Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

Por trás do universo “masculino” das lutas, é cada vez - ENEM 2024

Questão 26 - Caderno Azul
Atualizado em 31/01/2025

Por trás do universo “masculino” das lutas, é cada vez mais notório o aumento da participação de mulheres nessa prática corporal. Algumas situações reforçam esse fenômeno de ocupação em ambientes de lutas: a inclusão de mulheres em combates de artes marciais mistas, ou MMA, a transmissão televisiva de lutas de mulheres e a criação de horários específicos para elas em academias que ensinam lutas. Uma pesquisa científica mostrou menor participação e mobilização das meninas em comparação com os meninos nas aulas de Educação Física. Entre as justificativas discentes para essa situação está o fato de que eles relacionam a luta como uma expressão corporal masculina e, por consequência, não adequada aos interesses femininos. Dessa forma, o ensino de lutas nas aulas de Educação Física é atravessado por tensões relacionadas às questões de gênero e sexualidade, o que, por sua vez, pode favorecer a sua exclusão do conteúdo próprio da disciplina.

SO, M. R.; MARTINS, M. Z.; BETTI, M. As relações das meninas com os saberes das lutas nas aulas de Educação Física. Motrivivência, n. 56, dez. 2018 (adaptado).

Segundo o texto, apesar do aumento da participação de mulheres em lutas, a realidade na escola ainda é diferente em razão do(a)

  1. esportivização desse conteúdo.

  2. masculinização dessa modalidade

  3. enfoque desses eventos pela mídia.

  4. trato pedagógico dessa manifestação.

  5. marginalização desse tema pela Educação Física.


Solução

Alternativa Correta: B) masculinização dessa modalidade

A alternativa B é a mais correta porque o texto aborda a ideia de que, embora haja um aumento da participação das mulheres em lutas fora do contexto escolar, nas aulas de Educação Física, a luta ainda é considerada predominantemente uma prática “masculina”. A pesquisa mencionada no texto aponta que os meninos se envolvem mais nas atividades de luta, enquanto as meninas se sentem afastadas dessa prática devido ao estigma de que a luta é um esporte exclusivo para o gênero masculino.

Esse fenômeno está ligado à masculinização da luta, uma ideia que é internalizada na sociedade e que também se reflete na maneira como o conteúdo é tratado nas escolas. O texto menciona que as justificativas dadas pelos alunos para a exclusão das meninas envolvem a crença de que a luta não é adequada aos interesses femininos, reforçando a ideia de que é uma expressão corporal ligada ao universo masculino.

Portanto, a resposta B, que fala da “masculinização dessa modalidade”, é a mais adequada, pois descreve a resistência da sociedade e das instituições educacionais em enxergar a luta como uma atividade inclusiva para todos, independentemente do gênero, refletindo um preconceito enraizado que marginaliza as mulheres nesse tipo de prática.

Área do Conhecimento: Linguagens Códigos e suas tecnologias

Ano da Prova: 2024

Nível de Dificuldade da Questão: Fácil

Assuntos: Atualidades

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora