Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

São vários os fatores, internos e externos, que - ENEM 2022

Questão 13 - Caderno Azul
Atualizado em 29/02/2024
Continua após a publicidade..

São vários os fatores, internos e externos, que influenciam os hábitos das pessoas no acesso à internet, assim como nas práticas culturais realizadas na rede. A utilização das tecnologias de informação e comunicação está diretamente relacionada aos aspectos como conhecimento de seu uso, acesso à linguagem letrada, nível de instrução, escolaridade, letramento digital etc. Os que detêm tais recursos (os mais escolarizados) são os que mais acessam a rede e também os que possuem maior índice de acumulatividade das práticas. A análise dos dados nos possibilita dizer que a falta de acesso à rede repete as mesmas adversidades e exclusões já verificadas na sociedade brasileira no que se refere a analfabetos, menos escolarizados, negros população indígena e desempregados. Isso significa dizer que a internet, se não produz diretamente a exclusão, certamente a reproduz, tendo em vista que os que mais a acessam são justamente os mais jovens, escolarizados, remunerados, trabalhadores qualificados, homens e brancos.

Ao analisarem a correlação entre os hábitos e o perfil socioeconômico dos usuários da internet no Brasil, os pesquisadores

SILVA, F. A. B ZIVIANE, P; GHEZZI, D. R. As tecnologias digitais e seus usos. Brasília, Rio de Janeiro. Ipea. 2019 (adaptado)

  1. apontam o desenvolvimento econômico com solução para ampliar o uso da rede.

  2. questionam a crença de que o acesso à informação é igualitário e democrático.

  3. afirmam que o uso comercial da rede é a causa da exclusão de minorias.

  4. refutam o vinculo entre níveis de escolaridade e dificuldade de acesso.

  5. condicionam a expansão da rede à elaboração de politicas inclusivas.

Continua após a publicidade..

Solução

Alternativa Correta: B

O texto desconstrói a ideia de que o acesso à informação é igualitário, apresentando dados que defendem que os mais escolarizados são os que têm maior acesso às redes, enquanto a parcela menos escolarizada, negra, analfabeta, indígena e desempregada, têm menor acesso. Logo, a internet, ainda que não seja a responsável, reproduz as marcas de exclusão social no Brasil.

Resolução adaptada de: Descomplica

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Área do Conhecimento: Linguagens Códigos e suas tecnologias

Ano da Prova: 2022

Nível de Dificuldade da Questão: Médio

Assuntos: Noções Básicas de Compreensão Textual

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar