Disciplina: Filosofia 0 Curtidas

O marketing religioso objetiva identificar as necessidades -UNESP 2013

Atualizado em 13/05/2024

O marketing religioso objetiva identificar as necessidades de espírito e de conhecimento dos adeptos de uma determinada religião, oferecendo uma linha de produtos e serviços específicos para determinado segmento religioso e linguagem inerente ao tipo de pregação veiculada. A pessoa que se sente vazia num mundo capitalista e individualista busca refúgio através de uma religião. Identificar o público que mais frequenta o templo e o bairro onde o mesmo está situado, o nível de escolaridade, renda, hábitos, demais dados dos perfis demográficos e psicográficos são considerados num planejamento de marketing de uma linha de produtos religiosos.

(Fernando Rebouças. Marketing religioso. www.infoescola.com, 04.01.2010. Adaptado.)

O fenômeno descrito pode ser explicado por tendências de

  1. instrumentalização e mercantilização da fé religiosa.

  2. crítica religiosa à massificação de produtos de consumo.

  3. recuperação das práticas religiosas tradicionais.

  4. indiferença das igrejas e religiões frente às demandas de mercado.

  5. rejeição de ferramentas administrativas no âmbito religioso.


Solução

Alternativa Correta: A) instrumentalização e mercantilização da fé religiosa.

A alternativa A refere-se à aplicação das técnicas de marketing empresarial destinadas a encontrar e ampliar o público consumidor alvo dos específicos produtos religiosos das específicas religiões. Aqui a fé também é produto comercializado.

Créditos da Resolução: Globo

Institução: Outras Instituições

Ano da Prova: 2013

Assuntos: Marketing Religioso

Vídeo Sugerido: YouTube

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