Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

Ainda daquela vez pude constatar a bizarrice dos costumes - ENEM 2023

Questão 12 - Caderno Azul
Atualizado em 29/02/2024
Continua após a publicidade..

Ainda daquela vez pude constatar a bizarrice dos costumes que constituíam as leis mais ou menos constantes do seu mundo: ao me aproximar, verifiquei que o Sr. Timóteo, gordo e suado, trajava um vestido de franjas e lantejoulas que pertencera a sua mãe. O corpete descia-lhe excessivamente justo na cintura, e aqui e ali rebentava através da costura um pouco da carne aprisionada, esgarçando a fazenda e tornando o prazer de vestir-se daquele modo uma autêntica espécie de suplício. Movia-se ele com lentidão, meneando todas as suas franjas e abanando-se vigorosamente com um desses leques de madeira de sândalo, o que o envolvia numa enjoativa onda de perfume. Não sei direito o que colocara sobre a cabeça, assemelhava-se mais a um turbante ou a um chapéu sem abas de onde saíam vigorosas mechas de cabelos alourados. Como era costume seu também, trazia o rosto pintado — e para isto, bem como para suas vestimentas, apoderara-se de todo o guarda-roupa deixado por sua mãe, também em sua época famosa pela extravagância com que se vestia — o que sem dúvida fazia sobressair-lhe o nariz enorme, tão característico da família Meneses.

Pela voz de uma empregada da casa, a descrição de um dos membros da família exemplifica a renovação da ficção urbana nos anos 1950, aqui observada na

CARDOSO, L. Crônica da casa assassinada. São Paulo: Círculo do Livro, s.d.

  1. opção por termos e expressões de sentido ambíguo.

  2. crítica social inspirada pelo convívio com os patrões.

  3. descrição impressionista do fetiche do personagem.

  4. presença de um foco narrativo de caráter impreciso.

  5. ambiência de mistério das relações entre familiares.

Continua após a publicidade..

Solução

Alternativa Correta: C

No excerto apresentado, a narradora descreve as vesti - mentas de Timotéo e os efeitos por elas desencadeados de modo peculiar, como em “Rebentava... um pouco de carne aprisionada”, “tornando o prazer... uma autêntica fonte de suplício”, “o que o envolvia numa enjoativa onda de perfume”. Observa-se então a importância do olhar da narradora e a caracterização singular do personagem, sobretudo relacionada ao fetiche de Timóteo ao utilizar as antigas roupas da mãe.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Área do Conhecimento: Linguagens Códigos e suas tecnologias

Ano da Prova: 2023

Nível de Dificuldade da Questão: Difícil

Assuntos: Interpretação Textual, Linguagens

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar