Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

Pisoteamento, arrastão, empurra-empurra, agressões, - ENEM 2022

Questão 19 - Caderno Azul
Atualizado em 29/02/2024
Continua após a publicidade..

Pisoteamento, arrastão, empurra-empurra, agressões, vandalismo e até furto a um torcedor que estava caído no asfalto após ter sido atropelado nas imediações do estádio do Maracanã. As cenas de selvageria tiveram como estopim a invasão de milhares de torcedores sem ingresso, que furaram o bloqueio policial e transformaram o estádio em terra de ninguém. Um reflexo não só do quadro de insegurança que assola o Rio de Janeiro, mas também de como a violência social se embrenha pelo esporte mais popular do país. Em 2017, foram registrados 104 episódios de violência no futebol brasileiro, que resultaram em 11 mortes de torcedores. Desde 1995, quando 101 torcedores ficaram feridos e um morreu durante uma batalha campal no estádio do Pacaembu, autoridades brasileiras têm focado as ações de enfrentamento à violência no futebol em grupos uniformizados, alguns proibidos de frequentar estádios. Porém, a postura meramente repressiva contra torcidas organizadas é ineficaz em uma sociedade que registra mais de 61000 homicídios por ano. “É impossível dissociar a escalada de violência no futebol do panorama de desordem pública, social, econômica e política vivida pelo país”, de acordo com um doutor em sociologia do esporte.

Nesse texto, a violência no futebol está caracterizada como um(a)

Disponível em: https://brasil.elpais.com. Acesso em: 22 jun. 2019 (adaptado).

  1. problema social localizado numa região do país.

  2. desafio para as torcidas organizadas dos clubes.

  3. reflexo da precariedade da organização social no país.

  4. inadequação de espaço nos estádios para receber o público.

  5. consequência da insatisfação dos clubes com a organização dos jogos.

Continua após a publicidade..

Solução

Alternativa Correta: C

O texto traz episódios de violência relacionados ao futebol. No entanto, por mais que ele enfatize esse contexto específico, também evidencia que esses episódios de violência são reflexo da desordem pública e social, como podemos ver no trecho “É impossível dissociar a escalada de violência no futebol do panorama de desordem pública, social, econômica e política vivida pelo país”.

Resolução adaptada de: Descomplica

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Área do Conhecimento: Linguagens Códigos e suas tecnologias

Ano da Prova: 2022

Nível de Dificuldade da Questão: Médio

Assuntos: Textos Não Literários

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar