C) A maneira como o narrador comenta as características atribuídas às personagens contrasta com as falas e as ações realizadas por elas, o que caracteriza um modo irônico de apresentação.

A ironia do narrador revela a essência do caráter cruel, racista, de dona Inácia, que se presume caridosa e religiosa. Esse tom crítico atinge também o vigário, que faz vista grossa ao bárbaro comportamento de dona Inácia, sendo conivente com essa perversão, mal disfarçada de “esteio da religião”.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Institução: UNICAMP

Ano da Prova: 2016

Assuntos: Literatura

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar