Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
PROPAGANDA – O exame dos textos e mensagens de Propaganda - Enem 2017
Atualizado em 13/05/2024
PROPAGANDA – O exame dos textos e mensagens de Propaganda revela que ele apresenta posições parciais, que refletem apenas o pensamento de uma minoria, como se exprimissem, em vez disso a convicção de uma população; trata-se, no fundo, de convencer o ouvinte ou leitor de que, em termos de opinião, está fora do caminho certo, e de induzi-lo a aderir às teses que lhes são apresentadas, por um mecanismo bem conhecido da psicologia social, o do conformismo induzido por pressões do grupo sobre o indivíduo isolado.
BOBBIP, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de política. Brasília: UnB, 1998 (adaptado).
De acordo com o texto, as estratégias argumentativas e o uso da linguagem na produção da propaganda favorecem a
-
reflexão da sociedade sobre os produtos anunciados.
-
difusão do pensamento e das preferências das grandes massas.
-
imposição das ideias e posições de grupos específicos.
-
decisão consciente do consumidor a respeito de sua compra.
-
identificação dos interesses do responsável pelo produto divulgado.
Solução
Alternativa Correta: C) imposição das ideias e posições de grupos específicos.
A propaganda tem a intenção de persuadir o receptor a consumir um determinado produto. Para isso, apresenta posições parciais, representativas de grupos específicos, como se representassem a totalidade dos consumidores.
Créditos da Resolução: Curso Objetivo
Área do Conhecimento: Linguagens Códigos e suas tecnologias
Ano da Prova: 2017
Nível de Dificuldade da Questão: Médio
Assuntos:
Estratégias
Vídeo Sugerido: YouTube