Disciplina: Filosofia 0 Curtidas

TEXTO I Aristóteles entendia que a felicidade era - ENEM 2024

Questão 58 - Caderno Azul
Atualizado em 31/01/2025

TEXTO I

Aristóteles entendia que a felicidade era diretamente ligada ao respeito pela própria natureza e, de certa maneira, a uma vida que tivesse na natureza de si mesma uma referência inabalável. Isso lhe permitiu formular o conceito de excelência. O que seria excelência? Seria, justamente, ao longo da vida, tirar de si mesmo, em forma de performance, de conduta, de comportamento, de disposição, o que a natureza permitiria de melhor.

COEN, M.; BARROS FILHO, C. A monja e o professor: reflexões sobre ética, preceitos e valores. Rio de Janeiro: Best Seller, 2018.

TEXTO II
A noção de eudaimonia é central para a ética aristotélica. A eudaimonia é uma atividade e não um estado psicológico, pois é definida na Ética a Nicômaco como uma atividade da alma com base na virtude moral. A virtude moral é definida em termos de uma disposição diretamente ligada à deliberação, o que o leva a estudar a virtude intelectual que opera em seu interior, isto é, a prudência. A estrutura conceitual da ética aristotélica responde a uma tentativa de elucidar conceitualmente em que consiste isto, agir bem, ou, na linguagem aristotélica, o que significa ser feliz.

ZINGANO, M. Eudaimonia, razão e contemplação na ética aristotélica.
Analytica, n. 1, 2017 (adaptado).

Os textos indicam que a prática de ações virtuosas, sempre efetivada na pólis, ocorre por meio do(a)

  1. teoria das formas essenciais.

  2. identificação dos princípios racionais.

  3. desenvolvimento das técnicas retóricas.

  4. aperfeiçoamento das condutas humanas.

  5. conhecimento das epistemes verdadeiras.


Solução

Alternativa Correta: D) aperfeiçoamento das condutas humanas.

A resposta correta é a D porque ambos os textos abordam a ética aristotélica, que está centrada no desenvolvimento da virtude e no aperfeiçoamento das condutas humanas. No primeiro texto, a ideia de excelência é ligada à capacidade de tirar de si mesmo o melhor desempenho, refletindo um aperfeiçoamento contínuo ao longo da vida. No segundo texto, a eudaimonia, ou felicidade, é definida como uma atividade da alma baseada na virtude moral, o que também implica no aperfeiçoamento das ações e comportamentos em direção ao bem.

Aristóteles via a virtude como algo que se cultiva através de ações deliberadas e da prática constante. Portanto, a ideia de que a felicidade está diretamente associada ao agir virtuoso, ou seja, ao aperfeiçoamento das condutas humanas, é um ponto-chave de sua filosofia. Isso é reforçado nos textos ao mencionar como as virtudes, como a prudência, são essenciais para uma vida plena.

Assim, a prática das ações virtuosas e o esforço para alcançar a eudaimonia não são vistos como algo espontâneo, mas como um processo que exige desenvolvimento e aperfeiçoamento das condutas humanas. Isso torna a alternativa D a mais adequada, pois reflete a ênfase de Aristóteles na importância de melhorar a maneira de agir para alcançar a felicidade verdadeira.

Área do Conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias

Ano da Prova: 2024

Nível de Dificuldade da Questão: Médio

Assuntos: Filosofia Antiga

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora