Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

No texto, há marcas da função da linguagem que nele - ENEM 2021

Questão 32 - Caderno Azul
Atualizado em 13/05/2024

Estojo escolar

Rio de Janeiro — Noite dessas, ciscando num desses
canais a cabo, vi uns caras oferecendo maravilhas
eletrônicas, bastava telefonar e eu receberia um notebook
capaz de me ajudar a fabricar um navio, uma estação
espacial.
[...] Como pretendo viajar esses dias, habilitei-me a
comprar aquilo que os caras anunciavam como o top do
top em matéria de computador portátil.
No sábado, recebi um embrulho complicado que
necessitava de um manual de instruções para ser aberto.
[...] De repente, como vem acontecendo nos últimos
tempos, houve um corte na memória e vi diante de mim
o meu primeiro estojo escolar. Tinha 5 anos e ia para o
jardim de infância.
Era uma caixinha comprida, envernizada, com uma
tampa que corria nas bordas do corpo principal. Dentro,
arrumados em divisões, havia lápis coloridos, um
apontador, uma lapiseira cromada, uma régua de 20 cm e
uma borracha para apagar meus erros.
[...] Da caixinha vinha um cheiro gostoso, cheiro que
nunca esqueci e que me tonteava de prazer. [...]
O notebook que agora abro é negro e, em matéria de
cheiro, é abominável. Cheira vilmente a telefone celular,
a cabine de avião, a aparelho de ultrassonografia onde
outro dia uma moça veio ver como sou por dentro. Acho
que piorei de estojo e de vida.

CONY, C.H. Crônicas para ler na escola. São Paulo: Objetiva, 2009 (adaptado).

No texto, há marcas da função da linguagem que nele predomina. Essas marcas são responsáveis por colocar em foco o(a)

  1. mensagem, elevando-a à categoria de objeto estético do mundo das artes

  2. código, transformando a linguagem utilizada no texto na própria temática abordada.

  3. contexto, fazendo das informações presentes no texto seu aspecto essencial.

  4. enunciador, buscando expressar sua atitude em relação ao conteúdo do enunciado.

  5. interlocutor, considerando-o responsável pelo direcionamento dado à narrativa pelo enunciador.


Solução

Alternativa Correta: D) enunciador, buscando expressar sua atitude em relação ao conteúdo do enunciado.

A crônica de Carlos Heitor Cony, intitulada “Estojo escolar”, recorre, várias vezes, a palavras valorativas e à primeira pessoa do discurso, colocando o enunciador, suas opiniões e suas atitudes em primeiro plano, o que é típico da função emotiva. Faça-se a ressalva de que a crônica dá um tratamento literário a temas cotidianos, chamando atenção para o plano da expressão do enunciado, caracterizando a função poética da linguagem.

Créditos da Resolução: Anglo Resolve

Área do Conhecimento: Linguagens Códigos e suas tecnologias

Ano da Prova: 2021

Nível de Dificuldade da Questão: Difícil

Assuntos: Funções da Linguagem, Crônica

Vídeo Sugerido: YouTube

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