IADES - 2022 - Disciplina: Geografia

IADES - Considerando o crescimento e o desenvolvimento econômico

Considerando o crescimento e o desenvolvimento econômico, julgue (C ou E) o item a seguir.

Economistas como Jeffrey Sachs atribuem a fatores geográficos, como a propensão à incidência de malária, uma contribuição substantiva para as diferentes trajetórias de crescimento e a presença de armadilhas de pobreza.

  1. Certo.

  2. Errado.


Resolução da questão

De acordo com Sachs, pelo menos oito tipos diferentes de problemas estruturais podem causar a estagnação ou o declínio de uma economia, contribuindo para a expansão dos índices de pobreza e miséria. Sendo eles:
Sistema Fiscal, Geopolítica, Falhas de governo, Falta de inovação, Demografia, Barreiras culturais, Geografia e Armadilha da pobreza.

Dentre eles se destacam a Geografia: Alguns dos países mais pobres, entre eles, a Bolívia, o Quirguistão ou o Tibete não possuem recursos naturais, bons solos, pluviosidade, rios navegáveis e acesso ao mar. Muitos destes países têm um solo demasiado acentuado ou árido que não beneficia nem a agricultura nem a construção de vias de comunicação e não têm acesso a rios navegáveis nem ao mar, sendo penalizados com custos de transportes elevados. Por outro lado, nos trópicos o clima favorece doenças como a malária (um dos principais fatores que contribui para o subdesenvolvimento na África subsaariana) ou a febre de dengue. Contudo, estas condições não são fatais para o desenvolvimento econômico de um país, são precisos sim, investimentos extras que os próprios Estados sozinhos não conseguem fazer.
E a Armadilha da pobreza: Quando a pobreza é extrema, os pobres não têm a capacidade para combater esse cenário por eles próprios, na medida em que falta praticamente tudo: estradas pavimentadas, energia, canais de irrigação, capital humano com efetiva capacidade de produção (saudável, nutrido e letrado), bem como capital natural em condições de ser explorado. Quando uma comunidade se encontra destituída destes fatores, é difícil sobreviver, mas, sobretudo, produzir e crescer economicamente, uma tarefa que sem ajuda externa é praticamente inatingível. [...].

Resolução adaptada de: QConcursos

QRCode Wesley Rodrigues Conta Nubank
Doe para o Estuda por aqui

Apoie o criador do site (Wesley Rodrigues), com qualquer valor, para que mais conteúdo educacional gratuito e de qualidade continue sendo oferecido. Obrigado!

Quero apoiar


Encontre Mais Questões