Voltar para Vestibulares

Biologia

Continua após a publicidade..
Foram encontradas 599 questões
Exibindo questões de 1 a 100.

A tabela a seguir mostra a condição de duas variáveis- FUVEST 2024

Biologia - 2024

A tabela a seguir mostra a condição de duas variáveis sociais em quatro cidades urbanas genéricas.

Questão 32 - FUVEST 2024

Os jardins de chuva, como o esquematizado na figura, vêm - FUVEST 2024

Biologia - 2024

Os jardins de chuva, como o esquematizado na figura, vêm sendo implantados em áreas urbanas como uma alternativa de baixo custo para minimizar alagamentos. São canteiros de plantas que ocupam partes rebaixadas do terreno, com a função de reter parte das águas pluviais e diminuir sua velocidade de escoamento. Para isso, o solo do jardim deve ser preparado a fim de absorver a água e facilitar sua infiltração, direcionando-a ao lençol freático. Outra vantagem desses jardins é a retenção e decomposição de poluentes carreados pelas águas pluviais. Ainda, ao mesclar diversos tipos de plantas, os jardins de chuva atraem animais e aumentam a biodiversidade local.

Questão 40 - FUVEST 2024

A partir do cladograma apresentado, que expressa algumas - FUVEST 2024

Biologia - 2024

Questão 69 - FUVEST 2024

O comércio de peixes ornamentais é um mercado que - UNESP 2024

Biologia - 2024

O comércio de peixes ornamentais é um mercado que movimenta milhares de dólares no Brasil e no mundo, porém, essa atividade também é uma das principais fontes de introdução de espécies exóticas. Só no Brasil, mais de 70 espécies de peixes ornamentais não nativos já foram identificadas no ambiente natural, incluindo recentemente o peixe conhecido como paulistinha ou peixe-zebra, nativo do sul da Ásia.

O mês de maio é dedicado à conscientização e combate à - UNESP 2024

Biologia - 2024

O mês de maio é dedicado à conscientização e combate à doença celíaca, uma condição autoimune que afeta cerca de 1% da população mundial. Mas, apesar de sua prevalência, a doença celíaca ainda é pouco conhecida e pouco diagnosticada dentre muitos casos, o que pode levar a complicações de saúde. A doença celíaca ocorre quando o sistema imunológico reage de forma anormal ao glúten, uma proteína presente em muitos alimentos. Isso pode causar inflamação e danos no revestimento do intestino delgado, prejudicando a absorção de nutrientes. Os sintomas podem incluir dor abdominal, diarreia, inchaço e perda de peso.

O clima quente do país [Brasil] exige a utilização, em - UNESP 2024

Biologia - 2024

O clima quente do país [Brasil] exige a utilização, em grandes quantidades, de defensivos agrícolas, a fim de proteger as lavouras de pragas e de ervas daninhas. Esses defensivos podem gerar impactos significativos sobre a flora e a fauna. Desde meados dos anos 2000, toda uma linha de pesquisa na Unesp tem procurado investigar o impacto desses defensivos sobre as populações de abelhas, animais que desempenham um trabalho ambiental fundamental para a manutenção tanto das matas quanto das próprias lavouras.

O fenômeno da bioluminescência ocorre em organismos que - UNESP 2024

Biologia - 2024

O fenômeno da bioluminescência ocorre em organismos que emitem luz por meio da reação química de oxidação da luciferina catalisada pela enzima luciferase. Em vaga- -lumes, a emissão de luz pela extremidade do abdome atrai parceiros para a reprodução, mas também chama a atenção de predadores.

Leia um trecho da história em quadrinhos “Asterios Polyp” - UNESP 2024

Biologia - 2024

Leia um trecho da história em quadrinhos “Asterios Polyp”, de David Mazzucchelli.

Questão 64 - UNESP 2024

Analise o gráfico que apresenta a porcentagem de células - UNESP 2024

Biologia - 2024

Analise o gráfico que apresenta a porcentagem de células sanguíneas (hematopoiese) que diferentes órgãos humanos produzem ao longo das fases pré-natal e pós-natal.

Questão 65 - UNESP 2024

Pesquisadores avaliaram o perfil epidemiológico dos - UNESP 2024

Biologia - 2024

Pesquisadores avaliaram o perfil epidemiológico dos acidentes ofídicos ocorridos no estado de Minas Gerais entre os anos de 2007 e 2019. Dentre as espécies de serpentes envolvidas, o gênero Bothrops apresentou maiores índices de acidentes ofídicos, seguido por Crotalus, Micrurus e Lachesis. O gráfico apresenta informações sobre o número de registros de acidentes ofídicos por mês, na localidade estudada, considerando-se apenas esses quatro gêneros de serpentes.

Questão 66 - UNESP 2024

Os alelos responsáveis pela determinação genética dos - UNESP 2024

Biologia - 2024

Os alelos responsáveis pela determinação genética dos antígenos do sistema sanguíneo ABO estão localizados em um lócus do cromossomo 9. Já o gene para um tipo de daltonismo está localizado em uma região específica do cromossomo sexual X. A imagem a seguir ilustra os dois pares de cromossomos de uma mulher que estão relacionados aos referidos genes.

Questão 67 - UNESP 2024

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) - UNESP 2024

Biologia - 2024

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece que produtos alimentícios que contenham algum nutriente em quantidade elevada e prejudicial à saúde, como açúcar, sódio e gordura, apresentem essa informação em seus rótulos por meio de figuras padronizadas.

Questão 68 - UNESP 2024

As gorduras são constituídas por misturas de triglicerídeos que, quando hidrolisados no organismo humano, produzem diferentes moléculas de ácidos graxos. O quadro mostra as fórmulas químicas dos ácidos graxos obtidos em maior porcentagem na hidrólise enzimática de dois tipos de gorduras, X e Y

Questão 68 - UNESP 2024

A hidrólise enzimática da gordura ____________ produz maior porcentagem de ácidos graxos ____________ , que contribuem para a manutenção dos níveis adequados de lipoproteínas do tipo____________. Essas lipoproteínas ajudam a eliminar o excesso de colesterol do sangue e a prevenir a obstrução de vasos sanguíneos.

O exame de diagnóstico por imagem denominado PET-Scan - UNESP 2024

Biologia - 2024

O exame de diagnóstico por imagem denominado PET-Scan (sigla em inglês para Tomografia por Emissão de Pósitrons) utiliza como emissor de pósitrons Questão 69 - UNESP 2024 o radionuclídeo 18F.

Um produto químico sob forma de aerossol, empregado para - UNESP 2024

Biologia - 2024

Um produto químico sob forma de aerossol, empregado para lubrificar e soltar peças travadas, apresenta em sua embalagem os seguintes símbolos (pictogramas):

Questão 70 - UNESP 2024

O sistema Li/MnO2 é o exemplo mais representativo das - UNESP 2024

Biologia - 2024

O sistema Li/MnO2 é o exemplo mais representativo das pilhas primárias (de uso único) de lítio

Questão 71 - UNESP 2024

Essas pilhas empregam eletrólitos dissolvidos em solventes não aquosos, em recipientes selados. O processo de descarga dessa pilha envolve a reação 4Li + MnO2 2Li2 O + Mn Essa pilha fornece uma diferença de potencial (voltagem) em torno de 3,0 V à temperatura ambiente, mas mostra excelente desempenho em temperaturas superiores. A grande vantagem das pilhas à base de lítio é a ausência de metais pesados reconhecidamente danosos ao meio ambiente, como mercúrio, cádmio e chumbo. Porém, os perigos relativos à pilha Li/MnO2 são de outra natureza, estando relacionados ao seu descarte e reciclagem. Após a corrosão do invólucro externo, é liberado o solvente não aquoso, inflamável e tóxico. O lítio metálico não reagido, em contato com água e umidade do ar, desprende calor e gás inflamável (hidrogênio), podendo levar à ignição do produto descartado. Por isso, a presença de voltagem residual nesse resíduo é um problema, pois significa a presença de lítio metálico. As características listadas para a pilha de lítio tornam a disposição final inadequada e até mesmo a reciclagem uma operação de risco, pela possibilidade de fogo e explosão.

Na série ficcional Wandinha, o poder da visão é - FUVEST 2024

Biologia - 2024

Na série ficcional Wandinha, o poder da visão é transmitido entre as bruxas, conforme o modelo genealógico hipotético a seguir:

Questão 15 - FATEC 2020 - Caderno Azul

“O Quim disse-me também que as feridas do Cão Tinhoso - FUVEST 2024

Biologia - 2024

“O Quim disse-me também que as feridas do Cão Tinhoso eram por causa da guerra e da bomba atômica [...] O Quim disse-me isso de o Cão Tinhoso ser muito velho quando um dia o vimos a bocejar sem dentes na boca. Foi nesse dia que me contou a história da bomba atômica com os japoneses pequeninos a morrer todos que era uma beleza e o Cão Tinhoso a fugir depois de ela rebentar e a correr uma distância monstra para não morrer.”

Em 2023, a imprensa mundial anunciou a criação da - FUVEST 2024

Biologia - 2024

Em 2023, a imprensa mundial anunciou a criação da almôndega de carne de mamute. A ilustração a seguir resume a biotecnologia envolvida nesse processo.

Questão 18 - FUVEST 2023

O gráfico a seguir ilustra o perfil de digestão de - FUVEST 2024

Biologia - 2024

O gráfico a seguir ilustra o perfil de digestão de quatro substâncias no organismo humano, de acordo com a variação do pH.

Questão 20 - Fuvest 2024

Leia o trecho do livro On the origin of species by means - UNESP 2023

Biologia - 2023

Leia o trecho do livro On the origin of species by means of natural selection, escrito por Charles Darwin e publicado em 1859.


A struggle for existence inevitably follows from the high rate at which all organic beings tend to increase. Every being, which during its natural lifetime produces several eggs or seeds, must suffer destruction during some period of its life, and during some season or occasional year, otherwise, on the principle of geometrical increase, its numbers would quickly become so inordinately great that no country could support the product.

Um professor de Biologia apresentou a seus alunos - UNESP 2023

Biologia - 2023

Um professor de Biologia apresentou a seus alunos o seguinte trecho de uma matéria sobre o meio ambiente:


“Se a Amazônia é vista como o pulmão do mundo, podemos dizer que o Pantanal é o ‘rim’ da porção da América do Sul”, diz Cássio Bernardino, coordenador de Projetos do WWF-Brasil.

Quando a pandemia de covid-19 alastrou-se pelo Brasil - UNESP 2023

Biologia - 2023

Quando a pandemia de covid-19 alastrou-se pelo Brasil, cientistas do Instituto Butantan dedicaram-se à pesquisa de uma vacina. O método usado foi a inoculação viral em ovos de galinha, técnica já utilizada para a produção da vacina da gripe (Influenza) e grande especialidade do Butantan. Nascia assim a ButanVac, imunizante do Butantan contra o SARS-CoV-2 inteiramente produzido no Brasil.

(https://butantan.gov.br. Adaptado.)

Nesta técnica, uma pequena quantidade de vírus modificado, inofensivo para humanos, é inoculada em ovos que posteriormente serão incubados por 72 horas. Ao final deste período haverá uma grande quantidade de vírus em um líquido que contém resíduos metabólicos armazenados em uma estrutura do ovo. Esse líquido é então coletado, os vírus são isolados, inativados e utilizados na produção da vacina. A imagem representa as estruturas internas de um ovo embrionado de galinha.

UNESP 2023

Leia o poema “Pneumotórax”, do poeta Manuel Bandeira - UNESP 2023

Biologia - 2023

Leia o poema “Pneumotórax”, do poeta Manuel Bandeira (1886-1968).


Febre, hemoptise, dispneia e suores noturnos. A vida inteira que podia ter sido e que não foi. Tosse, tosse, tosse.
Mandou chamar o médico:
— Diga trinta e três.
— Trinta e três… trinta e três… trinta e três…
— Respire.
-----------------------------------------------------------------
— O senhor tem uma escavação no pulmão

[esquerdo e o pulmão direito infiltrado.

— Então, doutor, não é possível tentar o

[pneumotórax?

— Não. A única coisa a fazer é tocar um tango

[argentino.

Fábio e Rogério, dois irmãos gêmeos monozigóticos - UNESP 2023

Biologia - 2023

Fábio e Rogério, dois irmãos gêmeos monozigóticos, adultos e saudáveis, encontraram-se em São Paulo, a fim de doarem sangue para o irmão mais novo, Marcelo, também adulto, que acabara de ser diagnosticado com leucemia mieloide. Os três moram em São Paulo, mas Fábio voltou às pressas do Guarujá, no litoral de São Paulo, onde passava férias há 20 dias. Rogério voltou de La Paz, na Bolívia, onde também estava em férias há 20 dias. Assim que que se encontraram, foram submetidos a um exame de sangue, hemograma, para avaliação de seus parâmetros hematológicos.

A tabela apresenta alguns dados obtidos com o hemograma de cada um deles.

UNESP 2023

A figura representa três momentos sucessivos da - FUVEST 2023

Biologia - 2023

A figura representa três momentos sucessivos da população adulta de uma determinada espécie de peixe em uma região na qual há atividade pesqueira. O momento I representa a composição da população adulta antes da pesca. No momento II, observam-se os sobreviventes adultos logo após a pesca. O momento III representa os indivíduos adultos após alguns ciclos de reprodução.

Questão 15 - FUVEST 2023

O papilomavírus humano (HPV) é um grupo de vírus muito - UNICAMP 2023

Biologia - 2023

O papilomavírus humano (HPV) é um grupo de vírus muito comum no mundo. Existem muitos tipos de HPV e a maioria deles não causa problemas ao organismo humano. Porém, os tipos de HPV 16 e 18 estão associados com 70% dos casos de cânceres de colo do útero e lesões genitais pré-cancerosas.

Analise o esquema de um jogo de palavras cruzadas. - UNESP 2023

Biologia - 2023

Analise o esquema de um jogo de palavras cruzadas.

