Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas

A reforma pombalina, que resultou na ruptura com a educação jesuítica

Atualizado em 10/02/2025

A reforma pombalina, que resultou na ruptura com a educação jesuítica no Brasil colônia, teve um significativo impacto no processo de profissionalização docente.
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta corretamente um aspecto relevante dessa ruptura:
I. A reforma pombalina reforçou a ênfase na formação religiosa dos professores, mantendo a tradição jesuítica de considerar a docência como um sacerdócio.
II. A reforma pombalina introduziu a necessidade de formação educacional específica para os professores, contribuindo para a profissionalização docente.
III. A reforma pombalina enfatizou a manutenção do sistema de ensino jesuítico, priorizando a continuidade das práticas educacionais estabelecidas religiosas.
IV. A reforma pombalina estabeleceu que a docência requereria qualificação formal de confissão católica, excluindo do magistério os não católicos.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) IV, apenas.
e) III e IV, apenas.


Solução

Alternativa correta: B) II, apenas.. De acordo com o gabarito AVA.

A reforma pombalina, implementada no Brasil colônia no século XVIII, teve como objetivo principal a expulsão dos jesuítas do país e a reorganização do sistema de ensino. Nesse contexto, a reforma pombalina introduziu a necessidade de formação educacional específica para os professores, contribuindo para a profissionalização docente. Isso significou que os professores precisavam ter uma formação mais sistemática e especializada para exercer sua profissão, o que foi um passo importante para a modernização do sistema de ensino.

As outras alternativas são incorretas porque:

I: A reforma pombalina não reforçou a ênfase na formação religiosa dos professores, pois o objetivo era justamente romper com a educação jesuítica e estabelecer um sistema de ensino mais laico.
III: A reforma pombalina não enfatizou a manutenção do sistema de ensino jesuítico, pois o objetivo era justamente substituir esse sistema por um novo modelo de ensino.
IV: A reforma pombalina não estabeleceu que a docência requereria qualificação formal de confissão católica, excluindo do magistério os não católicos. Embora a Igreja Católica ainda tivesse uma grande influência na sociedade brasileira, a reforma pombalina buscou estabelecer um sistema de ensino mais laico e menos dependente da Igreja.
Portanto, a alternativa II é a única que apresenta corretamente um aspecto relevante da ruptura com a educação jesuítica no Brasil colônia.

Prova: AV1 - Profissionalização Docente

Assuntos: Pedagogia Histórica, Desenvolvimento Profissional Docente

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