Disciplina: Geografia 0 Curtidas
A urbanização brasileira, no início da segunda metade do - ENEM 2014
Atualizado em 13/05/2024
A urbanização brasileira, no início da segunda metade do século XX, promoveu uma radical alteração nas cidades. Ruas foram alargadas, túneis e viadutos foram construídos. O bonde foi a primeira vítima fatal. O destino do sistema ferroviário não foi muito diferente. O transporte coletivo saiu definitivamente dos trilhos.
JANOT, L. F. A caminho de Guaratiba. Disponível em: www.iab.org.br. Acesso em: 9 jan. 2014 (adaptado).
A relação entre transportes e urbanização é explicada, no texto, pela
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retirada dos investimentos estatais aplicados em transporte de massa.
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demanda por transporte individual ocasionada pela expansão da mancha urbana.
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presença hegemônica do transporte alternativo localizado nas periferias das cidades.
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aglomeração do espaço urbano metropolitano impedindo a construção do transporte metroviário.
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predominância do transporte rodoviário associado à penetração das multinacionais automobilísticas.
Solução
Alternativa Correta: E) predominância do transporte rodoviário associado à penetração das multinacionais automobilísticas.
O processo de urbanização no Brasil foi tardio, tal como o processo de industrialização ao qual está intimamente associado. O desenvolvimento da indústria automobilística foi uma política de estado, quando no governo de Juscelino Kubitschek, instalou-se o Plano de Metas que foi o principal instrumento de atração das empresas multinacionais.
Créditos da Resolução: Curso Objetivo
Área do Conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias
Ano da Prova: 2014
Nível de Dificuldade da Questão: Médio
Assuntos: Transportes, Urbanização Brasileira
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