UNESP 2023

Na transformação de energia luminosa em energia química - UNICAMP 2023

Biologia - 2023

Na transformação de energia luminosa em energia química pelas plantas, há uma série de reações de redução e oxidação. Para que a cadeia transportadora de elétrons nos cloroplastos ocorra, os elementos que a compõem estão arranjados nas membranas dos tilacóides, de acordo com o seu potencial redox. Na atividade fotoquímica, o oxigênio é produzido, assim como moléculas essenciais para a manutenção do metabolismo celular, como o ATP e o NADPH.

A imagem mostra um cogumelo que cresceu em meio a - UNESP 2023

Biologia - 2023

A imagem mostra um cogumelo que cresceu em meio ao gramado do jardim de uma residência.

UNESP 2023

Considerando a distribuição filogenética do gene GFP, é - UNICAMP 2023

Biologia - 2023

A proteína verde fluorescente, do inglês green fluorescence protein (GFP) – observada pela primeira vez na água-viva (Aequorea victoria) –, tornou-se uma das ferramentas mais importantes usadas na biociência contemporânea. Evolutivamente, a distribuição filogenética dos genes homólogos de GFP foi encontrada apenas nos filos Cnidaria, Arthropoda e Chordata.

Rio Claro, Araraquara e São José do Rio Preto, cidades - UNESP 2023

Biologia - 2023

Rio Claro, Araraquara e São José do Rio Preto, cidades paulistas às margens da rodovia Washington Luiz, possuem câmpus da Unesp. O mesmo acontece em relação às cidades de Botucatu, Bauru e Araçatuba, localizadas às margens da rodovia Marechal Rondon.

O mapa apresenta a localização dessas cidades no estado de São Paulo.

UNESP 2023

(www.google.com.br. Adaptado.)

Considere que a rodovia Washington Luiz e a rodovia Marechal Rondon representam dois cromossomos não homólogos nas células da linhagem germinativa de um organismo diploide, que as cidades citadas ocupam loci gênicos ao longo desses cromossomos e que a distância entre essas cidades seja proporcional à distância em unidades de recombinação (UR), ou centimorgans. Os cromossomos homólogos àqueles representandos por cada uma dessas rodovias seriam os acostamentos que correm ao lado de cada uma delas.

Sobre a localização celular da proteína MRTFA-GFP entre - UNICAMP 2023

Biologia - 2023

A proteína verde fluorescente, do inglês green fluorescence protein (GFP) – observada pela primeira vez na água-viva (Aequorea victoria) –, tornou-se uma das ferramentas mais importantes usadas na biociência contemporânea. Evolutivamente, a distribuição filogenética dos genes homólogos de GFP foi encontrada apenas nos filos Cnidaria, Arthropoda e Chordata.

(Adaptado de MACEL, Marie-Lyne et al. Zoological Letters, Londres. v. 6, p.2-11, 2020.)

Com o uso de biotecnologia, pesquisadores podem ligar a GFP a outras proteínas de interesse, antes invisíveis. Assim, esse marcador brilhante permite a observação dos movimentos, das posições e das interações das proteínas marcadas. A figura a seguir apresenta a variação da localização celular da proteína MRTFA-GFP em função do tempo. Após um estímulo em t = 0 min, a localização da proteína MRTFA-GFP se modifica devido ao seu correto enovelamento (quando a estrutura de uma proteína assume a sua configuração funcional).

(Adaptado de INFANTE, Elvira et al. Nature Physics, Londres, v. 15, p. 973-981, set. 2019.)

UNICAMP 2023

Cientistas desvendaram o mecanismo causador da síndrome - UNICAMP 2023

Biologia - 2023

Cientistas desvendaram o mecanismo causador da síndrome de Pitt-Hopkins, uma disfunção neuropsiquiátrica que tem características do transtorno do espectro autista. A síndrome de Pitt-Hopkins tem como origem uma mutação no gene TCF4 e causa déficit cognitivo, atraso motor profundo, ausência de fala funcional e anormalidades respiratórias. O genoma humano tem duas cópias de cada gene. A síndrome de Pitt-Hopkins ocorre quando uma das cópias do TCF4 não funciona. Os cientistas buscam alternativas para inserir uma terceira cópia ou fazer com que a única cópia funcional expresse mais proteína para compensar a cópia defeituosa.

“Para reduzir a dependência de fertilizantes importados - FUVEST 2023

Biologia - 2023

“Para reduzir a dependência de fertilizantes importados para a agricultura, especialmente o nitrogênio, cientistas têm trabalhado no desenvolvimento de organismos geneticamente modificados que podem ser úteis no cultivo de plantações. Uma das propostas é transferir genes das bactérias fixadoras de nitrogênio para as organelas que mais se assemelham a esses micro-organismos, viabilizando a fixação de nitrogênio diretamente do ar pelas plantas que não se associam a essas bactérias simbiontes”.

As relações ecológicas podem ser representadas por - UNICAMP 2023

Biologia - 2023

As relações ecológicas podem ser representadas por modelos de fluxo de energia, cujas principais vantagens são as representações dos decompositores, da matéria orgânica armazenada no sistema e da energia dispendida para a manutenção dos organismos. O modelo hipotético a seguir indica os valores (kcal/m2/ano) de produtividade primária bruta (PPB), de produtividade primária líquida (PPL), de produtividade secundária líquida (PSL) e do fluxo de energia (setas). Os valores dentro das setas indicam a energia assimilada pelo próximo nível trófico

UNICAMP 2023

Estudos revelaram como a disbiose – desequilíbrio da - UNICAMP 2023

Biologia - 2023

Estudos revelaram como a disbiose – desequilíbrio da microbiota intestinal – pode influenciar no desenvolvimento de distúrbios neurodegenerativos como a doença de Parkinson. As pessoas acometidas por essa doença apresentam alterações significativas nos centros motores do cérebro.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas no excerto a seguir.

A agregação da proteína a-sinucleína nos (i) ________ está relacionada com a doença de Parkinson. Foi demonstrado que células específicas do tecido (ii) ________ da mucosa intestinal podem expressar essa proteína. A disbiose pode levar ao aumento de espécies de (iii) ________ que, eventualmente, contribuem para agregação da a-sinucleína no intestino, e essa proteína pode migrar para o (iv) ________, configurando um possível mecanismo de surgimento da doença de Parkinson esporádica.

A figura a seguir ilustra o xiquexique, um cacto nativo - FUVEST 2023

Biologia - 2023

A figura a seguir ilustra o xiquexique, um cacto nativo da Caatinga.

Questão 29 - FUVEST 2023

Dada sua alta capacidade de armazenamento de água, a planta é muito utilizada para alimentação de bovinos, de caprinos e, inclusive, de seres humanos, especialmente durante os períodos de seca, como aludido em Angústia:
(...) “Amaro vaqueiro alimentava-se, nas secas, com sementes de mucunã lavadas em sete águas, raiz de imbu, miolo de xiquexique, e de tempos a tempos furtava uma cabra no chiqueiro e atirava a culpa à suçuarana”.(...)

Em uma espermátide, todas as membranas do complexo - FAMERP 2023

Biologia - 2023

Em uma espermátide, todas as membranas do complexo golgiense foram marcadas com um elemento químico fluorescente. Depois de alguns minutos, a espermátide sofreu diferenciação celular e a célula resultante foi analisada ao microscópio.

A figura a seguir mostra indivíduos de uma espécie de - FUVEST 2023

Biologia - 2023

A figura a seguir mostra indivíduos de uma espécie de erva daninha ao longo de um trajeto de aproximadamente 100 km, desde uma área urbanizada (na porção inferior esquerda, em tons de rosa) até uma área de floresta (na porção superior direita, em tons de verde). Essas áreas urbanizadas e de floresta estão separadas por uma linha tracejada branca. As ervas daninhas amarelas são aquelas que produzem um composto que age como defesa química contra a herbivoria.
As ervas daninhas azuis não produzem esse composto.

FUVEST 2023

A queima de combustíveis fósseis como o diesel e o - FAMERP 2023

Biologia - 2023

A queima de combustíveis fósseis como o diesel e o carvão mineral libera para a atmosfera os gases dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio.

Os gráficos mostram a variação da biomassa de duas - FUVEST 2023

Biologia - 2023

Os gráficos mostram a variação da biomassa de duas populações (A e B) de uma planta herbácea ao longo da sucessão primária. Em ambos os casos, em um dado momento indicado no gráfico, ocorre a chegada de indivíduos de uma outra espécie que interagem com essa planta na comunidade.

FUVEST 2023

Em 1994, os primeiros fósseis de um hominídeo até então - FAMERP 2023

Biologia - 2023

Em 1994, os primeiros fósseis de um hominídeo até então desconhecido foram encontrados na Etiópia. Os antropólogos responsáveis pela descoberta descreveram os restos mortais como sendo de uma fêmea adulta, e decidiram chamar a espécie de Ardipithecus ramidus, apelidada de “Ardi”. Ao longo dos dez anos seguintes, vários fósseis da espécie de Ardi foram encontrados e datados entre 4,2 milhões e 4,4 milhões de anos. Quando os cientistas examinaram essa coleção de fósseis, identificaram que o pé tinha uma estrutura que permitia dar passos com o impulso dos dedos, como fazemos hoje, o que os símios que caminham sobre quatro patas não fazem.

A figura representa o ciclo da leishmania, causadora da - FUVEST 2023

Biologia - 2023

A figura representa o ciclo da leishmania, causadora da leishmaniose.

FUVEST 2023

MOREIRA et al. 2020. “Aspectos fundamentais da leishmaniose cutânea no Brasil”. DOI:10.22533/at.ed.4852012037. Adaptado.

O parasita sobrevive nas células do hospedeiro mamífero pela inativação de enzimas da(o) I , o que bloqueia a digestão intracelular e possibilita a continuidade do ciclo da leishmania. Uma das formas de se prevenir a transmissão dessa doença é II.

O fenômeno da muda, ou ecdise, que ocorre nos insetos - FAMERP 2023

Biologia - 2023

O fenômeno da muda, ou ecdise, que ocorre nos insetos hemimetábolos e holometábolos é controlado pelo hormônio ecdisona. Na natureza, existem algumas plantas que produzem a substância chamada brasinosterol, que consegue bloquear a ação da ecdisona.

O gráfico apresenta o espectro de absorção de luz pelos - FAMERP 2023

Biologia - 2023

O gráfico apresenta o espectro de absorção de luz pelos pigmentos clorofila a, clorofila b e carotenoides encontrados na maioria das espécies de plantas.

FAMERP 2023

Em novembro de 2021, uma mulher grávida que estava indo - FAMERP 2023

Biologia - 2023

Em novembro de 2021, uma mulher grávida que estava indo para a maternidade ficou presa em um engarrafamento causado por um acidente entre dois caminhões. Ela foi levada para o quartel do Corpo de Bombeiros em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, e já chegou em trabalho de parto. O bebê acabou nascendo dentro do carro, com a ajuda dos bombeiros.

Existem duas principais hipóteses que tentam explicar - FAMERP 2023

Biologia - 2023

Existem duas principais hipóteses que tentam explicar qual metabolismo energético surgiu primeiro nos seres vivos formados na Terra. Os estudos não são conclusivos, mas revelam elementos para o entendimento sobre como surgiram as reações metabólicas nos primeiros seres vivos que ocuparam o planeta.

Nas raízes de certas espécies de plantas existem nódulos - FAMERP 2023

Biologia - 2023

Nas raízes de certas espécies de plantas existem nódulos, regiões intumescidas repletas de bactérias (Rhizobium) que fixam o nitrogênio atmosférico em compostos nitrogenados, fundamentais na síntese de alguns compostos orgânicos.

Em determinada espécie animal, sabia-se da existência de - FAMERP 2023

Biologia - 2023

Em determinada espécie animal, sabia-se da existência de diferentes fenótipos quanto ao comprimento dos pelos. Havia animais com pelos curtos, pelos longos e pelos de comprimento intermediário. Quando se permitia o cruzamento entre animais de pelos curtos e animais de pelos longos, 100% da prole nascia com pelos de comprimento intermediário. Já no cruzamento de animais de pelos curtos entre si, 100% da prole nascia com pelos curtos. E no cruzamento de animais de pelos longos entre si, todos os filhotes nascidos tinham pelos longos. Esse tipo de herança genética é denominado ______________ e pode-se deduzir que, se dois animais de pelos de comprimento intermediário forem cruzados entre si, em uma próxima ninhada a probabilidade de nascerem machos com __________________.

Os vírus são organismos especiais que sempre precisam de - FAMERP 2023

Biologia - 2023

Os vírus são organismos especiais que sempre precisam de células para se reproduzir. Estruturalmente há diferentes vírus, como os vírus envelopados e os não envelopados.

Os três gráficos mostram o comportamento circadiano das - FUVEST 2023

Biologia - 2023

Os três gráficos mostram o comportamento circadiano das variáveis hormônio melatonina (produzida na glândula pineal), hormônio cortisol (produzido nas glândulas suprarenais) e temperatura corpórea em indivíduos saudáveis ao longo do dia (retângulo claro) e da noite (retângulo escuro). As linhas azuis (pontilhadas) correspondem a indivíduos mais jovens, e as vermelhas (contínuas), a indivíduos mais idosos.

FUVEST 2023

O heredograma a seguir mostra o aparecimento de AME - FUVEST 2023

Biologia - 2023

O heredograma a seguir mostra o aparecimento de AME (atrofia muscular espinhal) em um menino, filho de um casal de primos.

FUVEST 2023

A AME é uma doença autossômica recessiva rara, muitas vezes fatal na primeira infância, provocada pela morte de neurônios motores. Uma das causas da AME é uma mutação no gene SMN1, cuja frequência é de 2% na população sem AME (uma em cada 50 pessoas tem um alelo mutante).

Apesar de o termo biotecnologia ter sido introduzido no - FATEC 2023

Biologia - 2023

Apesar de o termo biotecnologia ter sido introduzido no mundo em 1919, as aplicações práticas relacionadas a essa área começaram em antigas civilizações com os processos fermentativos conhecidos por chineses para a produção de bebidas, por gregos e egípcios para a fabricação de pães, e por egípcios e mesopotâmicos para a produção de iogurtes e queijos.
Em 1674, os agentes causadores das fermentações não eram ainda conhecidos, mas nessa época o holandês Antonie Van Leeuwenhoek, por meio da visualização em um microscópio simples, descreveu, pela primeira vez, a existência de seres minúsculos que eram invisíveis a olho nu. No entanto, foi Louis Pasteur, cientista francês, duzentos anos depois, quem analisou os processos de fermentação de diversas substâncias e comprovou que eram causados pela ação de micro-organismos presentes no ar, derrubando a teoria, até então vigente, de que a fermentação era um processo exclusivamente químico.

A produção de pão teve notório desenvolvimento no Antigo - FATEC 2023

Biologia - 2023

A produção de pão teve notório desenvolvimento no Antigo Egito devido a vários fatores, entre os quais se destacam: o cultivo do trigo nas férteis margens do Nilo; os progressos na farinação e na peneiração da farinha; a preparação da massa, que era amassada com os pés; e os conhecimentos empíricos sobre fermentação.
No entanto, os egípcios não sabiam que os principais responsáveis pelo processo de fermentação da massa eram os fungos unicelulares Saccharomyces cerevisiae, conhecidos como leveduras. Nesse processo, a massa se expande e se torna mais aerada e leve.

Até a década de 1980, a insulina aplicada nas pessoas - FATEC 2023

Biologia - 2023

Até a década de 1980, a insulina aplicada nas pessoas diabéticas era extraída do pâncreas de bois e porcos por ser parecida com a humana.
Com os avanços nos conhecimentos sobre genética e biologia molecular, e nas técnicas de manipulação do DNA, a insulina sintética passou a ser produzida em laboratório por meio da técnica de DNA recombinante.
Nessa técnica, as bactérias que receberam o gene responsável pela produção da insulina são denominadas bactérias modificadas, nas quais o gene inserido será replicado.

Segundo os textos, é correto afirmar que, a) em 2020, um - FATEC 2023

Biologia - 2023

Texto 1

No Brasil, as atividades de imunização em massa foram iniciadas em 1961, com a adoção da vacina Sabin, mas sem a abrangência e a continuidade necessárias para o controle da doença. Também nessa época, foi introduzida no país a técnica laboratorial de diagnóstico do poliovírus, no Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Na década de 1970, o Ministério da Saúde tentou utilizar a vacinação de rotina em vez da promoção de campanhas, sem muito sucesso.
Em 1980 foi estabelecida a primeira estratégia de campanha nacional de imunização contra a pólio, com o objetivo de vacinar todas as crianças de até 5 anos de idade em todo território nacional, em um único dia. Com apenas três anos de existência da campanha, a incidência da pólio se aproximou de zero.
A doença é considerada oficialmente eliminada do território nacional desde 1994, quando foi emitido o certificado de erradicação da pólio pela Organização PanAmericana da Saúde (Opas/OMS).

https: tinyurl.com="" ydw3v8z7="" Acesso em: 28.10.2022. Adaptado.

Texto 2

Dados oficiais da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite mostram que, em 2022, a adesão à vacina ainda é baixa. Entre os dias 08 de agosto e 16 de setembro desse ano, somente 44 % das crianças entre um e quatro anos receberam o reforço da vacina contra a doença no Brasil.
Em 2020, o relatório da Comissão Regional para a Certificação (RCC) da Erradicação da Poliomielite nas Américas (Opas/OMS) expressou preocupação com a possibilidade de reintrodução do poliovírus no Brasil. O país passou a integrar a lista de alto risco para a doença.

Sobre a doença descrita nos textos, é correto afirmar que - FATEC 2023

Biologia - 2023

Texto 1

No Brasil, as atividades de imunização em massa foram iniciadas em 1961, com a adoção da vacina Sabin, mas sem a abrangência e a continuidade necessárias para o controle da doença. Também nessa época, foi introduzida no país a técnica laboratorial de diagnóstico do poliovírus, no Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Na década de 1970, o Ministério da Saúde tentou utilizar a vacinação de rotina em vez da promoção de campanhas, sem muito sucesso.
Em 1980 foi estabelecida a primeira estratégia de campanha nacional de imunização contra a pólio, com o objetivo de vacinar todas as crianças de até 5 anos de idade em todo território nacional, em um único dia. Com apenas três anos de existência da campanha, a incidência da pólio se aproximou de zero.
A doença é considerada oficialmente eliminada do território nacional desde 1994, quando foi emitido o certificado de erradicação da pólio pela Organização PanAmericana da Saúde (Opas/OMS).

https: tinyurl.com="" ydw3v8z7="" Acesso em: 28.10.2022. Adaptado.

Texto 2

Dados oficiais da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite mostram que, em 2022, a adesão à vacina ainda é baixa. Entre os dias 08 de agosto e 16 de setembro desse ano, somente 44 % das crianças entre um e quatro anos receberam o reforço da vacina contra a doença no Brasil.
Em 2020, o relatório da Comissão Regional para a Certificação (RCC) da Erradicação da Poliomielite nas Américas (Opas/OMS) expressou preocupação com a possibilidade de reintrodução do poliovírus no Brasil. O país passou a integrar a lista de alto risco para a doença.

Os microscópios e outros instrumentos ópticos - FATEC 2023

Biologia - 2023

Os microscópios e outros instrumentos ópticos transformaram-se, devido aos avanços tecnológicos, em ferramentas multidisciplinares indispensáveis, atraindo interessados de diferentes formações, como físicos, químicos, biólogos, engenheiros, entre outros.

A radiação infravermelha é uma radiação não ionizante - UNICAMP 2022

Biologia - 2022

UNICAMP 2022



A radiação infravermelha é uma radiação não ionizante emitida por todo corpo físico com temperatura acima do zero absoluto.

Dezenas de espécies de fungos bioluminescentes já foram - UNICAMP 2022

Biologia - 2022

Dezenas de espécies de fungos bioluminescentes já foram descritas, sendo 12 encontradas no Brasil. As estruturas fúngicas são capazes de bioluminescer, capacidade esta que tem significância ecológica uma vez que pode atrair dispersores de esporos, repelir fungívoros fotofóbicos ou indicar toxicidade do fungo. O processo de emissão de luz envolve as enzimas redutase e luciferase. Sabe-se que a emissão de luz depende da presença das duas proteínas e as reações são apresentadas a seguir.

UNICAMP 2022

Teorias sobre como o novo coronavírus (SARS-CoV-2) que - UNICAMP 2022

Biologia - 2022

Teorias sobre como o novo coronavírus (SARS-CoV-2) que passou a infectar os humanos surgiram em 2019. Foi aventada a possibilidade de transmissão zoonótica. Um estudo filogenético, com mais de 2 mil genomas únicos de coronavírus, apresentou a provável descendência de alguns coronavírus e alertou sobre a importância de investigar os vírus, como estratégia global de monitoramento de endemias, e não apenas em situações de emergência sanitária.

(Adaptado de Denis Jacob Machado e outros. Cladistics, Londres, v. 37, out. 2021, p. 461-488.)

O cladograma a seguir apresenta as relações filogenéticas entre os diversos vírus do gênero Betacoronavirus (Beta-CoV), incluindo seus respectivos hospedeiros.

UNICAMP 2022
UNICAMP 2022

Vacinar-se é um ato necessário para proteção individual -UNICAMP 2022

Biologia - 2022

Vacinar-se é um ato necessário para proteção individual e coletiva. Até o momento, quatro vacinas contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) receberam autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso no Brasil e podem apresentar biotecnologia distinta para promover a resposta imune do organismo.

Considerando as informações do texto e a teia - UNESP 2022/Biológicas

Biologia - 2022

UNESP 2022

Uma aranha consegue matar e comer uma cobra? Esta pergunta é o tema de um novo estudo publicado na Journal of Arachnology. A resposta é um grande “sim”. “As aranhas que comem cobras podem ser encontradas em todos os continentes (exceto no Antártico). Para compreender completamente o papel importante das aranhas no equilíbrio da natureza, é crucial compreender todo o espectro dos seus hábitos alimentares”, diz Martin Nyffeler, líder do estudo e especialista em aranhas da Universidade de Basileia, na Suíça.

(www.natgeo. Adaptado.)

A reportagem apresenta uma situação peculiar em uma teia alimentar, na qual as aranhas comem cobras, que por sua vez comem aranhas. Contudo, outros organismos integram essa teia alimentar, como exemplificado no esquema a seguir.

UNESP 2022

Considere o trecho de uma reportagem sobre a - UNESP 2022/Biológicas

Biologia - 2022

Considere o trecho de uma reportagem sobre a recente crise hídrica em alguns estados brasileiros:
Cinco estados brasileiros, entre eles São Paulo, enfrentam o que já é considerada a pior seca em 91 anos, de acordo com um comitê de órgãos do governo federal, que emitiu pela primeira vez na história um alerta de emergência hídrica para o período de junho a setembro de 2021. Mas por que tem chovido menos?
De acordo com especialistas, três fenômenos explicam a falta de chuvas no Brasil:
• O desmatamento da Amazônia;
• O aquecimento global causado por queima de combustíveis fósseis;
• O fenômeno natural La Niña.

Considere o trecho de uma reportagem sobre - UNESP 2022/Biológicas

Biologia - 2022

Considere o trecho de uma reportagem sobre a disponibilidade de métodos contraceptivos para a população.

Estudo: diversidade de métodos contraceptivos em postos ainda é baixa

A oferta de métodos contraceptivos e testes rápidos de gravidez aumentou em sete vezes de 2012 a 2018 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), os “postinhos”, que aderiram ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade de Atenção Básica. A diversidade de métodos disponíveis, no entanto, ainda é baixa e está concentrada em preservativos femininos, com pouca oferta de dispositivos intrauterinos (DIU). No Brasil o único DIU disponível gratuitamente é o DIU de cobre. Esta baixa disponibilidade nas UBS impacta negativamente na diversidade de opções de escolha da mulher. “Os métodos reversíveis de longa duração como o DIU tendem a ser o método de escolha da maioria das mulheres quando as barreiras de acesso, custo e conhecimento são rompidas”, ressalta a médica Ana Ruivo, co-autora do estudo.

Descobri um mês depois do parto que minhas - UNESP 2022/Biológicas

Biologia - 2022

Descobri um mês depois do parto que minhas gêmeas têm síndrome de Down

Ainda no início da gestação, o casal Ellen e Willians foi surpreendido com a notícia: eram gêmeos idênticos (univitelinos), duas meninas. Um exame posterior ao parto surpreendeu novamente os pais: as duas crianças tinham síndrome de Down.
O nascimento das meninas é considerado um fato raro. Isso porque estudos apontam que, aproximadamente, um a cada 700 ou 800 partos no Brasil é de uma criança com síndrome de Down. Especialistas acreditam que menos de 0,5% dos nascimentos de crianças com essa síndrome seja de gêmeos — desses, apenas um terço são univitelinos.

Para obtenção de plantas transgênicas em - UNESP 2022/Biológicas

Biologia - 2022

Para obtenção de plantas transgênicas em laboratório, um dos vetores utilizados é um plasmídeo, chamado Ti, presente na bactéria do solo Agrobacterium tumefaciens. Os pesquisadores inserem nesse plasmídeo um segmento de DNA de uma espécie que tem o gene de interesse (DNA exógeno), e utilizam esse plasmídeo como vetor para inserir o gene de interesse no genoma da espécie vegetal que se deseja modificar. Esse processo, de forma simplificada, está representado a seguir.

UNESP 2022

A disposição e a distribuição dos estômatos na - UNESP 2022/Biológicas

Biologia - 2022

A disposição e a distribuição dos estômatos nas folhas são adaptações das espécies vegetais aos ambientes onde ocorrem. Os estômatos podem estar dispostos em ambas as faces da folha ou em apenas uma delas. Quando são encontrados nas duas faces, a folha é chamada de anfiestomática; quando são encontrados apenas na face abaxial (inferior), a folha é hipoestomática; e quando estão presentes apenas na face adaxial (superior), a folha é epiestomática.
A figura 1 apresenta a salvínia (Salvinia auriculata), uma planta aquática cujas folhas flutuam sobre as águas. A figura 2 apresenta um pequizeiro (Caryocar brasiliense), espécie vegetal arbórea de ambientes quentes e de baixa pluviosidade. E a figura 3 apresenta exemplares de bromélia (Quesnelia testudo), espécie vegetal adaptada a ambientes úmidos e de alta pluviosidade.

UNESP 2022

A figura apresenta a radiografia da mão de uma - UNESP 2022/Biológicas

Biologia - 2022

A figura apresenta a radiografia da mão de uma menina portadora de polidactilia, uma anomalia genética que consiste na alteração quantitativa anormal dos dedos das mãos (quirodáctilos) ou dos pés (pododáctilos).

UNESP 2022

Em um tubo contendo meio de cultura líquido - UNESP 2022/Biológicas

Biologia - 2022

Em um tubo contendo meio de cultura líquido, um pesquisador inoculou bactérias Escherichia coli para se multiplicarem. Ao final do dia, as bactérias haviam se multiplicado e consumido quase que totalmente a glicose que compunha o meio de cultura do tubo. O pesquisador retirou 10 amostras desse tubo e inoculou cada uma delas em outros 10 tubos, identificados pelos números de 1 a 10, que continham meio de cultura de composição idêntica àquele do início do experimento. Ao final do segundo dia, o pesquisador retirou uma amostra de cada um desses 10 tubos e as inoculou, individualmente, em 10 novos tubos numerados, que continham meio de cultura igual ao do início do experimento, mantendo essa transferência sempre entre tubos de mesma numeração. Esse procedimento foi repetido todos os dias, ao longo de 1 ano, como esquematizado na figura.

UNESP 2022

No último dia do experimento, as bactérias dos 10 tubos foram analisadas e o pesquisador verificou que alguns tubos continham bactérias com características bioquímicas bastante diferentes daquelas dos demais tubos, e diferentes daquelas das bactérias usadas no início do experimento.

O Programa Mundial de Alimentos da Organização das - UNICAMP 2022

Biologia - 2022

O Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (PMA-ONU) foi agraciado com o prêmio Nobel da Paz em 2020. No Brasil, um dos maiores produtores de alimentos do mundo, quatro em cada 10 famílias não tiveram acesso diário, regular, e permanente à quantidade suficiente de comida em 2017 e 2018. A fome é declarada quando a desnutrição é generalizada e quando as pessoas começam a morrer por falta de alimentos nutritivos e suficientes. A diversidade dos alimentos ingeridos garante nutrientes para o desempenho ideal das funções do organismo.

Após a transformação do meristema vegetativo em - UNICAMP 2022

Biologia - 2022

Após a transformação do meristema vegetativo em meristema floral, há o surgimento da flor. De forma genérica, uma flor é constituída por verticilos florais, que são: o cálice (constituído pelas sépalas), a corola (constituída pelas pétalas), o androceu e o gineceu. Segundo o modelo de determinação genética ABC, a identidade dos verticilos é definida pela interação de pelo menos três genes. A atividade do gene A é necessária para a formação do perianto (verticilos não reprodutivos). A atividade do gene C é necessária para a formação dos verticilos reprodutivos. A atividade do gene B está envolvida na diferenciação entre pétalas (onde o gene B está ativo) e sépalas (onde o gene B está inativo), assim como na diferenciação entre estames (onde o gene B está ativo) e carpelos (onde o gene B está inativo).
Uma flor completa de angiosperma e duas flores hipotéticas (Flor I e Flor II) são apresentadas a seguir.

UNICAMP 2022

“Eu estava tão fraca, meu corpo estava tão debilitado, - UNICAMP 2022

Biologia - 2022

“Eu estava tão fraca, meu corpo estava tão debilitado, que pensava: só quero terminar a obra antes de morrer”, relatou a artista plástica Gillian Genser durante a confecção da escultura que representaria Adão. Nessa obra, a artista utilizou conchas de mexilhão azul, que vive nas águas da costa Atlântica do Canadá. Mas durante a criação da obra, a artista apresentou sintomas de demência severa, dores que a imobilizavam, problemas de fala, desorientação espacial, perda de memória. Foi diagnosticada com envenenamento por arsênico e por chumbo, apesar de dizer aos especialistas que não trabalhava com materiais tóxicos, apenas naturais.

A estiagem prolongada no Pantanal, devido às fracas - UNICAMP 2022

Biologia - 2022

A estiagem prolongada no Pantanal, devido às fracas temporadas de chuvas em 2019 e 2020, criou condições para a manutenção e propagação do fogo, e para o menor nível de inundação do Pantanal dos últimos 50 anos.

A tirinha ilustra uma mudança que ocorre no hábito - FAMERP 2022

Biologia - 2022

Leia a tirinha Níquel Náusea, de Fernando Gonsales.

FAMERP 2022

(Folha de S.Paulo, 01.06.2021.)



A tirinha ilustra uma mudança que ocorre no hábito alimentar de um ruminante em determinada fase de sua vida. O animal reduz ou deixa de sintetizar a __________ e a presença de _____________ no seu estômago possibilita a digestão dos alimentos porque estes micro-organismos produzem a enzima _______________.

A acácia-de-espigas, uma das plantas invasoras que - FAMERP 2022

Biologia - 2022

A acácia-de-espigas, uma das plantas invasoras que causam mais impactos negativos no litoral português, produz milhares de sementes anualmente, que vão se acumulando no solo por várias décadas, promovendo a rápida invasão de áreas. Para realizar um controle natural, pesquisadores utilizaram o inseto australiano Trichilogaster acaciaelongifoliae, cuja função é colocar ovos nas gemas florais e vegetativas da acácia-de-espigas, estruturas nas quais se formariam as flores ou novos ramos. Dessa forma, o inseto australiano consegue diminuir a capacidade reprodutiva da planta e, consequentemente, diminui a invasão de novas áreas.

O processo de endocitose representado na figura - FAMERP 2022

Biologia - 2022

Analise a figura que representa a ação de uma célula humana.

FAMERP 2022

As embriófitas compreendem todas as plantas que retêm os - FAMERP 2022

Biologia - 2022

As embriófitas compreendem todas as plantas que retêm os embriões em seus corpos. Algumas estruturas reprodutivas se mantiveram por seleção natural e são encontradas nos diferentes grupos dessas plantas.

A Taenia solium, o Ascaris lumbricoides e o Ancylostoma - FAMERP 2022

Biologia - 2022

A Taenia solium, o Ascaris lumbricoides e o Ancylostoma duodenale são algumas espécies de helmintos parasitas que provocam doenças nos seres humanos.

Nos métodos de fertilização artificial em humanos, - FAMERP 2022

Biologia - 2022

Nos métodos de fertilização artificial em humanos, usam-se hormônios para estimular o ovário a liberar mais de uma célula haploide de uma vez. Cada uma dessas células, quando fecundada, pode gerar um embrião. É possível transferir, simultaneamente, mais de um embrião para o útero, aumentando a chance de que pelo menos um deles sobreviva. Geralmente dois embriões acabam sobrevivendo.

Os mamíferos prototérios, como o ornitorrinco e a - FAMERP 2022

Biologia - 2022

Os mamíferos prototérios, como o ornitorrinco e a équidna, são ovíparos e, assim como as aves e os répteis,

O esquema ilustra de forma resumida o efeito de um gene - FAMERP 2022

Biologia - 2022

O esquema ilustra de forma resumida o efeito de um gene recessivo pleiotrópico, cujo efeito primário é produzir uma deficiência na enzima fenilalanina hidroxilase. Nota-se no esquema que as enzimas fenilalanina hidroxilase e tirosinase atuam em conversões de algumas substâncias.

FAMERP 2022

O tratamento de esgoto é fundamental para se evitar a - FAMERP 2022

Biologia - 2022

O tratamento de esgoto é fundamental para se evitar a transmissão de doenças: um litro de esgoto não tratado pode conter até 20 bilhões de seres procariontes, muitos deles patogênicos para o ser humano, como é o caso dos causadores do cólera e da febre tifoide. Em uma análise laboratorial, a água é considerada de boa qualidade se apresentar menos de dez tipos de coliformes e menos de mil procariontes de outros tipos por litro de água.

Nas Américas, há resistência do Plasmodium vivax, uma - FAMERP 2022

Biologia - 2022

Nas Américas, há resistência do Plasmodium vivax, uma das espécies causadoras da malária, ao medicamento cloroquina documentada em ensaios clínicos em localidades do Brasil, do Peru, da Colômbia e da Bolívia. No Brasil, há relatos de resistência nos estados do Amazonas e do Acre.

Leia alguns dos versos da canção - UNESP 2022/Exatas e Humanas

Biologia - 2022

Leia alguns dos versos da canção Passaredo, de Chico Buarque e Francis Hime.

UNESP 2022

Os dados presentes no texto permitem - UNESP 2022/Exatas e Humanas

Biologia - 2022

Cientistas identificam possível ‘paciente zero’ da peste bubônica, morto há 5 mil anos

UNESP 2022

Um homem que morreu há mais de 5 mil anos foi enterrado com três outras pessoas em um cemitério neolítico na área em que hoje é a Letônia, às margens do rio Salac. Os pesquisadores sequenciaram o DNA dos ossos e dentes dos quatro indivíduos e os testaram para bactérias e vírus. Eles ficaram surpresos ao descobrir que um caçador-coletor – um homem na casa dos 20 anos – foi infectado com uma antiga cepa do agente causador da peste bubônica.

Em um filme de ficção científica, um - UNESP 2022/Exatas e Humanas

Biologia - 2022

Em um filme de ficção científica, um cientista resolveu criar animais que fossem metade “espécie A” e metade “espécie B”. Por exemplo, um “crocopato”, metade crocodilo e metade pato, ou um “chimpanfante”, metade chimpanzé e metade elefante. Cada um desses animais criados em laboratório seria uma quimera, um híbrido, um animal resultante da fusão de duas espécies diferentes.
Nesse filme, o cientista tinha 20 espécies com as quais trabalhar, e seu objetivo era criar todas as quimeras possíveis a partir da combinação de duas espécies diferentes, ao ritmo de uma nova quimera por dia em todos os dias da semana.
A figura ilustra uma das combinações que o cientista desejava obter: um “tubavalo”, metade tubarão e metade cavalo.

UNESP 2022

Em um tubo de ensaio contendo apenas - UNESP 2022/Exatas e Humanas

Biologia - 2022

Em um tubo de ensaio contendo apenas água destilada, um pesquisador colocou igual número de células íntegras de hemácias e de algas verdes unicelulares (clorofíceas). Após uma hora, o tubo foi centrifugado e o material precipitado foi recolhido com uma pipeta, gotejado sobre uma lâmina de vidro e observado ao microscópio óptico, no qual seria possível identificar a presença de células íntegras. Em seguida, a solução acima do precipitado foi recolhida e submetida à análise bioquímica para a possível identificação de moléculas de hemoglobina ou de clorofila.

As figuras 1, 2 e 3 apresentam - UNESP 2022/Exatas e Humanas

Biologia - 2022

As figuras 1, 2 e 3 apresentam, respectivamente, representantes de três espécies do gênero Equus: E. caballus, E. asinus e E. zebra.

UNESP 2022

(https://monaconatureencyclopedia.com)

UNESP 2022

(https://commons.wikimedia.org)

UNESP 2022

(https://pt.wikipedia.org)

Em seu livro O Poder do Movimento nas - UNESP 2022/Exatas e Humanas

Biologia - 2022

Em seu livro O Poder do Movimento nas Plantas, publicado em 1880, Darwin relata algumas de suas experiências sobre o tema, dentre elas aquela na qual plantou sementes de aveia e fez a luz incidir de diferentes direções sobre as plantas em crescimento. Observou que as plantas sempre se inclinavam na direção da luz, mesmo quando esta era tênue demais para ser percebida pelo olho humano. Criou pequenas tampas, escurecidas com tinta nanquim, e cobriu a parte superior dos coleóptilos, constatando que paravam de responder à luz. Ficava claro, concluiu ele, que, quando a luz atingia a extremidade da planta, estimulava essa parte a liberar algum tipo de “mensageiro” que, chegando às partes “motoras” da muda, fazia com que se contorcesse na direção da luz.

Analise o esquema, que representa um - UNESP 2022/Exatas e Humanas

Biologia - 2022

Analise o esquema, que representa um mecanismo para o controle e manutenção da temperatura ambiente em um determinado cômodo de uma residência.

UNESP 2022

Os heredogramas a seguir representam - UNESP 2022/Exatas e Humanas

Biologia - 2022

Os heredogramas a seguir representam duas famílias, A e B. Na família A, os indivíduos representados por símbolos escuros apresentam daltonismo, uma característica genética de herança recessiva ligada ao sexo. Na família B, os símbolos escuros representam indivíduos portadores de acondroplasia, ou nanismo, uma característica genética de herança autossômica dominante.
Não há histórico de ocorrência de daltonismo na família B, e não há histórico de ocorrência de acondroplasia na família A.

UNESP 2022

A deficiência na enzima G6PD é uma condição recessiva ligada - FUVEST

Biologia - 2022

A deficiência na enzima G6PD é uma condição recessiva ligada ao cromossomo X, que pode ser diagnosticada no teste do pezinho expandido. Pessoas com deficiência nesta enzima são suscetíveis à anemia hemolítica ao serem expostas à cloroquina ou primaquina, drogas amplamente prescritas por médicos no tratamento da malária. No Brasil, a prevalência de deficiência em G6PD na população geral varia de acordo com as áreas mostradas no mapa:

Questão 01 - FUVEST 2022

Nas histórias em quadrinhos, o Pantera Negra ganha - FUVEST 2022

Biologia - 2022

Nas histórias em quadrinhos, o Pantera Negra ganha habilidades físicas e mentais sobre-humanas ao ingerir ou aplicar sobre seu corpo uma solução da erva em formato de coração, cujos efeitos perduram durante a vida do herói, mas não são transmitidos aos descendentes.

Essa planta cresce em Wakanda, região da África equatorial oriental, onde um meteorito contendo um metal chamado Vibranium caiu há 10 mil anos e provocou mutações na planta.

Os mapas mostram uma parte do município de São Paulo - FUVEST 2022

Biologia - 2022

Os mapas mostram uma parte do município de São Paulo. O mapa I refere-se à população vacinada contra Sars-Cov-2; o mapa II refere-se à taxa de mortalidade por COVID-19; e o mapa III refere-se ao Índice de Desenvolvimento Humano. Tons mais claros indicam valores menores e tons mais escuros, valores maiores.

Questão 6 - FUVEST 2022

Os gráficos mostram três trajetórias distintas com relação ao - FUVEST

Biologia - 2022

Os gráficos mostram três trajetórias distintas com relação ao número de espécies animais e vegetais, após desmatamento de áreas da floresta Amazônica:

Questão 8 - FUVEST 2022

O gráfico representa o volume celular de um protozoário - FUVEST 2022

Biologia - 2022

O gráfico representa o volume celular de um protozoário ciliado em um gradiente de salinidade:

Questão 9 - FUVEST 2022

O gráfico mostra linhas de tendência de cinco parâmetros - FUVEST 2022

Biologia - 2022

O gráfico mostra linhas de tendência de cinco parâmetros da água (eixo y), medidos por pesquisadores, durante os estágios iniciais do processo de eutrofização de uma lagoa, a partir do momento em que começou a haver aporte de esgoto não tratado e antes de haver a estabilização do sistema.

Entretanto, os técnicos da companhia de saneamento notaram que nem todas as tendências mostradas no gráfico estão corretas.

Questão 10 - FUVEST 2022

O gráfico representa a proporção de células em diferentes- FUVEST 2022

Biologia - 2022

O gráfico representa a proporção de células em diferentes fases do ciclo celular de dois tecidos humanos (1 e 2), bem como o efeito do tratamento do tecido 2 com uma substância que afeta a divisão celular:

Questão 11 - FUVEST 2022

Analise o esquema e as estruturas (X, Y e Z) da planta - FUVEST 2022

Biologia - 2022

Analise o esquema e as estruturas (X, Y e Z) da planta para completar a frase a seguir.

Questão 12 - FUVEST 2022

Às 14h de um dia ensolarado, em condições hídricas ótimas, a estrutura identificada por _I_ encontra-se _II_, possibilitando a absorção de água do solo e entrada de CO2, que é utilizado pela estrutura representada por _III_ para realização da fotossíntese.

Continua após a publicidade..