Disciplina: Física 0 Curtidas
O trombone de Quincke é um dispositivo experimental - Enem 2017
Atualizado em 13/05/2024
O trombone de Quincke é um dispositivo experimental utilizado para demonstrar o fenômeno da interferência de ondas sonoras. Uma fonte emite ondas sonoras de determinada frequência na entrada do dispositivo. Essas ondas se dividem pelos dois caminhos (ADC e AEC) e se encontram no ponto C, a saída do dispositivo, onde se posiciona um detector. O trajeto ADC pode ser aumentado pelo deslocamento dessa parte do dispositivo. Com o trajeto ADC igual ao AEC, capta-se um som muito intenso na saída. Entretanto, aumentando-se gradativa mente o trajeto ADC, até que ele fique como mostrado na figura, a intensidade do som na saída fica praticamente nula. Desta forma, conhecida a velocidade do som no interior do tubo (320 m/s), é possível determinar o valor da frequência do som produzido pela fonte.

O valor da frequência, em hertz, do som produzido pela fonte sonora é
-
3200
-
1600
-
800
-
640
-
400
Solução
Alternativa Correta: C) 800
Bom, a intensidade é nula para que não haja saída de som do trombone e para isso deve-se haver um fenômeno denominado de interferência destrutiva que é provocada entre as ondas sonoras, este por sua vez consegue cancelar a intensidade do som. A interferência destrutiva é consequência da defasagem entre as duas ondas, que é causada pela diferença entre as distâncias percorridas por cada uma.
Matematicamente falando temos: ΔS (entre as fontes) =|(0,3 + 0,3) – (0,4 + 0,4)| = N ímpar λ/2
O primeiro mínimo corresponde a N = 1.
Agora para descobrir o comprimento de onda:
0,2 = λ/2
λ = 0,4 m
Descobrindo o comprimento de onda em seguida podemos usa-lo para encontrar a frequência da velocidade, dividindo o valor da velocidade do som que é 320 pelo valor do comprimento de onda:
f = 320/0,4 = 800 Hz.
Créditos da Resolução: Brainly
Área do Conhecimento: Ciências da Natureza e suas tecnologias
Ano da Prova: 2017
Nível de Dificuldade da Questão: Médio
Assuntos: Interferências, Frequência do Som, Ondas
Vídeo Sugerido: YouTube