Disciplina: Sociologia 0 Curtidas

TEXTO I A primeira grande lei educacional do Brasil, de - ENEM 2022

Questão 66 - Caderno Azul
Atualizado em 13/05/2024

TEXTO I

A primeira grande lei educacional do Brasil, de 1827, determinava que, nas “escolas de primeiras letras” do Império, meninos e meninas estudassem separados e tivessem currículos diferentes. No Senado, o Visconde de Cayru foi um dos defensores de que o currículo de matemática das garotas fosse o mais enxuto possível. Nas palavras dele, o “belo sexo” não tinha capacidade intelectual para ir muito longe: – Sobre as contas, são bastantes [para as meninas] as quatro espécies, que não estão fora do seu alcance e lhes podem ser de constante uso na vida.



TEXTO II

No Senado, o único a defender publicamente que as meninas tivessem, em matemática, um currículo idêntico ao dos meninos foi o Marquês de Santo Amaro (RJ). Ele argumentou: – Não me parece confome, às luzes do tempo em que vivemos, deixarmos de facilitar às brasileiras a aquisição desses conhecimentos [mais aprofundados de matemática]. A oposição que se manifesta não pode nascer senão do arraigado e péssimo costume em que estavam os antigos, os quais nem queriam que suas filhas aprendessem a ler.

Os discursos expressam pontos de vista divergentes respectivamente pela oposição entre

WESTIN, R. Senado Notícias. Disponível em: www.12.senado.leg.br. Acesso em: 20 out. 2021. (Adaptado)

  1. liberdade de gênero e controle social.

  2. equidade de escolha e imposição cultural.

  3. dominação de corpos e igualdade humana.

  4. geração de oportunidade e restrição profissional.

  5. exclusão de competências e participação política.


Solução

Alternativa Correta: C) dominação de corpos e igualdade humana.

O texto I aborda a separação do ensino entre meninos e meninas por defender que havia um atraso intelectual por parte das meninas, demonstrando a proposição sobre a dominação do corpo feminino com base em construções sociais. Enquanto no texto II, há a defesa de que meninos e meninas possuem as mesmas capacidades intelectuais ao afirmar que elas deveriam ter ensino aprofundado de matemática.

Resolução adaptada de: Descomplica

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Área do Conhecimento: Ciências Humanas e suas tecnologias

Ano da Prova: 2022

Nível de Dificuldade da Questão: Médio

Assuntos: Cidadania

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar