Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

PROPAGANDA – O exame dos textos e mensagens de Propaganda - Enem 2017

Questão 14 - Caderno Azul
Atualizado em 13/05/2024

PROPAGANDA – O exame dos textos e mensagens de Propaganda revela que ele apresenta posições parciais, que refletem apenas o pensamento de uma minoria, como se exprimissem, em vez disso a convicção de uma população; trata-se, no fundo, de convencer o ouvinte ou leitor de que, em termos de opinião, está fora do caminho certo, e de induzi-lo a aderir às teses que lhes são apresentadas, por um mecanismo bem conhecido da psicologia social, o do conformismo induzido por pressões do grupo sobre o indivíduo isolado.

BOBBIP, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de política. Brasília: UnB, 1998 (adaptado).

De acordo com o texto, as estratégias argumentativas e o uso da linguagem na produção da propaganda favorecem a

  1. reflexão da sociedade sobre os produtos anunciados.

  2. difusão do pensamento e das preferências das grandes massas.

  3. imposição das ideias e posições de grupos específicos.

  4. decisão consciente do consumidor a respeito de sua compra.

  5. identificação dos interesses do responsável pelo produto divulgado.


Solução

Alternativa Correta: C) imposição das ideias e posições de grupos específicos.

A propaganda tem a intenção de persuadir o receptor a consumir um determinado produto. Para isso, apresenta posições parciais, representativas de grupos específicos, como se representassem a totalidade dos consumidores.

Créditos da Resolução: Curso Objetivo

Área do Conhecimento: Linguagens Códigos e suas tecnologias

Ano da Prova: 2017

Nível de Dificuldade da Questão: Médio

Assuntos: Estratégias Argumentativas

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora