Disciplina: Língua Portuguesa 0 Curtidas

TEXTO I A linguagem visual dos adornos transmite - ENEM 2024

Questão 21 - Caderno Azul
Atualizado em 31/01/2025

TEXTO I

A linguagem visual dos adornos transmite informações sobre prestígio e transgressão, direito e dever, pois só permitido ao indivíduo o uso de adornos de sua linhagem. Quando diretamente vinculadas aos conceitos cosmológicos, as artes indígenas convertemse antes em prismas que refletem as concepções acerca da composição do universo e dos componentes que o povoam.

AGUILAR, N. (Org.); DIAS, J.A. B. F; VELTHEN, L. H. V. Mostra do redescobrimento: artes indígenas. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo-Associação Brasil 500 anos, 2000 (adaptado).

ENEM 2024

Pela leitura desses textos, infere-se que a compreensão da arte plumária indígena requer a consideração da

  1. indistinção hierárquica entre os membros de um mesmo grupo social.

  2. prevalência dos elementos do mundo natural sobre as relações humanas.

  3. reconfiguração constante das representações coletivas acerca do universo.

  4. indeterminação entre as noções de identidade individual e de identidade cultural.

  5. indissociabilidade entre objetos ritualísticos e os papéis dos indivíduos na comunidade.


Solução

Alternativa Correta: E) indissociabilidade entre objetos ritualísticos e os papéis dos indivíduos na comunidade.

A alternativa E é a correta porque os textos destacam a relação estreita entre os adornos (como a arte plumária indígena) e a posição dos indivíduos dentro da sociedade indígena. O Texto I menciona que os adornos estão diretamente ligados a conceitos cosmológicos e refletem as concepções do universo, ou seja, esses objetos não são apenas estéticos, mas carregam significados profundos sobre as funções e os papéis dos indivíduos nas comunidades indígenas. Eles são usados como símbolos de prestígio, transgressão, direitos e deveres, e estão, portanto, profundamente entrelaçados com os papéis sociais e rituais dos indivíduos.

Além disso, no Texto II, ao se referir a um exemplo específico de arte plumária (o diadema da etnia Kayapó), observa-se a continuidade dessa associação entre os objetos e a função social dos seus usuários. O uso dos adornos, como os diademas, está vinculado não apenas à identidade estética, mas à participação em rituais e ao cumprimento de papéis determinados pela cosmologia e pela estrutura social da etnia.

Portanto, a arte plumária indígena não pode ser dissociada dos papéis e responsabilidades dos indivíduos dentro de suas comunidades. Esses adornos têm significados que transcendem a aparência, funcionando como marcos que definem a identidade e os direitos dentro da coletividade. A alternativa E capta corretamente essa relação entre os objetos ritualísticos e os papéis sociais dos indivíduos na comunidade indígena.

Área do Conhecimento: Linguagens Códigos e suas tecnologias

Ano da Prova: 2024

Nível de Dificuldade da Questão: Médio

Assuntos: Arte Indígena

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora