Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

No princípio era o verbo. A frase que abre o primeiro - ENEM 2023

Questão 20 - Caderno Azul
Atualizado em 29/02/2024
Continua após a publicidade..

No princípio era o verbo. A frase que abre o primeiro capítulo do Evangelho de João e remete à criação do mundo, assim como também faz o Gênesis, é a mais famosa da Bíblia. A ideia de que o mundo é criado pela palavra, porém, é tão estruturante que está presente em outras religiões, para muito além das fundadas no cristianismo. Como humanos, a linguagem é o mundo que habitamos. Basta tentar imaginar um mundo em que não podemos usar palavras para dizer de nós e dos outros para compreender o que isso significa. Ou um mundo em que aquilo que você diz não é entendido pelo outro, e o que o outro diz não é entendido por você.
O que acontece então quando a palavra é destruída e, com ela, a linguagem?
Durante séculos, em diferentes sociedades e línguas, é importante lembrar, a linguagem serviu — e ainda serve — para manter privilégios de grupos de poder e deixar todos os outros de fora. Quem entende linguagem de advogados, juízes e promotores, linguagem de médicos, linguagem de burocratas, linguagem de cientistas? A maior parte da população foi submetida à violência de propositalmente ser impedida de compreender a linguagem daqueles que determinam seus destinos.
Se o princípio é o verbo, o fim pode ser o silenciamento. Mesmo que ele seja cheio de gritos entre aqueles que já não têm linguagem comum para compreender uns aos outros.

Nesse texto, a estratégia usada para convencer o leitor de que uma grande parcela da população não compreende a linguagem daqueles que detêm o poder foi

BRUM, E. Disponível em: https://brasil.elpais.com. Acesso em: 5 nov. 2021.

  1. revelar a origem religiosa da linguagem.

  2. questionar o temor sobre o futuro da linguagem.

  3. descrever a relação entre sociedade e linguagem.

  4. apresentar as consequências do esfacelamento da linguagem.

  5. criticar o obstáculo promovido pelos usos especializados da linguagem.

Continua após a publicidade..

Solução

Alternativa Correta: E

A estratégia argumentativa utilizada pela autora do texto é a crítica àquilo que ela considera um obstáculo, promovido pelos usos especializados da linguagem por parte daqueles que detêm o poder. Dessa forma, uma grande parcela da população é submetida, segundo a autora, a uma violência, pois é “impedida de compreender a linguagem daqueles que determinam seus destinos”.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Área do Conhecimento: Linguagens Códigos e suas tecnologias

Ano da Prova: 2023

Nível de Dificuldade da Questão: Médio

Assuntos: Linguagens

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar