Voltar para Questões Diversas

AV1 - Profissionalização Docente

Foram encontradas 6 questões
Exibindo questões de 1 a 6.

A avaliação da aprendizagem desempenha um papel crucial na educação

AV1

A avaliação da aprendizagem desempenha um papel crucial na educação, pois serve como um mecanismo de medição do progresso dos alunos, da aquisição de conhecimento e das habilidades ao longo do tempo. Ela é uma ferramenta essencial para professores e alunos, fornecendo feedback valioso sobre o processo de ensino-aprendizagem.
A avaliação não deve ser vista apenas como uma maneira de apresentar notas, mas como uma oportunidade de compreender o que os alunos aprenderam e como podem melhorar. Ela pode assumir várias formas, desde testes e avaliações escritas até projetos práticos, apresentações e análises em sala de aula. O importante é que seja adaptado ao objetivo de aprendizagem e às necessidades dos alunos.
Além disso, a avaliação da aprendizagem também desempenha um papel na promoção da equidade na educação, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de demonstrar seu conhecimento, independentemente de suas diferenças individuais.
Em resumo, a avaliação da aprendizagem é uma parte fundamental do processo educacional, que fornece informações valiosas para melhorar o ensino, promover a aprendizagem dos alunos e garantir a equidade na educação.

Parte superior do formulário
Luckesi (1995) entende a avaliação como um juízo de qualidade sobre dados relevantes, tendo em vista uma tomada de decisão.

Shulman, Tardif e Gauthier, apesar de suas diferentes perspectivas e

AV1

Shulman, Tardif e Gauthier, apesar de suas diferentes perspectivas e abordagens, contribuem para a compreensão da complexidade dos saberes docentes. Ao trazer esses teóricos para um diálogo conjunto, é possível traçar conexões entre suas abordagens e, assim, obter uma visão mais abrangente e integrada sobre a prática docente.

Considerando o processo de construção da identidade docente, analise

AV1

Considerando o processo de construção da identidade docente, analise ao citação a seguir. Uma identidade profissional se constrói, pois, a partir da significação social da profissão; da revisão constante dos significados sociais; da revisão das tradições. Mas também da reafirmação de práticas consagradas culturalmente e que permanecem significativas. Práticas que resistem à inovações porque prenhe de saberes válidos às necessidades da realidade. Do confronto entre as teorias e as práticas, da análise sistemática das práticas à luz das teorias existentes, da construção de novas teorias. Constrói-se também, pelo significado que cada professor, enquanto ator e autor, confere à atividade docente no seu cotidiano a partir de seus valores, do seu modo de situar-se no mundo, de sua história de vida, de suas representações, de seus saberes, de suas angústias e anseios, do sentido que tem em sua vida o seu professor. Assim como a partir de sua rede de relações com outros professores, nas escolas, nos sindicatos e em outros agrupamentos.

Considerando o processo de construção da identidade docente, analise as afirmativas a seguir:
I. Identidade é um processo de construção social em que o sujeito se constrói a partir da referência que recebe dos demais.
II. O processo de construção da identidade é capaz de levar o indivíduo a se autoconhecer.
III. O processo de construção da identidade promove a compreensão do que seja o diferente de si.
IV. O processo de construção da identidade é solitário e faz com que o sujeito se desvincule dos demais.

A preocupação com os saberes docentes não é algo recente e decorre

AV1

A preocupação com os saberes docentes não é algo recente e decorre por vários anos. Autores como Tardif (2013); Gauthier et al (1998), dentre outros, têm discutido acerca dos saberes docentes, todavia, ainda mal conseguimos identificar os atos do professor que, na sala de aula, têm influência concreta sobre a aprendizagem dos alunos.
A discussão acerca dos saberes necessários a ação docente gerou distintas tipologias que balizam os diferentes tipos de conhecimentos que o professor mobiliza ao realizar sua ação docente.
Deste modo, evidenciar esses saberes denota reconhecer a existência de um alicerce de conhecimentos referentes ao ensino e a profissão, valorizando o saber estabelecido/socializado pelos professores, em sua prática docente, sinalizando direções tanto para a formação docente quanto para sua profissionalização.

A reforma pombalina, que resultou na ruptura com a educação jesuítica

AV1

A reforma pombalina, que resultou na ruptura com a educação jesuítica no Brasil colônia, teve um significativo impacto no processo de profissionalização docente.
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta corretamente um aspecto relevante dessa ruptura:
I. A reforma pombalina reforçou a ênfase na formação religiosa dos professores, mantendo a tradição jesuítica de considerar a docência como um sacerdócio.
II. A reforma pombalina introduziu a necessidade de formação educacional específica para os professores, contribuindo para a profissionalização docente.
III. A reforma pombalina enfatizou a manutenção do sistema de ensino jesuítico, priorizando a continuidade das práticas educacionais estabelecidas religiosas.
IV. A reforma pombalina estabeleceu que a docência requereria qualificação formal de confissão católica, excluindo do magistério os não católicos.

Segundo Freire (1979), a ação docente é a base de uma boa formação

AV1

Segundo Freire (1979), a ação docente é a base de uma boa formação escolar e contribui para a construção de uma sociedade pensante. Entretanto, para que isso seja possível, o docente precisa assumir seu verdadeiro compromisso e encarar o caminho do aprender a ensinar. Evidentemente, ensinar é uma responsabilidade que precisa ser trabalhada e desenvolvida. Um educador precisa sempre, a cada dia, renovar sua forma pedagógica para, da melhor maneira, atender a seus alunos, pois é por meio do comprometimento e da “paixão” pela profissão e pela educação que o educador pode, verdadeiramente, assumir o seu papel e se interessar em realmente aprender a ensinar.

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora