Disciplina: Geografia 0 Curtidas
A Índia deu um passo alto no setor de teleatendimento para - ENEM 2014
Atualizado em 13/05/2024

TEXTO II
A Índia deu um passo alto no setor de teleatendimento para países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos e as nações europeias. Atualmente mais de 245 mil indianos realizam ligações para todas as partes do mundo a fim de oferecer cartões de crédito ou telefones celulares ou cobrar contas em atraso.
Disponível em: www.conectacallcenter.com.br. Acesso em: 12 nov. 2013 (adaptado).
Ao relacionar os textos, a explicação para o processo de territorialização descrito está no(a)
-
aceitação das diferenças culturais.
-
adequação da posição geográfica.
-
incremento do ensino superior.
-
qualidade da rede logística.
-
custo da mão de obra local.
Solução
Alternativa Correta: E) custo da mão de obra local.
A Índia é um país em desenvolvimento e possui a segunda maior população do globo (após a China). A abundância da oferta de mão de obra diminui significativamente o custo do trabalho, reduzindo, por sua vez, as despesas com a exploração dos call centers indianos. A Índia ainda é favorecida pelo fuso horário, tornando-o capaz de fornecer o serviço para Austrália, Nova Zelândia, EUA e Reino Unido, além do inglês ser uma das línguas oficiais da Índia. Vale destacar, ainda, que o mapa e o texto destacam a Índia e, apesar da qualidade da rede logística do país, outros países também possuem tal característica, ao passo que o baixo custo da mão de obra indiana destaca-se globalmente.
Créditos da Resolução: Curso Objetivo
Área do Conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias
Ano da Prova: 2014
Nível de Dificuldade da Questão: Médio
Assuntos: Globalização
Vídeo Sugerido: YouTube