Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas
Para convencer o público-alvo sobre a necessidade de um - ENEM 2022
Atualizado em 13/05/2024

Disponível em: : www.portaldapropaganda.com.br. Acesso em: 29 out. 2013 (adaptado).
Para convencer o público-alvo sobre a necessidade de um trânsito mais seguro, essa peça publicitária apela para o(a)
-
sentimento de culpa provocado no condutor causador de acidentes.
-
dano psicológico causado nas vítimas da violência nas estradas.
-
importância do monitoramento do trânsito pelas autoridades competentes.
-
necessidade de punição a motoristas alcoolizados envolvidos em acidentes.
-
sofrimento decorrente da perda de entes queridos em acidentes automobilísticos.
Solução
Alternativa Correta: A) sentimento de culpa provocado no condutor causador de acidentes.
O primeiro quadro da peça publicitária evidencia, tanto pela imagem quanto pelo texto verbal, o sentimento de culpa que acomete o responsável por acidente de trânsito. No segundo quadro, a continuidade dessa estratégia de convencimento é feita com a reiteração de que o arrependimento por dirigir alcoolizado dura por toda a vida.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Área do Conhecimento: Linguagens Códigos e suas tecnologias
Ano da Prova: 2022
Nível de Dificuldade da Questão: Fácil
Assuntos:
Sistemas de Comunicação
Vídeo Sugerido: YouTube