Disciplina: Química 0 Curtidas

As baterias de Ni-Cd muito utilizadas no nosso cotidiano - ENEM 2010

Questão 82 - Caderno Azul
Atualizado em 29/02/2024
Continua após a publicidade..

As baterias de Ni-Cd muito utilizadas no nosso cotidiano não devem ser descartadas em lixos comuns uma vez que uma considerável quantidade de cádmio é volatilizada e emitida para o meio ambiente quando as baterias gastas são incineradas como componente do lixo. Com o objetivo de evitar a emissão de cádmio para a atmosfera durante a combustão é indicada que seja feita a reciclagem dos materiais dessas baterias.

Uma maneira de separar o cádmio dos demais compostos presentes na bateria é realizar o processo de lixiviação ácida.Nela, tanto os metais (Cd, Ni e, eventualmente, Co) como os hidróxidos de ions metálicos Cd(OH)2(s), Ni(OH)2(s), Co(OH)2(s) presentes na bateria, reagem com uma mistura ácida e são solubilizados. Em função da baixa seletividade (todos os ions metálicos são solubilizados), após a digestão ácida, é realizada uma etapa de extração dos metais com solventes orgânicos de acordo com a reação:

Questão 82 - Enem 2010 - Caderno Azul

A reação descrita no texto mostra o processo de extração dos metais por meio da reação com moléculas orgânicas, X e Y. Considerando-se as estruturas de X e Y e o processo de separação descrito, pode-se afirmar que

  1. as moléculas X e Y atuam como extratores catiônicos uma vez que a parte polar da molécula troca o íon H+ pelo cátion do metal.

  2. as moléculas X e Y atuam como extratores aniônicos uma vez que a parte polar da molécula troca o íon H+ pelo cátion do metal.

  3. as moléculas X e Y atuam como extratores catiônicos uma vez que a parte polar da molécula troca o íon PO2 -2 pelo cátion do metal.

  4. as moléculas X e Y atuam como extratores aniônicos uma vez que a parte polar da molécula troca o íon PO2 -2 pelo cátion do metal.

  5. as moléculas X e Y fazem ligações com os ions metálicos resultando em compostos com caráter apolar o que justifica a eficácia da extração.

Continua após a publicidade..

Solução

Alternativa Correta: A

Considerando-se as estruturas de X e Y e o processo de separação descrito, pode-se afirmar que as moléculas X e Y atuam como extratores catiônicos (retiram os cátions da solução), uma vez que a parte polar da molécula troca o íon H+ pelo cátion do metal.

Créditos da Resolução: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Área do Conhecimento: Ciências da Natureza e suas tecnologias

Ano da Prova: 2010

Nível de Dificuldade da Questão: Difícil

Assuntos: Ligações Químicas

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar