Disciplina: História 0 Curtidas

O ano de 1968 ficou conhecido pela efervescência social, - ENEM 2009

Questão 53 - Caderno Azul
Atualizado em 29/02/2024
Continua após a publicidade..

O ano de 1968 ficou conhecido pela efervescência social, tal como se pode comprovar pelo seguinte trecho, retirado de texto sobre propostas preliminares para uma revolução cultural: “É preciso discutir em todos os lugares e com todos. O dever de ser responsável e pensar politicamente diz respeito a todos, não é privilégio de uma minoria de iniciados. Não devemos nos surpreender com o caos das ideias, pois essa é a condição para a emergência de novas ideias. Os pais do regime devem compreender que autonomia não é uma palavra vã; ela supõe a partilha do poder, ou seja, a mudança de sua natureza. Que ninguém tente rotular o movimento atual; ele não tem etiquetas e não precisa delas”.

Os movimentos sociais, que marcaram o ano de 1968,

Journal de la comune étudiante. Textes et documents. Paris: Seuil, 1969 (adaptado)

  1. foram manifestações desprovidas de conotação política, que tinham o objetivo de questionar a rigidez dos padrões de comportamento social fundados em valores tradicionais da moral religiosa.

  2. restringiram-se às sociedades de países desenvolvidos, onde a industrialização avançada, a penetração dos meios de comunicação de massa e a alienação cultural que deles resultava eram mais evidentes.

  3. resultaram no fortalecimento do conservadorismo político, social e religioso que prevaleceu nos países ocidentais durante as décadas de 70 e 80.

  4. tiveram baixa repercussão no plano político, apesar de seus fortes desdobramentos nos planos social e cultural, expressos na mudança de costumes e na contracultura.

  5. inspiraram futuras mobilizações, como o pacifismo, o ambientalismo, a promoção da equidade de gêneros e a defesa dos direitos das minorias.

Continua após a publicidade..

Solução

Alternativa Correta: E

O rebelião estudantil de maio de 1968 na França deu início a uma ampla mobilização da juventude ocidental contra o establishment capitalista burguês. Essa mobilização daria origem, nos anos subsequentes, a uma “contracultura” e ao esboço de uma sociedade alternativa, com preocupações ambientalistas, pacifistas e de ampla liberdade individual, inclusive na equiparação dos gêneros e das opções sexuais.

Créditos da Resolução: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Área do Conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias

Ano da Prova: 2009

Nível de Dificuldade da Questão: Médio

Assuntos: Direitos dos Cidadãos, Movimentos Sociais

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar