Disciplina: Física 0 Curtidas

O ônibus espacial Atlantis foi lançado ao espaço com cinco - ENEM 2009

Questão 27 - Caderno Azul
Atualizado em 29/02/2024
Continua após a publicidade..

O ônibus espacial Atlantis foi lançado ao espaço com cinco astronautas a bordo e uma câmera nova, que iria substituir uma outra danificada por um curto-circuito no telescópio Hubble. Depois de entrarem em órbita a 560 km de altura, os astronautas se aproximaram do Hubble. Dois astronautas saíram da Atlantis e se dirigiram ao telescópio. Ao abrir a porta de acesso, um deles exclamou: “Esse telescópio tem a massa grande, mas o peso é pequeno.”

Questão 27 - Enem 2009 - Caderno Azul

Considerando o texto e as leis de Kepler, pode-se afirmar que a frase dita pelo astronauta

  1. se justifica porque o tamanho do telescópio determina a sua massa, enquanto seu pequeno peso decorre da falta de ação da aceleração da gravidade.

  2. se justifica ao verificar que a inércia do telescópio é grande comparada à dele próprio, e que o peso do telescópio é pequeno porque a atração gravitacional criada por sua massa era pequena.

  3. não se justifica, porque a avaliação da massa e do peso de objetos em órbita tem por base as leis de Kepler, que não se aplicam a satélites artificiais.

  4. não se justifica, porque a força-peso é a força exercida pela gravidade terrestre, neste caso, sobre o telescópio e é a responsável por manter o próprio telescópio em órbita.

  5. não se justifica, pois a ação da força-peso implica a ação de uma força de reação contrária, que não existe naquele ambiente. A massa do telescópio poderia ser avaliada simplesmente pelo seu volume.

Continua após a publicidade..

Solução

Alternativa Correta: D

A força gravitacional que a Terra exerce no telescópio (impropriamente chamada de força-peso) é a força que vai mantê-lo em órbita. Se a órbita for circular, a força gravitacional fará o papel de resultante centrípeta e a aceleração da gravidade nos pontos da órbita será a aceleração centrípeta. Para um corpo em órbita (queda livre), o chamado peso aparente é nulo e, por isso os astronautas flutuam no interior de uma nave espacial em órbita. Vale ressaltar que a aceleração da gravidade nos pontos da órbita do telescópio não é pequena, correspondendo aproximadamente a quase 90% de seu valor na superfície terrestre.

Créditos da Resolução: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Área do Conhecimento: Ciências da Natureza e suas tecnologias

Ano da Prova: 2009

Nível de Dificuldade da Questão: Difícil

Assuntos: Gravitação Universal

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar