Disciplina: Pedagogia 0 Curtidas
A preocupação com os saberes docentes não é algo recente e decorre
A preocupação com os saberes docentes não é algo recente e decorre por vários anos. Autores como Tardif (2013); Gauthier et al (1998), dentre outros, têm discutido acerca dos saberes docentes, todavia, ainda mal conseguimos identificar os atos do professor que, na sala de aula, têm influência concreta sobre a aprendizagem dos alunos.
A discussão acerca dos saberes necessários a ação docente gerou distintas tipologias que balizam os diferentes tipos de conhecimentos que o professor mobiliza ao realizar sua ação docente.
Deste modo, evidenciar esses saberes denota reconhecer a existência de um alicerce de conhecimentos referentes ao ensino e a profissão, valorizando o saber estabelecido/socializado pelos professores, em sua prática docente, sinalizando direções tanto para a formação docente quanto para sua profissionalização.
Com base no texto, assinale qual é a principal diferença entre as abordagens de Shulman e Tardif em relação aos saberes docentes. Alternativas:
a) Shulman enfatiza a intuição e a adaptação prática, enquanto Tardif destaca a importância do conhecimento de conteúdo.
b) Shulman propõe uma distinção entre conhecimento de conteúdo e conhecimento pedagógico, enquanto Tardif foca na influência do contexto.
c) Shulman valoriza os saberes situados, enquanto Tardif ressalta a necessidade de conhecimento pedagógico.
d) Shulman introduz os saberes situados, enquanto Tardif destaca os saberes da experiência.
e) Shulman destaca os saberes da experiência, enquanto Tardif enfatiza a importância do conhecimento pedagógico.
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