Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

As cinzas do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, consumido - ENEM 2023

Questão 15 - Caderno Azul
Atualizado em 29/02/2024
Continua após a publicidade..

As cinzas do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, consumido pelas chamas no mês de setembro de 2018, são mais do que restos de fósseis, cerâmicas e espécimes raros. O museu abrigava, entre mais de 20 milhões de peças, os esqueletos com as respostas para perguntas que ainda não haviam sido respondidas — ou sequer feitas — por pesquisadores brasileiros. E o incêndio pode ter calado para sempre palavras e cantos indígenas ancestrais, de línguas que não existem mais no mundo.
O acervo do local continha gravações de conversas, cantos e rituais de dezenas de sociedades indígenas, muitas feitas durante a década de 1960 com antigos gravadores de rolo e que ainda não haviam sido digitalizadas. Alguns dos registros abordavam línguas já extintas sem falantes originais ainda vivos. “A esperança é que outras instituições tenham registros dessas línguas’, diz a linguista Marília Facó Soares. A pesquisadora, que trabalha com os índios Tikuna, o maior grupo da Amazônia brasileira, crê ter perdido parte de seu material. “Terei que fazer novas viagens de campo para recompor meus arquivos. Mas obviamente não dá para recuperar a fala de nativos já falecidos, geralmente os mais idosos”, lamenta.

A perda dos registros linguísticos no incêndio do Museu Nacional tem impacto potencializado, uma vez que

Disponível em: https://brasil.elpais.com. Acesso em: 10 dez. 2018 (adaptado).

  1. exige a retomada das pesquisas por especialistas de diferentes áreas.

  2. representa danos irreparáveis à memória e à identidade nacionais.

  3. impossibilita o surgimento de novas pesquisas na área.

  4. resulta na extinção da cultura de povos originários.

  5. inviabiliza o estudo da língua do povo Tikuna.

Continua após a publicidade..

Solução

Alternativa Correta: B

O incêndio no Museu Nacional causou perdas irrecuperáveis à memória e à identidade brasileira. Essa perda é exemplificada nos trechos: “o incêndio pode ter calado para sempre palavras e cantos indígenas ancestrais, de línguas que não existem mais no mundo” e “Alguns dos registros abordavam línguas já extintas, sem falantes originais ainda vivos”.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Área do Conhecimento: Linguagens Códigos e suas tecnologias

Ano da Prova: 2023

Nível de Dificuldade da Questão: Médio

Assuntos: Linguagens

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar