AV1 - Profissionalização Docente
Exibindo questões de 1 a 6.
A avaliação da aprendizagem desempenha um papel crucial na educação
AV1A avaliação da aprendizagem desempenha um papel crucial na educação, pois serve como um mecanismo de medição do progresso dos alunos, da aquisição de conhecimento e das habilidades ao longo do tempo. Ela é uma ferramenta essencial para professores e alunos, fornecendo feedback valioso sobre o processo de ensino-aprendizagem.
A avaliação não deve ser vista apenas como uma maneira de apresentar notas, mas como uma oportunidade de compreender o que os alunos aprenderam e como podem melhorar. Ela pode assumir várias formas, desde testes e avaliações escritas até projetos práticos, apresentações e análises em sala de aula. O importante é que seja adaptado ao objetivo de aprendizagem e às necessidades dos alunos.
Além disso, a avaliação da aprendizagem também desempenha um papel na promoção da equidade na educação, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de demonstrar seu conhecimento, independentemente de suas diferenças individuais.
Em resumo, a avaliação da aprendizagem é uma parte fundamental do processo educacional, que fornece informações valiosas para melhorar o ensino, promover a aprendizagem dos alunos e garantir a equidade na educação.
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Luckesi (1995) entende a avaliação como um juízo de qualidade sobre dados relevantes, tendo em vista uma tomada de decisão.
Shulman, Tardif e Gauthier, apesar de suas diferentes perspectivas e
AV1Shulman, Tardif e Gauthier, apesar de suas diferentes perspectivas e abordagens, contribuem para a compreensão da complexidade dos saberes docentes. Ao trazer esses teóricos para um diálogo conjunto, é possível traçar conexões entre suas abordagens e, assim, obter uma visão mais abrangente e integrada sobre a prática docente.
Considerando o processo de construção da identidade docente, analise
AV1Considerando o processo de construção da identidade docente, analise ao citação a seguir. Uma identidade profissional se constrói, pois, a partir da significação social da profissão; da revisão constante dos significados sociais; da revisão das tradições. Mas também da reafirmação de práticas consagradas culturalmente e que permanecem significativas. Práticas que resistem à inovações porque prenhe de saberes válidos às necessidades da realidade. Do confronto entre as teorias e as práticas, da análise sistemática das práticas à luz das teorias existentes, da construção de novas teorias. Constrói-se também, pelo significado que cada professor, enquanto ator e autor, confere à atividade docente no seu cotidiano a partir de seus valores, do seu modo de situar-se no mundo, de sua história de vida, de suas representações, de seus saberes, de suas angústias e anseios, do sentido que tem em sua vida o seu professor. Assim como a partir de sua rede de relações com outros professores, nas escolas, nos sindicatos e em outros agrupamentos.
Considerando o processo de construção da identidade docente, analise as afirmativas a seguir:
I. Identidade é um processo de construção social em que o sujeito se constrói a partir da referência que recebe dos demais.
II. O processo de construção da identidade é capaz de levar o indivíduo a se autoconhecer.
III. O processo de construção da identidade promove a compreensão do que seja o diferente de si.
IV. O processo de construção da identidade é solitário e faz com que o sujeito se desvincule dos demais.
A preocupação com os saberes docentes não é algo recente e decorre
AV1A preocupação com os saberes docentes não é algo recente e decorre por vários anos. Autores como Tardif (2013); Gauthier et al (1998), dentre outros, têm discutido acerca dos saberes docentes, todavia, ainda mal conseguimos identificar os atos do professor que, na sala de aula, têm influência concreta sobre a aprendizagem dos alunos.
A discussão acerca dos saberes necessários a ação docente gerou distintas tipologias que balizam os diferentes tipos de conhecimentos que o professor mobiliza ao realizar sua ação docente.
Deste modo, evidenciar esses saberes denota reconhecer a existência de um alicerce de conhecimentos referentes ao ensino e a profissão, valorizando o saber estabelecido/socializado pelos professores, em sua prática docente, sinalizando direções tanto para a formação docente quanto para sua profissionalização.
A reforma pombalina, que resultou na ruptura com a educação jesuítica
AV1A reforma pombalina, que resultou na ruptura com a educação jesuítica no Brasil colônia, teve um significativo impacto no processo de profissionalização docente.
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta corretamente um aspecto relevante dessa ruptura:
I. A reforma pombalina reforçou a ênfase na formação religiosa dos professores, mantendo a tradição jesuítica de considerar a docência como um sacerdócio.
II. A reforma pombalina introduziu a necessidade de formação educacional específica para os professores, contribuindo para a profissionalização docente.
III. A reforma pombalina enfatizou a manutenção do sistema de ensino jesuítico, priorizando a continuidade das práticas educacionais estabelecidas religiosas.
IV. A reforma pombalina estabeleceu que a docência requereria qualificação formal de confissão católica, excluindo do magistério os não católicos.
Segundo Freire (1979), a ação docente é a base de uma boa formação
AV1Segundo Freire (1979), a ação docente é a base de uma boa formação escolar e contribui para a construção de uma sociedade pensante. Entretanto, para que isso seja possível, o docente precisa assumir seu verdadeiro compromisso e encarar o caminho do aprender a ensinar. Evidentemente, ensinar é uma responsabilidade que precisa ser trabalhada e desenvolvida. Um educador precisa sempre, a cada dia, renovar sua forma pedagógica para, da melhor maneira, atender a seus alunos, pois é por meio do comprometimento e da “paixão” pela profissão e pela educação que o educador pode, verdadeiramente, assumir o seu papel e se interessar em realmente aprender a ensinar.
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