Disciplina: Biologia 0 Curtidas
Estudos revelaram como a disbiose – desequilíbrio da - UNICAMP 2023
Estudos revelaram como a disbiose – desequilíbrio da microbiota intestinal – pode influenciar no desenvolvimento de distúrbios neurodegenerativos como a doença de Parkinson. As pessoas acometidas por essa doença apresentam alterações significativas nos centros motores do cérebro.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas no excerto a seguir.
A agregação da proteína a-sinucleína nos (i) ________ está relacionada com a doença de Parkinson. Foi demonstrado que células específicas do tecido (ii) ________ da mucosa intestinal podem expressar essa proteína. A disbiose pode levar ao aumento de espécies de (iii) ________ que, eventualmente, contribuem para agregação da a-sinucleína no intestino, e essa proteína pode migrar para o (iv) ________, configurando um possível mecanismo de surgimento da doença de Parkinson esporádica.
(Adaptado de https://agencia.fapesp.br/estudo-revela-como-odesequilibrio-da-microbiota-intestinal-pode-levar-a-doenca-deparkinson/38159/. Acesso em 07/06/2022.)
-
(i) neurônios; (ii) epitelial; (iii) bactérias; (iv) sistema nervoso central.
-
(i) linfonodos; (ii) conjuntivo; (iii) bactérias; (iv) sistema nervoso autônomo.
-
(i) linfonodos; (ii) epitelial; (iii) vírus; (iv) sistema nervoso central.
-
(i) neurônios; (ii) conjuntivo; (iii) vírus; (iv) sistema nervoso autônomo.
Solução
Alternativa Correta: A) (i) neurônios; (ii) epitelial; (iii) bactérias; (iv) sistema nervoso central.
A agregação da proteína a-sinucleína nos (i) neurônios está relacionada com a doença de Parkinson. Foi demonstrado que células específicas do tecido (ii) epitelial da mucosa intestinal podem expressar essa proteína. A disbiose pode levar ao aumento de espécies de (iii) bactérias que, eventualmente, contribuem para agregação da a-sinucleína no intestino, e essa proteína pode migrar para o (iv) sistema nervoso central, configurando um possível mecanismo de surgimento da doença de Parkinson esporádica.
Resolução adaptada de: Curso Objetivo
Institução: UNICAMP
Ano da Prova: 2023
Assuntos: Biologia Celular
Vídeo Sugerido: YouTube