Disciplina: Educação Física 0 Curtidas
Atualmente os jovens estão imersos numa sociedade permeada - Enem 2020
Atualizado em 13/05/2024
Atualmente os jovens estão imersos numa sociedade permeada pela tecnologia. Nesse contexto, os jogos digitais são artefatos muito empregados. Videogames ativos ou exergames foram introduzidos como forma de permitir que o corpo controlasse tais jogos. Como resultado, passaram a ser vistos como uma ferramenta auxiliar na adoção de um estilo de vida menos sedentário, com efeitos positivos sobre a saúde. Tem-se defendido que os exergames podem contribuir para a prática regular de atividade física moderada, bem como promover a interação entre jogadores, reduzindo o sentimento de isolamento social. Por outro lado, argumenta-se que os exergames não podem substituir a experiência real das práticas corporais, pois não motivam a longo prazo a prática permanente de atividades físicas.
FINCO, M. D.: REATEGUI. E. B.; ZARO, M.A. Laboratório de exergames: um espaço complementar para as aulas de educação física. Movimento. n. 3, 2015 (adaptado).
Pela sua interatividade, os exergames apresentam-se como possibilidade para estimular o(a)
-
exercitação física, promovendo a saúde.
-
vivência de exercícios físicos sistemáticos.
-
envolvimento com atividades físicas ao longo da vida.
-
jogo por meio de comandos fornecidos pelo videogame.
-
disputa entre jogadores, contribuindo para o individualismo.
Solução
Alternativa Correta: A) exercitação física, promovendo a saúde.
De acordo com o texto, os exergames, por permitirem que o corpo controle os jogos, contribuem para a prática de exercícios físicos e tornam-se ferramentas para que se tenha um estilo de vida menos sedentário e mais saudável.
Créditos da Resolução: Curso Objetivo
Área do Conhecimento: Linguagens Códigos e suas tecnologias
Ano da Prova: 2020
Nível de Dificuldade da Questão: Fácil
Assuntos: Tecnologias, Jogos Digitais, Sedentarismo
Vídeo Sugerido: YouTube