Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
O anúncio publicitário está intimamente ligado ao ideário - ENEM 2011
Atualizado em 13/05/2024

Disponível em: www.ccsp.com.br. Acesso em: 26 jul. 2010 (adaptado).
O anúncio publicitário está intimamente ligado ao ideário de consumo quando sua função é vender um produto. No texto apresentado, utilizam-se elementos linguísticos e extralinguísticos para divulgar a atração “Noites do Terror”, de um parque de diversões. O entendimento da propaganda requer do leitor
-
a identificação com o público-alvo a que se destina o anúncio.
-
a avaliação da imagem como uma sátira às atrações de terror.
-
a atenção para a imagem da parte do corpo humano selecionada aleatoriamente.
-
o reconhecimento do intertexto entre a publicidade e um dito popular.
-
a percepção do sentido literal da expressão “noites do terror”, equivalente à expressão “noites de terror”.
Solução
Alternativa Correta: D) o reconhecimento do intertexto entre a publicidade e um dito popular.
O sentido da mensagem publicitária em questão depende da associação de seu texto ao do dito popular “quem é vivo sempre aparece”.
Créditos da Resolução: Curso Objetivo
Área do Conhecimento: Linguagens Códigos e suas tecnologias
Ano da Prova: 2011
Nível de Dificuldade da Questão: Fácil
Assuntos: Gêneros Textuais
Vídeo Sugerido: YouTube