Disciplina: História 0 Curtidas
Se a mania de fechar, verdadeiro habitus da mentalidade - ENEM 2011
Atualizado em 13/05/2024
Se a mania de fechar, verdadeiro habitus da mentalidade medieval nascido talvez de um profundo sentimento de insegurança, estava difundida no mundo rural, estava do mesmo modo no meio urbano, pois que uma das características da cidade era de ser limitada por portas e por uma muralha.
DUBY, G. et al. “Séculos XIV-XV”. In: ARIÈS, P.; DUBY, G. História da vida privada da Europa Feudal à Renascença. São Paulo: Cia. das Letras, 1990 (adaptado).
As práticas e os usos das muralhas sofreram importantes mudanças no final da Idade Média, quando elas assumiram a função de pontos de passagem ou pórticos. Este processo está diretamente relacionado com
-
o crescimento das atividades comerciais e urbanas.
-
a migração de camponeses e artesãos
-
a expansão dos parques industriais e fabris.
-
o aumento do número de castelos e feudos.
-
a contenção das epidemias e doenças.
Solução
Alternativa Correta: A) o crescimento das atividades comerciais e urbanas.
Originalmente, as muralhas dos burgos medievais destinavam-se a sua defesa contra ataques externos, dada a extrema instabilidade da época. Com o fortalecimento do poder real e o aumento da segurança, no fim da Idade Média, as portas desses núcleos urbanos passaram a servir muito mais para controlar a circulação de mercadorias e a cobrança de taxas do que proteger a população local.
Créditos da Resolução: Curso Objetivo
Área do Conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias
Ano da Prova: 2011
Nível de Dificuldade da Questão: Fácil
Assuntos: Baixa Idade Média, Idade Média
Vídeo Sugerido: YouTube