Disciplina: História 0 Curtidas

A Cavalgada de Sant’Ana é uma expressão da devoção dos - ENEM 2023

Questão 58 - Caderno Azul
Atualizado em 29/02/2024
Continua após a publicidade..

A Cavalgada de Sant’Ana é uma expressão da devoção dos vaqueiros à padroeira de Caicó (RN). Nas décadas de 1950 a 1970, esse evento, então denominado Cavalaria, era celebrado pelas pessoas que residiam na zona rural do município de Caicó. Essas pessoas usavam os animais (jegues, mulas e cavalos) como único meio de transporte, sobretudo para se dirigirem à cidade nos dias de feiras, trazendo seus produtos para comercializarem. Estando em Caicó no período da Festa de Sant’Ana, esses agricultores se organizavam em cavalgada até o pátio da Catedral de Sant’Ana para louvar a santa e receber bênção para seus animais. Por volta da década de 1970, com a chegada do automóvel à zona rural do município, essa expressão cultural foi extinta. O meio de transporte utilizando os animais passou a ser substituído por carros, sobretudo caminhonetes e caminhões, que transportavam os camponeses para a cidade em dias de feiras e festas. Desde 2002, um grupo de caicoenses retomou essa expressão cultural e, em conjunto com a associação dos vaqueiros, realiza no primeiro domingo da Festa a Cavalgada de Sant’Ana. O evento, além de contar com a participação dos cavaleiros que residem nas zonas rurais, atrai também pessoas que residem em Caicó, cidades vizinhas e amantes das vaquejadas.

As mudanças culturais mencionadas no texto caracterizam-se pela presença de

FESTA DE SANT’ANA. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br. Acesso em: 12 out. 2021 (adaptado).

  1. elementos tradicionais e modernos em torno de uma crença religiosa.

  2. argumentos teológicos e históricos em consequência de uma ordem papal.

  3. fundamentos estéticos e etnográficos em função de uma cerimônia clerical.

  4. práticas corporais e esportivas em decorrência de uma imposição eclesiástica.

  5. discursos filosóficos e antropológicos em resultado de uma determinação paroquial.

Continua após a publicidade..

Solução

Alternativa Correta: A

A festa da Cavalgada de Sant´Ana de Caicó (RN) é considerada patrimônio cultural imaterial. Celebrada há quase 260 anos no sertão potiguar, valoriza a tradição religiosa e a importância dos vaqueiros. A substituição da montaria por novos meios de transporte, motorizados, quase extinguiu o evento na década de 1970. A partir de 2002, devotos resgataram a procissão reafirmando a importância histórica do modo de vida dos sertanejos, mesmo diante da incorporação de elementos modernos.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Área do Conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias

Ano da Prova: 2023

Nível de Dificuldade da Questão: Médio

Assuntos: Conceitos de História, Cultura

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar