Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
O hipertexto permite – ou, de certo modo, em alguns casos - ENEM 2013
Atualizado em 13/05/2024
O hipertexto permite – ou, de certo modo, em alguns casos, até mesmo exige – a participação de diversos autores na sua construção, a redefinição dos papéis de autor e leitor e a revisão dos modelos tradicionais de leitura e de escrita. Por seu enorme potencial para se estabelecerem conexões, ele facilita o desenvolvimento de trabalhos coletivamente, o estabelecimento da comunicação e a aquisição de informação de maneira cooperativa.
Embora haja quem identifique o hipertexto exclusiva – mente com os textos eletrônicos, produzidos em determinado tipo de meio ou de tecnologia, ele não deve ser limitado a isso, já que consiste numa forma organizacional que tanto pode ser concebida para o papel como para os ambientes digitais. É claro que o texto virtual permite concretizar certos aspectos que, no papel, são praticamente inviáveis: a conexão imediata, a comparação de trechos de textos na mesma tela, o “mergulho” nos diversos aprofundamentos de um tema, como se o texto tivesse camadas, dimensões ou planos.
RAMAL, A. C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Considerando-se a linguagem específica de cada sistema de comunicação, como rádio, jornal, TV, internet, segundo o texto, a hipertextualidade configura-se como um(a)
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elemento originário dos textos eletrônicos.
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conexão imediata e reduzida ao texto digital.
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novo modo de leitura e de organização da escrita.
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estratégia de manutenção do papel do leitor com perfil definido.
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modelo de leitura baseado nas informações da superfície do texto.
Solução
Alternativa Correta: C) novo modo de leitura e de organização da escrita.
Embora o hipertexto não deva ser visto como exclusivo dos meios eletrônicos, ele impõe um novo modo de leitura e de organização da escrita, como evidencia a passagem “O hipertexto permite – ou, de certo modo, em alguns casos, até mesmo exige – a participação de diversos autores na sua construção, a redefinição dos papéis de autor e leitor e a revisão dos modelos tradicionais de leitura e de escrita”.
Créditos da Resolução: Curso Objetivo
Área do Conhecimento: Linguagens Códigos e suas tecnologias
Ano da Prova: 2013
Nível de Dificuldade da Questão: Médio
Assuntos: Gêneros Textuais, Interpretação Textual
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