Disciplina: Geografia 0 Curtidas

A ANP, Agência Nacional de Petróleo, responsável pela admin - FGV 2016

Atualizado em 13/05/2024

A ANP, Agência Nacional de Petróleo, responsável pela administração das reservas brasileiras de petróleo e gás em regime de monopólio estatal, informa que as jazidas brasileiras estão assim distribuídas:

Questão 71 - FGV 2016

Sabendo-se que as reservas foram distribuídas em um mapa de formações geológicas, é correto afirmar:

  1. As reservas concentram-se em formações cristalinas típicas da faixa litorânea brasileira, onde se depositaram enormes quantidades de plâncton na era Cenozoica.

  2. O petróleo e o gás são compostos obtidos pela decomposição de material orgânico depositado em antigos fundos de mar, principalmente na era Mesozoica, encontráveis em depósitos tanto do litoral quanto do interior.

  3. As reservas de gás e petróleo só podem ser encontradas na porção interior do território que já foi fundo de mar, como é o caso da bacia sedimentar amazônica.

  4. Os depósitos sedimentares que deram origem ao petróleo só aparecem em formações sedimentares arqueozoicas de fundo de mar, o que explica sua abundância na extensa costa brasileira.

  5. Depósitos de petróleo são exclusivos e não compartilham o espaço com o gás; por esse motivo, é impossível estabelecer uma exploração conjunta desses energéticos.


Solução

Alternativa Correta: B) O petróleo e o gás são compostos obtidos pela decomposição de material orgânico depositado em antigos fundos de mar, principalmente na era Mesozoica, encontráveis em depósitos tanto do litoral quanto do interior.

Tanto o petróleo quanto o gás formam-se a partir da decomposição de plâncton marinho. Os maiores depósitos brasileiros aparecem tanto sob o relevo submarino quanto em terra e tiveram sua origem aproximada na era Mesozoica, quando grandes mares contavam com abundante vida marinha. O petróleo e o gás formaram-se em bacias sedimentares Mesozoica.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

Institução: FGV

Ano da Prova: 2016

Assuntos: Fontes de Energia

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora