Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

No relato da visita de duas mulheres ricas a uma vidente - ENEM 2022

Questão 29 - Caderno Azul
Atualizado em 29/02/2024
Continua após a publicidade..

Esaú e Jacó

Bárbara entrou, enquanto o pai pegou da viola e passou ao patamar de pedra, à porta da esquerda. Era uma criaturinha leve e breve, saia bordada, chinelinha no pé. Não se lhe podia negar um corpo airoso. Os cabelos, apanhados no alto da cabeça por um pedaço de fita enxovalhada, faziam-lhe um solidéu natural, cuja borla era suprida por um raminho de arruda. Já vai nisto um pouco de sacerdotisa. O mistério estava nos olhos. Estes eram opacos, não sempre nem tanto que não fossem também lúcidos e agudos, e neste último estado eram igualmente compridos; tão compridos e tão agudos que entravam pela gente abaixo, revolviam o coração e tornavam cá fora, prontos para nova entrada e outro revolvimento. Não te minto dizendo que as duas sentiram tal ou qual fascinação. Bárbara interrogou-as; Natividade disse ao que vinha e entregou-lhe os retratos dos filhos e os cabelos cortados, por lhe haverem dito que bastava.
– Basta, confirmou Bárbara. Os meninos são seus filhos?
– São

No relato da visita de duas mulheres ricas a uma vidente no Morro do Castelo, a ironia — um dos traços mais representativos da narrativa machadiana — consiste no

ASSIS, M. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

  1. modo de vestir dos moradores do morro carioca.

  2. senso prático em relação às oportunidades de renda.

  3. mistério que cerca as clientes de práticas de vidência.

  4. misto de singeleza e astúcia dos gestos da personagem.

  5. interesse do narrador pelas figuras femininas ambíguas.

Continua após a publicidade..

Solução

Alternativa Correta: D

A ironia, uma das características centrais do estilo machadiano, está, nesse excerto, na junção da astúcia e da singeleza na mesma personagem. A vidente Bárbara era uma “criaturinha leve., chinelinha no pé, (...) tinha olhos opacos”, mas essa aparente simplicidade e ingenuidade não eliminam a agudeza da percepção, isto é, a inteligência para intuir o interior das interlocutoras, pois os olhos de Bárbara “eram igualmente agudos que entravam pela gente abaixo, revolviam o coração e tornavam cá fora, prontos para nova entrada e outro revolvimento”. Essa ironia do narrador em relação à ambiguidade do caráter da personagem feminina está presente na célebre Capitu, para se citar um exemplo, presente em D. Casmurro.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Área do Conhecimento: Linguagens Códigos e suas tecnologias

Ano da Prova: 2022

Nível de Dificuldade da Questão: Médio

Assuntos: Figuras de Linguagem

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar