Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

Sem acessórios nem som - Enem 2016

Questão 113 - Caderno Azul
Atualizado em 13/05/2024

Sem acessórios nem som

Escrever só para me livrar
de escrever.
Escrever sem ver, com riscos
sentindo falta dos acompanhamentos
com as mesmas lesmas
e figuras sem força de expressão.
Mas tudo desafina:
o pensamento pesa
tanto quanto o corpo
enquanto corto os conectivos
corto as palavras rentes
com tesoura de jardim
cega e bruta
com facão de mato.
Mas a marca deste corte
tem que ficar
nas palavras que sobraram.
Qualquer coisa do que desapareceu
continuou nas margens, nos talos
no atalho aberto a talhe de foice
no caminho de rato.

Nesse texto, a reflexão sobre o processo criativo aponta para uma concepção de atividade poética que põe em evidência o(a)

FREITAS FILHO, A. Máquina de escrever: poesia reunida e revista. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003.

  1. angustiante necessidade de produção, presente em “Escrever só para me livrar/ de escrever”.

  2. imprevisível percurso da composição, presente em “no atalho aberto a talhe de foice/ no caminho de rato”.

  3. agressivo trabalho de supressão, presente em “corto as palavras rentes/ com tesoura de jardim/ cega e bruta”.

  4. inevitável frustração diante do poema, presente em “Mas tudo desafina:/ o pensamento pesa/ tanto quanto o corpo”.

  5. conflituosa relação com a inspiração, presente em “sentindo falta dos acompanhamentos/ e figuras sem força de expressão”.


Solução

Alternativa Correta: C) agressivo trabalho de supressão, presente em “corto as palavras rentes/ com tesoura de jardim/ cega e bruta”.

Nesse texto, a concepção do processo criativo põe em evidência um intenso e agressivo trabalho de eliminação. Essa poética já é indiciada no título (Sem acessórios nem som) e reiterada em vários versos: “enquanto corto os conectivos / corto as palavras rentes / com tesoura de jardim / cega e bruta”. O que resta dessa rude supressão é o “atalho aberto a talhe de foice”, o poema.

Créditos da Resolução: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Área do Conhecimento: Linguagens Códigos e suas tecnologias

Ano da Prova: 2016

Nível de Dificuldade da Questão: Difícil

Assuntos: Funções da Linguagem, Interpretação Textual, Metalinguagem

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar