Disciplina: Geografia 0 Curtidas
Cada objeto é, em si mesmo, um sistema funcionando sistema - ENEM 2024
Atualizado em 31/01/2025
Cada objeto é, em si mesmo, um sistema funcionando sistematicamente. Um grande supermercado ou shopping center seria incapaz de existir se não fossem servidos por vias rápidas, estacionamentos adequados e acessíveis, sistemas de transportes públicos com horários regulares e conhecidos e se, no seu próprio interior, as atividades não estivessem subordinadas a uma coordenação. Esse é o caso dos armazéns, dos silos etc. Os portos, a rede rodoviária de um país e, sobretudo, a rede ferroviária são exemplos de objetos complexos e sistêmicos.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica, tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996 (adaptado).
De acordo com o texto, o território torna-se cada vez mais dotado de objetos com a finalidade de intensificar a
-
desindustrialização da economia.
-
desregulamentação do mercado.
-
concentração da produção.
-
distribuição de renda.
-
dinamização dos fluxos.
Solução
Alternativa Correta: E) dinamização dos fluxos.
A alternativa E é a correta porque o texto destaca a importância de sistemas interligados e coordenados, como vias rápidas, transportes públicos e infraestruturas internas (como armazéns e silos), para que objetos complexos, como supermercados, shopping centers, portos e redes de transportes, funcionem de maneira eficiente. Essas estruturas são fundamentais para a dinamização dos fluxos, ou seja, para garantir o movimento e a conectividade de pessoas, mercadorias e serviços dentro de um território, permitindo maior fluidez nas interações e operações.
O autor também menciona que a rede ferroviária, rodoviária e os sistemas de transporte são exemplos de objetos que funcionam como sistemas complexos e interdependentes. Essas infraestruturas são essenciais para o funcionamento de um território moderno e industrializado, pois facilitam a movimentação e distribuição de recursos. Assim, a dinâmica desses fluxos é diretamente impactada pela infraestrutura adequada e bem organizada, que visa otimizar o desempenho e a interação entre diferentes partes do território.
Portanto, o território se torna cada vez mais dinâmico à medida que essas infraestruturas e sistemas são expandidos e melhorados, possibilitando maior movimentação e conectividade. Esse processo de intensificação dos fluxos é o que torna os territórios mais interativos e eficientes, especialmente em um contexto de globalização e interdependência econômica.
Área do Conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias
Ano da Prova: 2024
Nível de Dificuldade da Questão: Fácil
Assuntos: Brasil, Economia
Vídeo Sugerido: YouTube