Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
Sem acessórios nem som - Enem 2016
Atualizado em 13/05/2024
Sem acessórios nem som
Escrever só para me livrar
de escrever.
Escrever sem ver, com riscos
sentindo falta dos acompanhamentos
com as mesmas lesmas
e figuras sem força de expressão.
Mas tudo desafina:
o pensamento pesa
tanto quanto o corpo
enquanto corto os conectivos
corto as palavras rentes
com tesoura de jardim
cega e bruta
com facão de mato.
Mas a marca deste corte
tem que ficar
nas palavras que sobraram.
Qualquer coisa do que desapareceu
continuou nas margens, nos talos
no atalho aberto a talhe de foice
no caminho de rato.
FREITAS FILHO, A. Máquina de escrever: poesia reunida e revista. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003.
Nesse texto, a reflexão sobre o processo criativo aponta para uma concepção de atividade poética que põe em evidência o(a)
-
angustiante necessidade de produção, presente em “Escrever só para me livrar/ de escrever”.
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imprevisível percurso da composição, presente em “no atalho aberto a talhe de foice/ no caminho de rato”.
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agressivo trabalho de supressão, presente em “corto as palavras rentes/ com tesoura de jardim/ cega e bruta”.
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inevitável frustração diante do poema, presente em “Mas tudo desafina:/ o pensamento pesa/ tanto quanto o corpo”.
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conflituosa relação com a inspiração, presente em “sentindo falta dos acompanhamentos/ e figuras sem força de expressão”.
Solução
Alternativa Correta: C) agressivo trabalho de supressão, presente em “corto as palavras rentes/ com tesoura de jardim/ cega e bruta”.
Nesse texto, a concepção do processo criativo põe em evidência um intenso e agressivo trabalho de eliminação. Essa poética já é indiciada no título (Sem acessórios nem som) e reiterada em vários versos: “enquanto corto os conectivos / corto as palavras rentes / com tesoura de jardim / cega e bruta”. O que resta dessa rude supressão é o “atalho aberto a talhe de foice”, o poema.
Créditos da Resolução: Curso Objetivo
Área do Conhecimento: Linguagens Códigos e suas tecnologias
Ano da Prova: 2016
Nível de Dificuldade da Questão: Difícil
Assuntos: Funções da Linguagem, Interpretação Textual, Metalinguagem
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