Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

CESPE/CEBRASPE - A correção gramatical do texto seria preservada caso

Atualizado em 13/05/2024

Texto CB2A1-I

A astrônoma Jocelyn Bell Burnell disse sobre Ron Drever: “Ele realmente curtia ser tão engenhoso”. Ela tinha ido da Irlanda do Norte para Glasgow para estudar física e Drever foi arbitrariamente designado para ser seu supervisor. Ele contava ao grupo de seus poucos orientandos as ideias mais interessantes que surgiam em sua mente, inclusive as que levaram ao experimento de Hughes-Drever (embora ela não tivesse se dado conta de que ele o realizara no quintal da propriedade rural de sua família), mas nenhuma que os ajudasse a passar nos exames. Após a frustração inicial, ao ver que ele não ia ajudá-la em seu dever de casa de física de estado sólido, ela acabou admirando seu profundo entendimento de física fundamental e seu notável talento como pesquisador.
Drever, por sua vez, seria influenciado pelas iminentes e vitais descobertas de sua ex-aluna de graduação. A respeito de Bell Burnell, disse: “Ela também era obviamente melhor do que a maioria deles… então cheguei a conhecê-la muito bem”. Drever escreveu uma carta de recomendação para apoiar o pedido de emprego dela à principal instalação de radioastronomia na Inglaterra, em meados da década de 60, Jodrell Bank. Mas, ele continua, “não a admitiram, e a história conta que foi porque era mulher. Mas isso não é oficial, você sabe. Ela ficou muito desapontada”. Drever acrescenta, esperando que se reconheça a obviedade daquele absurdo: “Sua segunda opção era ir para Cambridge. Vê como são as coisas?”. Ele considerou isso uma reviravolta muito feliz. “Então ela foi para Cambridge e descobriu pulsares. Vê como são as coisas?”, ele diz, rindo.

Acerca de aspectos linguísticos do texto CB2A1-I, julgue o item que se segue.

A correção gramatical do texto seria preservada caso se retirasse a vírgula que aparece no trecho ‘não a admitiram, e a história conta que foi porque era mulher’ (segundo parágrafo).

Janna Levin. A música do universo: ondas gravitacionais e a maior descoberta científica dos últimos cem anos. São Paulo, Cia. das Letras, 2016, p. 103-104 (com adaptações).

  1. Certo

  2. Errado


Solução

Alternativa Correta: A) Certo

Por tradição, o uso da vírgula não era facultativo porque separava sujeitos diferentes; cuidado com esses comentários incorretos. A norma culta preconizava que se usasse a virgula antes do "e" exatamente quando os sujeitos não fossem iguais. Hodiernamente, afrouxou-se o rigor, e a Academia Brasileira de Letras considera facultativa a vírgula antes do "e", ainda que diante de sujeitos distintos. Além da ABL respaldar o posicionamento do Cebraspe, exemplos colhidos em nossa literatura, pontuados de variadas maneiras, amparam o posicionamento da banca:

Sujeitos iguais ligados por "e" precedido de vírgula:

"Saí da matança com a alma doente, e teria chorado muito se não fosse o alvoroço do povo da casa-grande." (JOSÉ LINS DO REGO, Menino de Engenho)

Sujeitos iguais ligados por "e" sem antecipação de vírgula:

"Chega-te pra cá e verás se te abro aqui mesmo ou não o casco!" (ALUÍSIO AZEVEDO, O Cortiço)

Sujeitos diferentes ligados por "e" precedido de vírgula (caso da questão):

"Havia já dois anos que nos não víamos, e eu via-a agora (...)." (MACHADO DE ASSIS, Memórias Póstumas de Brás Cubas)

Sujeitos diferentes ligados por "e" sem antecipação de vírgula:

"Escrevi-lhe no dia 4 e você ainda não me respondeu." (LYGIA FAGUNDES TELLES, Contos Esparsos)

Resolução adaptada de: QConcursos

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Banca Examinadora: Cespe/Cebraspe

Ano da Prova: 2022

Assuntos: Pontuação

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar