Disciplina: Biologia 0 Curtidas

Um medicamento, após ser ingerido, atinge a corrente - ENEM 2009

Questão 22 - Caderno Azul
Atualizado em 13/05/2024

Um medicamento, após ser ingerido, atinge a corrente sanguínea e espalha-se pelo organismo, mas, como suas moléculas “não sabem” onde é que está o problema, podem atuar em locais diferentes do local “alvo” e desencadear efeitos além daqueles desejados. Não seria perfeito se as moléculas dos medicamentos soubessem exatamente onde está o problema e fossem apenas até aquele local exercer sua ação? A técnica conhecida como iontoforese, indolor e não invasiva, promete isso. Como mostram as figuras, essa nova técnica baseia-se na aplicação de uma corrente elétrica de baixa intensidade sobre a pele do paciente, permitindo que fármacos permeiem membranas biológicas e alcancem a corrente sanguínea, sem passar pelo estômago. Muitos pacientes relatam apenas um formigamento no local de aplicação. O objetivo da corrente elétrica é formar poros que permitam a passagem do fármaco de interesse. A corrente elétrica é distribuída por eletrodos, positivo e negativo, por meio de uma solução aplicada sobre a pele. Se a molécula do medicamento tiver carga elétrica positiva ou negativa, ao entrar em contato com o eletrodo de carga de mesmo sinal, ela será repelida e forçada a entrar na pele (eletrorrepulsão – A). Se for neutra, a molécula será forçada a entrar na pele juntamente com o fluxo de solvente fisiológico que se forma entre os eletrodos (eletrosmose – B).

Questão 20 - Enem 2009 - Caderno Azul

De acordo com as informações contidas no texto e nas figuras, o uso da iontoforese

GRATIERI, T.; GELFUSO, G. M.; LOPES, R. F. V. Medicação do futuro-iontoforese facilita entrada de fármacos no organismo. Ciência Hoje, vol. 44, no . 259, maio/2009 (adaptado).

  1. provoca ferimento na pele do paciente ao serem introduzidos os eletrodos, rompendo o epitélio.

  2. aumenta o risco de estresse nos pacientes, causado pela aplicação da corrente elétrica.

  3. inibe o mecanismo de ação dos medicamentos no tecido-alvo, pois estes passam a entrar por meio da pele.

  4. diminui o efeito colateral dos medicamentos, se comparados com aqueles em que a ingestão se faz por via oral.

  5. deve ser eficaz para medicamentos constituídos de moléculas polares e ineficaz, se essas forem apolares.


Solução

Alternativa Correta: D) diminui o efeito colateral dos medicamentos, se comparados com aqueles em que a ingestão se faz por via oral.

Pelas informações do texto, a técnica não provoca ferimento na pele. Ela é indolor e apenas alguns pacientes relataram formigamento no local da aplicação. A grande vantagem é que, ao ser aplicado na pele, o medicamento entra diretamente na corrente sanguínea sem passar pelo estômago, independentemente de esse medicamento ser iônico (presença de partículas com cargas positivas ou negativas) ou molecular (constituído por substâncias que não se ionizam – moléculas neutras). Essa técnica diminui o efeito colateral dos medicamentos comparado com o efeito provocado pelos medicamentos de ingestão por via oral.

Créditos da Resolução: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Área do Conhecimento: Ciências da Natureza e suas tecnologias

Ano da Prova: 2009

Nível de Dificuldade da Questão: Difícil

Assuntos: Citologia, Membrana Plasmática

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar