FGV
Exibindo questões de 1 a 100.
Um restaurante francês oferece um prato sofisticado ao - FGV 2014
Matemática - 2024Um restaurante francês oferece um prato sofisticado ao preço de p reais por unidade. A quantidade mensal x de pratos que é vendida relaciona-se com o preço cobrado através da função p = – 0,4x + 200.
Um triângulo ABC é retângulo em A . Sabendo que BC 5e 0 - FGV 2014
Matemática - 2024Um triângulo ABC é retângulo em A. Sabendo que BC = 5 e A^ BC = 30°,
Assinale a opção que apresenta, corretamente, uma razão - FGV 2023
Geografia - 2023Analise o mapa a seguir.
No Brasil, os sistemas de transporte foram modernizados - FGV 2023
Geografia - 2023No Brasil, os sistemas de transporte foram modernizados para atender a atividades muito específicas que são operadas por grandes corporações do agronegócio ou da indústria extrativa mineral. A natureza dos sistemas de transporte aparece muito ligada às demandas das atividades voltadas, sobretudo, para a exportação de commodities.
“A disponibilidade de energia em quantidade e qualidade - FGV 2023
Geografia - 2023“A disponibilidade de energia em quantidade e qualidade adequadas, a custos competitivos, é um dos mais importantes pré-requisitos para o desenvolvimento econômico. Em vista disso, a energia tem sido tratada como um bem estratégico, e não por acaso, a segurança energética tornou-se um dos temas mais relevantes do planejamento.”
Sobre os sistemas de transporte, indispensáveis para a - FGV 2023
Geografia - 2023Sobre os sistemas de transporte, indispensáveis para a compreensão do funcionamento do território, analise as afirmações a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Os países que têm sistemas de transporte mais articulados e modais capazes de oferecer menores custos operacionais inserem sua produção de modo mais competitivo no mercado internacional.
( ) A velocidade dos fluxos na circulação de mercadorias foi acelerada graças ao uso do contêiner, porque ele possibilitou a integração dos diferentes modais e tornou o movimento de cargas ainda mais eficiente.
( ) Os sistemas de informação conjugados às redes de transporte garantem o rastreamento e o monitoramento de cargas, como, por exemplo, o GPS, o que permite uma logística de distribuição em sistema just in time.
Globalização é uma nova palavra para um processo que - FGV 2023
Geografia - 2023Globalização é uma nova palavra para um processo que remonta, em última análise, à expansão da civilização europeia desde o final do século XV. Muitos dos fenômenos apresentados para sugerir o advento de uma nova era constituem a reprodução, sob nova roupagem, de tendências antigas. Mesmo assim, as discussões sobre globalização ou mundialização da economia adquiriram, nas últimas décadas, uma importância estratégica.
A crise do modelo fordista de produção, que se evidenciou - FGV 2023
História - 2023A crise do modelo fordista de produção, que se evidenciou na década de 1970, desencadeou um longo processo de reestruturação dos setores econômicos e trouxe, em seu bojo, transformações nas esferas social e política, a partir das mudanças no mundo do trabalho e nas formas de atuação dos Estados nacionais.
SANTOS, Eliane C. A reestruturação produtiva – do fordismo à produção flexível no estado de São Paulo. Editora UNESP. 2015. (Adaptado)
Sobre a crise do modelo de produção fordista, analise as afirmações a seguir.
I. O declínio no padrão de acumulação do modelo fordista provocou uma recessão que, para ser superada, exigiu ajustes que interromperam décadas de crescimento econômico.
II. O modelo de desenvolvimento fordista, que estava assentado na regulação econômica pelo Estado, entrou em crise devido à rigidez do processo produtivo e das medidas regulatórias.
III. A crise do modelo fordista foi superada pela adoção de medidas que tornaram mais flexíveis os processos de trabalho, as cadeias produtivas e os padrões de consumo.
“A própria Companhia de Jesus, fundada em 1540, era fruto - FGV 2023
História - 2023“A própria Companhia de Jesus, fundada em 1540, era fruto do ideal reformador. Assim também foi sua intervenção na América. Os jesuítas viajaram leves, livres da bagagem do passado. Procuraram implantar um cristianismo isento dos erros que desfiguraram a Fé na Europa. Seu impulso utópico acabou por florescer plenamente no século XVII, com as suas chamadas Reduções jesuíticas (principalmente no Paraguai).”
“O PMDB se manteve na política brasileira como o maior - FGV 2023
História - 2023“O PMDB se manteve na política brasileira como o maior partido desde a redemocratização. Se por um lado seria lícito contar sua história como se fosse a do país, visto que ele sustentou todos os presidentes desde Sarney, por outro o partido se tornou um vazio programático. Nos anos 1980, uma equipe de intelectuais que incluía Luiz Carlos Bresser Pereira, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Morais, Maria da Conceição Tavares e Dilson Funaro, entre outros economistas, formulou as principais propostas debatidas no país.”
“Em 1968, o planeta todo pegou fogo. Foi como se uma - FGV 2023
História - 2023“Em 1968, o planeta todo pegou fogo. Foi como se uma palavra de ordem universal tivesse sido dada. Em Paris, Roma, Berlim ou Turim, a calçada e o paralelepípedo tornaram-se símbolos de uma geração revoltada. ‘We want the world and we want it now’(queremos o mundo e o queremos já) cantava Jim Morrisson (…)”
“Do Império britânico pode-se dizer que se não foi o mais - FGV 2023
História - 2023“Do Império britânico pode-se dizer que se não foi o mais duradouro no tempo, o foi em extensão espacial e poder universal, tendo sido o maior de todos quantos a história já registrou. No seu auge, na segunda metade do século XIX, dominava todos os oceanos, sobre toda a economia mundial (particularmente comércio e finanças) e tinha possessões diretas em todos os continentes...”
Leia o fragmento abaixo escrito por José Bonifácio no - FGV 2023
História - 2023Leia o fragmento abaixo escrito por José Bonifácio no século XIX
“O imperador tinha só dois caminhos a seguir, ou ser verdadeiramente constitucional, ou absoluto; no primeiro caso nada tinha que temer dos brasileiros, no segundo corria grandes azares, mas com juízo e constância poderia obter seu fim; mas hesitando constantemente, seguindo as circunstâncias, decerto há de vir a ser vítima sem falta.”
O trono inglês teve suas primeiras rainhas governantes no - FGV 2023
História - 2023O trono inglês teve suas primeiras rainhas governantes no século XVI. Joana Grey foi deposta em nove dias. Maria I reinou por cinco anos, sendo sucedida por Isabel I, que ocupou o trono por mais de 44 anos.
Em 2022, o assassinato de Bruno Pereira e do jornalista - FGV 2023
Geografia - 2023Em 2022, o assassinato de Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips reacendeu o debate sobre a violência contra ativistas ambientais no Brasil. Analise as afirmações a seguir a respeito de possíveis medidas a serem adotadas para aumentar a defesa dos ativistas.
I A ONU poderia estabelecer que os compromissos e as ações assinadas na COP26 para implementar o Acordo de Paris integrassem as proteções aos direitos humanos.
II Executivo e Legislativo federais poderiam elaborar e implementar um Código Florestal para auxiliar a proteger a terra e os partidários do meio ambiente.
III Empresas e instituições financeiras poderiam excluir de suas operações globais e cadeias produtivas agentes causadores de riscos florestais e danos a defensores ambientais.
Com base no texto, é correto afirmar que a atual crise - FGV 2023
Geografia - 2023A volta da fome, uma tragédia anunciada
É impossível subestimar a importância da invasão russa à Ucrânia para explicar o recente avanço da fome no mundo. Ucrânia e Rússia correspondem a 10% do comércio mundial de calorias, 30% das exportações mundiais de trigo e 60% das de óleo de girassol. Entre 20% e 30% da área de plantio da Ucrânia não poderá ser colhida e o bloqueio dos portos do país pelas tropas russas impede que os produtos disponíveis alcancem os mercados. Mas, embora haja grãos suficientes no mundo, eles não chegam à mesa de quem deles necessita, uma vez que é cada vez menor a proporção dos grãos que se destinam diretamente à alimentação humana. Além disso, as técnicas que favoreceram o avanço dos rendimentos agrícolas provocaram, ao mesmo tempo, uma dupla concentração: por um lado, poucos produtos (arroz, trigo, milho e soja) entram com mais de 50% da oferta global de calorias, por outro lado, 60% da produção concentra-se em alguns poucos países. Por isso, perdas de safra em qualquer destas regiões acabam tendo um impacto global de alto risco para a segurança alimentar mundial.
Observe o mapa sobre o aumento ou a diminuição dos juros - FGV 2023
Geografia - 2023Observe o mapa sobre o aumento ou a diminuição dos juros nominais (em pontos percentuais) no primeiro semestre de 2022.
The title and the lead-in (in journalist jargon, the line - FGV 2015
Inglês - 2023Read the text and answer the question
Argentina defaults – Eighth time unlucky
Cristina Fernández argues that her country’s latest default is different. She is missing the point.
Aug 2nd 2014
ARGENTINA’S first bond, issued in 1824, was supposed to have had a lifespan of 46 years. Less than four years later, the government defaulted. Resolving the ensuing stand-off with creditors took 29 years. Since then seven more defaults have followed, the most recent this week, when Argentina failed to make a payment on bonds issued as partial compensation to victims of the previous default, in 2001.
Most investors think they can see a pattern in all this, but Argentina’s president, Cristina Fernández de Kirchner, insists the latest default is not like the others. Her government, she points out, had transferred the full $539m it owed to the banks that administer the bonds. It is America’s courts (the bonds were issued under American law) that blocked the payment, at the behest of the tiny minority of owners of bonds from 2001 who did not accept the restructuring Argentina offered them in 2005 and again in 2010. These “hold-outs”, balking at the 65% haircut the restructuring entailed, not only persuaded a judge that they should be paid in full but also got him to freeze payments on the restructured bonds until Argentina coughs up.
Argentina claims that paying the hold-outs was impossible. It is not just that they are “vultures” as Argentine officials often put it, who bought the bonds for cents on the dollar after the previous default and are now holding those who accepted the restructuring (accounting for 93% of the debt) to ransom. The main problem is that a clause in the restructured bonds prohibits Argentina from offering the hold-outs better terms without paying everyone else the same. Since it cannot afford to do that, it says it had no choice but to default.
Yet it is not certain that the clause requiring equal treatment of all bondholders would have applied, given that Argentina would not have been paying the hold-outs voluntarily, but on the courts’ orders. Moreover, some owners of the restructured bonds had agreed to waive their rights; had Argentina made a concerted effort to persuade the remainder to do the same, it might have succeeded. Lawyers and bankers have suggested various ways around the clause in question, which expires at the end of the year. But Argentina’s government was slow to consider these options or negotiate with the hold-outs, hiding instead behind indignant nationalism.
Ms Fernández is right that the consequences of America’s court rulings have been perverse, unleashing a big financial dispute in an attempt to solve a relatively small one. But hers is not the first government to be hit with an awkward verdict. Instead of railing against it, she should have tried to minimise the harm it did. Defaulting has helped no one: none of the bondholders will now be paid, Argentina looks like a pariah again, and its economy will remain starved of loans and investment.
Happily, much of the damage can still be undone. It is not too late to strike a deal with the hold-outs or back an ostensibly private effort to buy out their claims. A quick fix would make it easier for Argentina to borrow again internationally. That, in turn, would speed development of big oil and gas deposits, the income from which could help ease its money troubles.
More important, it would help to change perceptions of Argentina as a financial rogue state. Over the past year or so Ms Fernández seems to have been trying to rehabilitate Argentina’s image and resuscitate its faltering economy. She settled financial disputes with government creditors and with Repsol, a Spanish oil firm whose Argentine assets she had expropriated in 2012. This week’s events have overshadowed all that. For its own sake, and everyone else’s, Argentina should hold its nose and do a deal with the hold-outs.
(http://www.economist.com/news/leaders/21610263. Adapted)
Um bloco de ferro maciço, de formato cilíndrico, é levado - FGV 2014
Física - 2023Um bloco de ferro maciço, de formato cilíndrico, é levado com velocidade constante para o fundo de um tanque cheio de água, de profundidade maior que sua geratriz, como mostra a sequência de figuras.
In the sentence fragment from the last paragraph – it must - FGV 2014
Inglês - 2023Read the article and answer the question
The road to hell
(1) Bringing crops from one of the futuristic new farms in Brazil’s central and northern plains to foreign markets means taking a journey back in time. Loaded onto lorries, most are driven almost 2,000km south on narrow, potholed roads to the ports of Santos and Paranaguá. In the 19th and early 20th centuries they were used to bring in immigrants and ship out the coffee grown in the fertile states of São Paulo and Paraná, but now they are overwhelmed. Thanks to a record harvest this year, Brazil became the world’s largest soya producer, overtaking the United States. The queue of lorries waiting to enter Santos sometimes stretched to 40km.
(2) No part of that journey makes sense. Brazil has too few crop silos, so lorries are used for storage as well as transport, causing a crush at ports after harvest. Produce from so far north should probably not be travelling to southern ports at all. Freight by road costs twice as much as by rail and four times as much as by water. Brazilian farmers pay 25% or more of the value of their soya to bring it to port; their competitors in Iowa just 9%. The bottleneck at ports pushes costs higher still. It also puts off customers. In March Sunrise Group, China’s biggest soya trader, cancelled an order for 2m tonnes of Brazilian soya after repeated delays.
(3) All of Brazil’s infrastructure is decrepit. The World Economic Forum ranks it at 114th out of 148 countries. After a spate of railway-building at the turn of the 20th century, and road- and dam-building 50 years later, little was added or even maintained. In the 1980s infrastructure was a casualty of slowing growth and spiralling inflation. Unable to find jobs, engineers emigrated or retrained. Government stopped planning for the long term. According to Contas Abertas, a public-spending watchdog, only a fifth of federal money budgeted for urban transport in the past decade was actually spent. Just 1.5% of Brazil’s GDP goes on infrastructure investment from all sources, both public and private. The long-run global average is 3.8%. The McKinsey Global Institute estimates the total value of Brazil’s infrastructure at 16% of GDP. Other big economies average 71%. To catch up, Brazil would have to triple its annual infrastructure spending for the next 20 years.
(4) Moreover, it may be getting poor value from what little it does invest because so much goes on the wrong things. A cumbersome environmental-licensing process pushes up costs and causes delays. Expensive studies are required before construction on big projects can start and then again at various stages along the way and at the end. Farmers and manufacturers spend heavily on lorries because road transport is their only option. But that is working around the problem, not solving it.
(5) In the 1990s Mr Cardoso’s government privatised state-owned oil, energy and telecoms firms. It allowed private operators to lease terminals in public ports and to build their own new ports. Imports were booming as the economy opened up, so container terminals were a priority. The one at the public port in Bahia’s capital, Salvador, is an example of the transformation wrought by private money and management. Its customers used to rate it Brazil’s worst port, with a draft too shallow for big ships and a quay so short that even smaller vessels had to unload a bit at a time. But in the past decade its operator, Wilson & Sons, spent 260m reais on replacing equipment, lengthening the quay and deepening the draft. Capacity has doubled. Land access will improve, too, once an almost finished expressway opens. Paranaguá is spending 400m reais from its own revenues on replacing outdated equipment, but without private money it cannot expand enough to end the queues to dock. It has drawn up detailed plans to build a new terminal and two new quays, and identified 20 dockside areas that could be leased to new operators, which would bring in 1.6 billion reais of private investment. All that is missing is the federal government’s permission. It hopes to get it next year, but there is no guarantee.
(6) Firms that want to build their own infrastructure, such as mining companies, which need dedicated railways and ports, can generally build at will in Brazil, though they still face the hassle of environmental licensing. If the government wants to hand a project to the private sector it will hold an auction, granting the concession to the highest bidder, or sometimes the applicant who promises the lowest user charges. But since Lula came to power in 2003 there have been few infrastructure auctions of any kind. In recent years, under heavy lobbying from public ports, the ports regulator stopped granting operating licences to private ports except those intended mainly for the owners’ own cargo. As a result, during a decade in which Brazil became a commodity-exporting powerhouse, its bulk-cargo terminals hardly expanded at all.
(7) At first Lula’s government planned to upgrade Brazil’s infrastructure without private help. In 2007 the president announced a collection of long-mooted public construction projects, the Growth Acceleration Programme (PAC). Many were intended to give farming and mining regions access to alternative ports. But the results have been disappointing. Two-thirds of the biggest projects are late and over budget. The trans-north-eastern railway is only half-built and its cost has doubled. The route of the east-west integration railway, which would cross Bahia, has still not been settled. The northern stretch of the BR-163, a trunk road built in the 1970s, was waiting so long to be paved that locals started calling it the “endless road”. Most of it is still waiting.
(8) What has got things moving is the prospect of disgrace during the forthcoming big sporting events. Brazil’s terrible airports will be the first thing most foreign football fans see when they arrive for next year’s World Cup. Infraero, the state-owned company that runs them, was meant to be getting them ready for the extra traffic, but it is a byword for incompetence. Between 2007 and 2010 it managed to spend just 800m of the 3 billion reais it was supposed to invest. In desperation, the government last year leased three of the biggest airports to private operators.
(9) That seemed to break a bigger logjam. First more airport auctions were mooted; then, some months later, Ms Rousseff announced that 7,500km of toll roads and 10,000km of railways were to be auctioned too. Earlier this year she picked the biggest fight of her presidency, pushing a ports bill through Congress against lobbying from powerful vested interests. The new law enables private ports once again to handle third-party cargo and allows them to hire their own staff, rather than having to use casual labour from the dockworkers’ unions that have a monopoly in public ports. Ms Rousseff also promised to auction some entirely new projects and to re-tender around 150 contracts in public terminals whose concessions had expired.
(10) Would-be investors in port projects are hanging back because of the high chances of cost overruns and long delays. Two newly built private terminals at Santos that together cost more than 4 billion reais illustrate the risks. Both took years to get off the ground and years more to build. Both were finished earlier this year but remained idle for months. Brasil Terminal Portuário, a private terminal within the public port, is still waiting for the government to dredge its access channel. At Embraport, which is outside the public-port area, union members from Santos blocked road access and boarded any ships that tried to dock. Rather than enforcing the law that allows such terminals to use their own workers, the government summoned the management to Brasília for some arm-twisting. In August Embraport agreed to take the union members “on a trial basis”.
(11) Given such regulatory and execution risks, there are unlikely to be many takers for either rail or port projects as currently conceived, says Bruno Savaris, an infrastructure analyst at Credit Suisse. He predicts that at most a third of the planned investments will be auctioned in the next three years: airports, a few simple port projects and the best toll roads. That is far short of what Brazil needs. The good news, says Mr Savaris, is that the government is at last beginning to understand that it must either reduce the risks for private investors or raise their returns. Private know-how and money will be vital to get Brazil moving again.
(www.economist.com/news/special-report. Adapted)
According to the fourth paragraph, (A) roads are in such - FGV 2014
Inglês - 2023Read the article and answer the question
The road to hell
(1) Bringing crops from one of the futuristic new farms in Brazil’s central and northern plains to foreign markets means taking a journey back in time. Loaded onto lorries, most are driven almost 2,000km south on narrow, potholed roads to the ports of Santos and Paranaguá. In the 19th and early 20th centuries they were used to bring in immigrants and ship out the coffee grown in the fertile states of São Paulo and Paraná, but now they are overwhelmed. Thanks to a record harvest this year, Brazil became the world’s largest soya producer, overtaking the United States. The queue of lorries waiting to enter Santos sometimes stretched to 40km.
(2) No part of that journey makes sense. Brazil has too few crop silos, so lorries are used for storage as well as transport, causing a crush at ports after harvest. Produce from so far north should probably not be travelling to southern ports at all. Freight by road costs twice as much as by rail and four times as much as by water. Brazilian farmers pay 25% or more of the value of their soya to bring it to port; their competitors in Iowa just 9%. The bottleneck at ports pushes costs higher still. It also puts off customers. In March Sunrise Group, China’s biggest soya trader, cancelled an order for 2m tonnes of Brazilian soya after repeated delays.
(3) All of Brazil’s infrastructure is decrepit. The World Economic Forum ranks it at 114th out of 148 countries. After a spate of railway-building at the turn of the 20th century, and road- and dam-building 50 years later, little was added or even maintained. In the 1980s infrastructure was a casualty of slowing growth and spiralling inflation. Unable to find jobs, engineers emigrated or retrained. Government stopped planning for the long term. According to Contas Abertas, a public-spending watchdog, only a fifth of federal money budgeted for urban transport in the past decade was actually spent. Just 1.5% of Brazil’s GDP goes on infrastructure investment from all sources, both public and private. The long-run global average is 3.8%. The McKinsey Global Institute estimates the total value of Brazil’s infrastructure at 16% of GDP. Other big economies average 71%. To catch up, Brazil would have to triple its annual infrastructure spending for the next 20 years.
(4) Moreover, it may be getting poor value from what little it does invest because so much goes on the wrong things. A cumbersome environmental-licensing process pushes up costs and causes delays. Expensive studies are required before construction on big projects can start and then again at various stages along the way and at the end. Farmers and manufacturers spend heavily on lorries because road transport is their only option. But that is working around the problem, not solving it.
(5) In the 1990s Mr Cardoso’s government privatised state-owned oil, energy and telecoms firms. It allowed private operators to lease terminals in public ports and to build their own new ports. Imports were booming as the economy opened up, so container terminals were a priority. The one at the public port in Bahia’s capital, Salvador, is an example of the transformation wrought by private money and management. Its customers used to rate it Brazil’s worst port, with a draft too shallow for big ships and a quay so short that even smaller vessels had to unload a bit at a time. But in the past decade its operator, Wilson & Sons, spent 260m reais on replacing equipment, lengthening the quay and deepening the draft. Capacity has doubled. Land access will improve, too, once an almost finished expressway opens. Paranaguá is spending 400m reais from its own revenues on replacing outdated equipment, but without private money it cannot expand enough to end the queues to dock. It has drawn up detailed plans to build a new terminal and two new quays, and identified 20 dockside areas that could be leased to new operators, which would bring in 1.6 billion reais of private investment. All that is missing is the federal government’s permission. It hopes to get it next year, but there is no guarantee.
(6) Firms that want to build their own infrastructure, such as mining companies, which need dedicated railways and ports, can generally build at will in Brazil, though they still face the hassle of environmental licensing. If the government wants to hand a project to the private sector it will hold an auction, granting the concession to the highest bidder, or sometimes the applicant who promises the lowest user charges. But since Lula came to power in 2003 there have been few infrastructure auctions of any kind. In recent years, under heavy lobbying from public ports, the ports regulator stopped granting operating licences to private ports except those intended mainly for the owners’ own cargo. As a result, during a decade in which Brazil became a commodity-exporting powerhouse, its bulk-cargo terminals hardly expanded at all.
(7) At first Lula’s government planned to upgrade Brazil’s infrastructure without private help. In 2007 the president announced a collection of long-mooted public construction projects, the Growth Acceleration Programme (PAC). Many were intended to give farming and mining regions access to alternative ports. But the results have been disappointing. Two-thirds of the biggest projects are late and over budget. The trans-north-eastern railway is only half-built and its cost has doubled. The route of the east-west integration railway, which would cross Bahia, has still not been settled. The northern stretch of the BR-163, a trunk road built in the 1970s, was waiting so long to be paved that locals started calling it the “endless road”. Most of it is still waiting.
(8) What has got things moving is the prospect of disgrace during the forthcoming big sporting events. Brazil’s terrible airports will be the first thing most foreign football fans see when they arrive for next year’s World Cup. Infraero, the state-owned company that runs them, was meant to be getting them ready for the extra traffic, but it is a byword for incompetence. Between 2007 and 2010 it managed to spend just 800m of the 3 billion reais it was supposed to invest. In desperation, the government last year leased three of the biggest airports to private operators.
(9) That seemed to break a bigger logjam. First more airport auctions were mooted; then, some months later, Ms Rousseff announced that 7,500km of toll roads and 10,000km of railways were to be auctioned too. Earlier this year she picked the biggest fight of her presidency, pushing a ports bill through Congress against lobbying from powerful vested interests. The new law enables private ports once again to handle third-party cargo and allows them to hire their own staff, rather than having to use casual labour from the dockworkers’ unions that have a monopoly in public ports. Ms Rousseff also promised to auction some entirely new projects and to re-tender around 150 contracts in public terminals whose concessions had expired.
(10) Would-be investors in port projects are hanging back because of the high chances of cost overruns and long delays. Two newly built private terminals at Santos that together cost more than 4 billion reais illustrate the risks. Both took years to get off the ground and years more to build. Both were finished earlier this year but remained idle for months. Brasil Terminal Portuário, a private terminal within the public port, is still waiting for the government to dredge its access channel. At Embraport, which is outside the public-port area, union members from Santos blocked road access and boarded any ships that tried to dock. Rather than enforcing the law that allows such terminals to use their own workers, the government summoned the management to Brasília for some arm-twisting. In August Embraport agreed to take the union members “on a trial basis”.
(11) Given such regulatory and execution risks, there are unlikely to be many takers for either rail or port projects as currently conceived, says Bruno Savaris, an infrastructure analyst at Credit Suisse. He predicts that at most a third of the planned investments will be auctioned in the next three years: airports, a few simple port projects and the best toll roads. That is far short of what Brazil needs. The good news, says Mr Savaris, is that the government is at last beginning to understand that it must either reduce the risks for private investors or raise their returns. Private know-how and money will be vital to get Brazil moving again.
(www.economist.com/news/special-report. Adapted)
A questão está relacionada ao gráfico e ao texto - FUGV 2014
Geografia - 2023A questão está relacionada ao gráfico e ao texto apresentados.
Desde 2007, os produtos básicos sinalizam uma estabilização no quantum importado, apresentando pequena variação entre as quantidades máxima e mínima em cada ano. Por sua vez, os produtos semimanufaturados, após período de estabilidade, começam a mostrar tendência de crescimento.
Enquanto isso, as quantidades importadas de produtos manufaturados tiveram crescimento contínuo e foram fortemente aceleradas nos dois últimos anos, impulsionadas pela demanda doméstica e pela forte valorização do real.
Os pontos A(3, – 2) e C(–1, 4) do plano cartesiano são - FGV 2014
Matemática - 2023Os pontos A(3, – 2) e C(–1, 4) do plano cartesiano são vértices de um quadrado ABCD cujas diagonais são AC e BD.
A variação de entalpia de uma reação química pode ser - FATEC 2023
Química - 2023A variação de entalpia de uma reação química pode ser calculada pela Lei de Hess. Nessa lei a variação de entalpia da reação global corresponde à soma das variações de entalpia das reações sucessivas do processo.
A pirólise do metano é dada pela equação
CH4(g) → C(s) + 2 H2(g) △H = ?
Para calcular a variação de entalpia da pirólise do metano, considere as reações sucessivas (I), (II) e (III) e seus respectivos valores de entalpia.
(I) CH4(g) + 2 O2(g) → CO2(g) + 2 H2O(l)
ΔH = – 890 kJ/mol
(II) C(s) + O22(g) → CO2(g) ΔH = – 393 kJ/mol
(III) H2(g) + 1/2O2(g) → H2O(l) ΔH = – 286 kJ/mol
Uma via será enfeitada com triângulos equiláteros de lados - FGV 2022
Matemática - 2022Uma via será enfeitada com triângulos equiláteros de lados 1,88 m e 2,68 m. Os dois primeiros triângulos a serem colocados, um de cada tamanho, terão um vértice em comum e todos os triângulos terão dois lados sobrepostos, sendo que um dos lados estará sobre uma reta, conforme mostra o padrão da figura.
Sejam x e y dois algarismos e considere todos os números da - FGV 2022
Matemática - 2022Sejam x e y dois algarismos e considere todos os números da forma 34x981y, em que y é a unidade desse número e x é a dezena de milhar.
Considere os seguintes comandos de uma linguagem de program - FGV 2022
Matemática - 2022Considere os seguintes comandos de uma linguagem de programação natural:
• def atribui um valor a uma variável, por exemplo, def n = 5 atribui o valor 5 à variável n.
• n++ aumenta em uma unidade o valor da variável n, por exemplo, se n = 0 e o comando n++ é executado, o valor de n passa a ser 1.
• x = 3x + 1 altera o valor da variável x para o resultado da expressão 3x + 1, por exemplo se x = 7 e o comando x = 3x + 1 é executado, o valor de x passa a ser 22, pois 3⋅7 + 1 = 22.
• x = x/2 altera o valor da variável x para a sua metade, por exemplo se x = 8 e o comando x = x/2 é executado, o valor de x passa a ser 4, pois a metade de 8 é 4.
Considere o seguinte programa escrito nessa linguagem natural:
Em uma academia 40 praticantes de halterofilismo marcaram - FGV 2022
Matemática - 2022Em uma academia 40 praticantes de halterofilismo marcaram em uma planilha o maior peso que conseguiram levantar em um sábado e calcularam a média aritmética desses pesos, obtendo o valor de 55 kg. No domingo, alguns praticantes conseguiram levantar 10 kg a mais do que o maior peso que tinham conseguido no dia anterior e os demais só conseguiram igualar a marca do sábado, de maneira que no domingo a média aritmética dos maiores pesos levantados pelas 40 pessoas foi 57 kg.
As distâncias, em km, entre a residência e o trabalho de - FGV 2022
Matemática - 2022As distâncias, em km, entre a residência e o trabalho de um grupo de trabalhadores foram representadas em um histograma.
Em um paralelepípedo reto-retângulo está inscrita uma - FGV 2022
Matemática - 2022Em um paralelepípedo reto-retângulo está inscrita uma pirâmide de base pentagonal. Dois vértices dessa pirâmide são os vértices de uma das arestas do paralelepípedo e os outros quatro vértices são os pontos médios das arestas da base do paralelepípedo, conforme mostra a figura.
O rombicosidodecaedro é um sólido formado por 62 faces, - FGV 2022
Matemática - 2022O rombicosidodecaedro é um sólido formado por 62 faces, todas polígonos regulares. Cada vértice do rombicosidodecaedro é um vértice em comum de dois quadrados, um triângulo e um pentágono.
De uma folha retangular de papel de medidas 60 cm por 40 cm - FGV 2022
Matemática - 2022De uma folha retangular de papel de medidas 60 cm por 40 cm serão recortados quatro cantos, de maneira a ser possível construir um paralelepípedo reto-retângulo de área total 1 698 cm2, conforme mostra a figura.
A área de um polígono regular pode ser calculada pela - FGV 2022
Matemática - 2022A área de um polígono regular pode ser calculada pela fórmula A = Pa/2, em que P é o perímetro e a é o apótema do polígono. Em um decágono regular, uma de suas diagonais forma ângulos retos com seus lados, conforme mostra a figura.
No plano, as circunferências λ1, de raio 5 cm, e λ2 têm o - FGV 2022
Matemática - 2022No plano, as circunferências λ1, de raio 5 cm, e λ2 têm o mesmo centro O. A e B são pontos de λ1 tais que>
Em uma malha quadriculada cada quadrículo tem 1 cm de lado. - FGV 2022
Matemática - 2022Em uma malha quadriculada cada quadrículo tem 1 cm de lado. Um triângulo e um retângulo foram desenhados nessa malha com vértices nas intersecções dos quadrículos, conforme mostra a figura.
Um triângulo isósceles ABC e um triângulo retângulo ADC têm - FGV 2022
Matemática - 2022Um triângulo isósceles ABC e um triângulo retângulo ADC têm um lado em comum, conforme mostra a figura.
Fones de ouvido com cancelamento de ruído são aqueles que - FGV 2022
Matemática - 2022Fones de ouvido com cancelamento de ruído são aqueles que possuem microfones que captam o som ambiente e produzem uma onda sonora que “cancela” esse som, ou seja, o fone faz uma adição dessas ondas sonoras de maneira que a soma seja zero, dando a sensação de não haver sons externos ao fone. Considere que um desses fones detectou uma onda sonora de equação y = 4sen(2x), cujo gráfico está representado a seguir.
A solução da equação logarítmica + = 3 é a) x = 3. b) x = 6 - FGV 2022
Matemática - 2022A solução da equação logarítmica 1/LOG9X +1/LOG24X = 3
Um novo produto será lançado e uma campanha de telemarketin - FGV 2022
Matemática - 2022Um novo produto será lançado e uma campanha de telemarketing será contratada por 30 dias com a meta de vender 100 unidades desse produto no primeiro dia e a cada dia seguinte vender 8 unidades a mais do que no dia anterior. Foi definido pela campanha que o preço unitário em reais desse produto no dia d, com 1 ≤ d ≤ 30, será calculado pela função p(d) = D.N(D)/3 + 50, em que n(d) é
Uma função real f é tal que f(x – 1) = 3f(x) – f(2) para - FGV 2022
Matemática - 2022Uma função real f é tal que f(x – 1) = 3f(x) – f(2) para todo x real. Dado que f(3) = 12, o valor de f(0) + f(4)
Uma parábola tem equação y2 = (–1)n . 14(x – 2), em que n - FGV 2022
Matemática - 2022Uma parábola tem equação y2 = (–1)n . 14(x – 2), em que n é um número inteiro. O esboço do gráfico dessa parábola revela que sua concavidade está para a esquerda, ou seja, todos os pontos que representam esse gráfico estão à esquerda de uma reta x = v0, para algum v0 real.
No sistema cartesiano, os pontos A(3, 1), B(7, 3) e D(xD, y - FGV 2022
Matemática - 2022No sistema cartesiano, os pontos A(3, 1), B(7, 3) e D(xD, yD) são colineares e o triângulo BCD tem área 9, com C = (9, 7), conforme mostra a figura.
Em um sistema cartesiano ortogonal, considere uma - FGV 2022
Matemática - 2022Em um sistema cartesiano ortogonal, considere uma circunferência de centro C(1, 3) com uma corda PQ e os pontos A(1, –2) e B(5, 0) que dividem essa corda em três segmentos congruentes, conforme mostra a figura.
Sejam A = [aij], B = [bij] e C = [cij] matrizes quadradas - FGV 2022
Matemática - 2022Sejam A = [aij], B = [bij] e C = [cij] matrizes quadradas de ordem 3, tais que para i = 1 ou i = 2 aij = bij = cij. Para essas matrizes, c3j = a3j + b3j para quaisquer j. Sabendo que det(A) = 9 e que det(B) = –5, o valor de 3 · det(2C–1) · det (AB/3)
Considere o seguinte sistema linear em que α e β são número - FGV 2022
Matemática - 2022Considere o seguinte sistema linear em que α e β são números reais:
Considere uma matriz quadrada A de ordem n e um polinômio - FGV 2022
Matemática - 2022Considere uma matriz quadrada A de ordem n e um polinômio p(x) de grau m. Um polinômio matricial em A é a matriz p(A) de ordem n definida por:
p(A) = a0⋅In + a1⋅A + a02⋅A2 + … + am⋅Am, em que In é a matriz identidade de ordem n e ai , com 0 ≤ i ≤ m, o coeficiente do termo de grau i do polinômio. De maneira resumida p(A) é a matriz obtida ao substituir, no polinômio, x pela matriz A e a0 pela matriz a0⋅In. Dado o polinômio p(x) = 3x2 – x + 2 e a matriz
Em um trecho retilíneo de uma rua há 14 vagas, lado a lado, - FGV 2022
Matemática - 2022Em um trecho retilíneo de uma rua há 14 vagas, lado a lado, demarcadas para o estacionamento de carros. Os carros entram e saem aleatoriamente dessas vagas e em um dado momento havia 9 carros estacionados.
Duas filas, uma de meninos e uma de meninas, são formadas - FGV 2022
Matemática - 2022Duas filas, uma de meninos e uma de meninas, são formadas para a entrada em um brinquedo. Entram nesse brinquedo 10 crianças por vez e um sorteio decide de qual fila entrará a criança, com 50% de chances para a fila de meninos e 50% de chances para a fila de meninas. Estando o brinquedo vazio, Ana, Joana e Mariana, que eram as primeiras da fila das meninas, foram as três primeiras sorteadas para entrar.
Um garoto brinca com um conjunto de 7 blocos que podem ser - FGV 2022
Matemática - 2022Um garoto brinca com um conjunto de 7 blocos que podem ser inseridos em 3 hastes distintos.
Considere o polinômio P(x) = x3 – 10x2 + 14x + d, em que d - FGV 2022
Matemática - 2022Considere o polinômio P(x) = x3 – 10x2 + 14x + d, em que d é uma constante real. Se a soma de duas das raízes desse polinômio é igual a 8, o valor da constante d é
O gráfico de um polinômio de sexto grau, em que a escala en - FGV 2022
Matemática - 2022O gráfico de um polinômio de sexto grau, em que a escala entre os eixos é de 1 para 50, está representado a seguir.
Considere um número complexo z = a + bi e seu conjugado - FGV 2022
Matemática - 2022Considere um número complexo z = a + bi e seu conjugado z. Ao desenharmos, no plano complexo, todos os afixos dos complexos z, tais que z + z = 2π2,
Julia e Lucas estão em frente ao seu quarto de hotel, que é - FGV 2022
Matemática - 2022Julia e Lucas estão em frente ao seu quarto de hotel, que é o quarto número 1 em um longo corredor cujos números dos quartos seguem a ordem dos números inteiros positivos. Julia começou a correr pelo corredor seguida de Lucas, de maneira que a cada 5 quartos pelos quais ela passava, Lucas passava por 3 quartos. Quando Julia chegou ao último quarto do corredor, imediatamente deu meia volta e voltou pelo corredor com a mesma velocidade. Em dado momento Lucas, que também sempre manteve a mesma velocidade, encontrou-se com Julia em frente ao quarto de número 196.
Analise a imagem e o texto, que ilustram um experimento. - FGV 2022
Geografia - 2022Analise a imagem e o texto, que ilustram um experimento.
1.º passo: colocar uma estaca de 1 metro no chão, ao meiodia, na cidade A.
2.º passo: medir o comprimento da sombra projetada no chão.
3.º passo: repetir os passos 1 e 2 na cidade B, localizada na mesma longitude da cidade A.
4.º passo: medir a distância entre as cidades A e B.
5.º passo: fazer os cálculos.
A termodinâmica adquire um valor paradigmático universal. A - FGV 2022
Geografia - 2022A termodinâmica adquire um valor paradigmático universal. A Terra é como uma máquina térmica. Assim, além do reservatório, o funcionamento das máquinas a fogo requer o que se poderia chamar de um “escoadouro”, que não é outra coisa senão a atmosfera terrestre que deve desempenhar o papel de “um poço frio” e de receptáculo do calor transmitido aos motores pela “fonte quente” dos fornos e caldeiras. Mas, ao mesmo tempo em que a máquina a fogo funciona entre esse diferencial de temperaturas, ela trabalha também para reduzir essa diferença.
Alguns países do mundo têm colocado em prática a construção - FGV 2022
Geografia - 2022Alguns países do mundo têm colocado em prática a construção de uma “grande muralha verde”, que envolve medidas como o reflorestamento, a criação de sistemas agroflorestais, a criação de terraços e o conserto de dunas.
O mapa analisado caracteriza a) um estudo de impacto ambien - FGV 2022
Geografia - 2022Analise o mapa.
Examine o esquema, com medidas que auxiliam no controle de - FGV 2022
Geografia - 2022Examine o esquema, com medidas que auxiliam no controle de um dado evento.
Leia o excerto e examine o mapa. Oito províncias respondem - FGV 2022
Geografia - 2022Leia o excerto e examine o mapa.
Oito províncias respondem pela produção doméstica de um determinado recurso natural no Brasil, que é encontrado nas bacias do Solimões, Ceará, Potiguar, Sergipe-Alagoas, Recôncavo, Espírito Santo, Campos e Santos. Sua formação geológica remonta à era paleozoica a partir de material mineral acumulado no período Devoniano.
O clima mais ameno encontrado na costa Atlântica da Europa, - FGV 2022
Geografia - 2022O clima mais ameno encontrado na costa Atlântica da Europa, especialmente nos litorais da Irlanda, da Grã-Bretanha e do sul da Escandinávia,
Nas décadas de 1950 e 1960 houve aumento da razão de - FGV 2022
Geografia - 2022Nas décadas de 1950 e 1960 houve aumento da razão de dependência, chegando a 90 dependentes para cada 100 pessoas em idade ativa. A partir de 1970, a razão de dependência começa a cair continuamente até chegar ao nível de 50 dependentes para cada 100 indivíduos em idade ativa no período de 2010 a 2030. Esta menor carga de dependência é denominada na literatura de Janela de Oportunidade ou Bônus Demográfico.
As linhas destacadas no mapa correspondem a a) rotas migrat - FGV 2022
Geografia - 2022Analise o mapa.
As superintendências de desenvolvimento regional tinham - FGV 2022
Geografia - 2022As superintendências de desenvolvimento regional tinham como objetivo diminuir as desigualdades e promover maior integração do território brasileiro.
A imagem faz referência a) à ocupação de terras abandonadas - FGV 2022
Geografia - 2022Examine a imagem.
Considerando conhecimentos sobre o comércio mundial e saben - FGV 2022
Geografia - 2022A partir do início do século XX, o processo de alienação do - FGV 2022
Geografia - 2022A partir do início do século XX, o processo de alienação do trabalho intensificou-se com uma nova organização do processo produtivo,
Quarenta anos depois de algumas reformas, mais de 800 - FGV 2022
Geografia - 2022Quarenta anos depois de algumas reformas, mais de 800 milhões de pessoas saíram da pobreza, mas, ao mesmo tempo, o coeficiente de Gini subiu 15 pontos entre 1990 e 2015. Essas transformações favoreceram o progresso do setor privado, mas o Estado mantém um controle direto sobre boa parte da economia — o setor público representa por volta de 30% —, um exemplo de capitalismo de Estado.
No que toca ao acórdão condenatório, assinale a afirmativa - FGV 2022
Outras Disciplinas - 2022No que toca ao acórdão condenatório, assinale a afirmativa correta.
No intervalo [0, 2π], a soma de todas as soluções de - FGV 2022
Matemática - 2020No intervalo [0, 2π], a soma de todas as soluções de
A tabela apresenta algumas substâncias químicas muito utili - FGV 2020
Química - 2020A tabela apresenta algumas substâncias químicas muito utilizadas em nosso cotidiano.
Diversos polímeros, como o polietileno, o teflon e o PVC, - FGV 2020
Química - 2020Diversos polímeros, como o polietileno, o teflon e o PVC, são produzidos pelo mesmo tipo de reação de polimerização. Esses polímeros são empregados na fabricação de embalagens e em diversas finalidades em en genharia. A fórmula estrutural de um polímero reciclável dessa classe está representada a seguir.
Na estrutura da molécula do florpirauxifen-benzil estão - FGV 2020
Química - 2020Entre os diversos defensivos químicos empregados na agricultura estão o Malathion® e o florpirauxifen-benzil. Suas fórmulas estruturais estão representadas a seguir.
Na estrutura da molécula do Malathion®, o átomo que - FGV 2020
Química - 2020Entre os diversos defensivos químicos empregados na agricultura estão o Malathion® e o florpirauxifen-benzil. Suas fórmulas estruturais estão representadas a seguir.
Em outubro de 2017 diversos países europeus reportaram - FGV 2020
Química - 2020Em outubro de 2017 diversos países europeus reportaram detecções da presença anormal do radiosótopo rutênio-106 (106Ru) no ar atmosférico. Esse fato foi atribuído a um acidente nuclear que ocorreu na Rússia. A radioatividade referente a esse radioisótopo, medida na atmosfera, foi de 100 mBq/m3. O radioisótopo rutênio-106 decai com emissão de partículas β– com tempo de meia-vida igual a 1 ano.
Uma cozinheira preparou um molho de tomate para ser - FGV 2020
Química - 2020Uma cozinheira preparou um molho de tomate para ser consumido posteriormente, armazenando-o no refrigerador, em um recipiente de aço inoxidável coberto com uma folha de alumínio, conforme mostram as imagens.
Passados alguns dias, surgiram pequenos furos na folha de alumínio, como resultado da corrosão, que ocorreu devido ao fato de o molho de tomate ser uma solução eletrolítica e de dois metais diferentes terem sido colocados em contato, formando, assim, uma pilha. Os potenciais-padrão de redução (E0) referentes aos componentes da pilha formada são:O composto digluconato de clorexidina (DGC) possui massa - FGV 2020
Química - 2020O composto digluconato de clorexidina (DGC) possui massa molar igual a 505,5 g/mol e é o princípio ativo em soluções destinadas à assepsia e esterilização das mãos em procedimentos cirúrgicos. Uma solução alcoólica comercial desse composto contém 0,5% em massa de DGC e sua densidade é igual a 1,0 g/mL.
A furaltadona (C13H16N4O6) é uma substância bactericida - FGV 2020
Química - 2020A furaltadona (C13H16N4O6) é uma substância bactericida empregada no combate à salmonela, sendo adicionada à água de bebedouros em criadouros de aves. A furaltadona interage com a água de acordo com a reação representada pela equação:
O ânion hidreto (H–) forma o hidreto de sódio (NaH), - FGV 2020
Química - 2020O ânion hidreto (H–) forma o hidreto de sódio (NaH), composto empregado no estudo do mecanismo de reações químicas, por ser um forte agente redutor. O íon hidreto reage violentamente com a água, formando o gás hidrogênio (H2), como representa a equação da reação:
De acordo com as teorias ácido-base, nessa reação, a molécula de água é classificada como _________ e o íon hidreto, presente no hidreto de sódio, é classificado como _________ por ser uma espécie doadora de par de elétrons.A fumaça produzida pela detonação da granada é quimicamente - FGV 2020
Química - 2020Granadas de fumaça são dispositivos usados pelas forças armadas em situações de combate, com o objetivo de ocultar a movimentação das tropas. Nesses dispositivos, os reagentes hexacloroetano (C2Cl 6), alumínio em pó (Al) e óxido de zinco (ZnO) ficam em compartimentos separados e, quando o detonador é acionado, ocorre a mistura desses reagentes, provocando uma sequência de duas reações instantâneas, representadas pelas seguintes equações:
A disseminação, no ar, dos produtos reacionais emitidos nessas reações resulta numa fumaça intensa.Uma granada de fumaça contém 6 mol de cada um dos reagentes - FGV 2020
Química - 2020Granadas de fumaça são dispositivos usados pelas forças armadas em situações de combate, com o objetivo de ocultar a movimentação das tropas. Nesses dispositivos, os reagentes hexacloroetano (C2Cl 6), alumínio em pó (Al) e óxido de zinco (ZnO) ficam em compartimentos separados e, quando o detonador é acionado, ocorre a mistura desses reagentes, provocando uma sequência de duas reações instantâneas, representadas pelas seguintes equações:
A disseminação, no ar, dos produtos reacionais emitidos nessas reações resulta numa fumaça intensa.O Bioglass® é um vidro que apresenta a característica de - FGV 2020
Química - 2020O Bioglass® é um vidro que apresenta a característica de se ligar fortemente ao tecido ósseo e, devido a essa propriedade, é muito empregado em implantes.
Esse material é sintetizado a partir dos seguintes óxidos: dióxido de silício, óxido de cálcio, óxido de sódio e pentóxido de difósforo.
Um experimento para a identificação de um metal M foi - FGV 2020
Química - 2020Um experimento para a identificação de um metal M foi realizado de acordo com a montagem instrumental da figura.
A argentita é um minério de prata no qual o cátion - FGV 2020
Química - 2020A argentita é um minério de prata no qual o cátion monovalente do metal nobre encontra-se ligado ao ânion sulfeto.
As curvas apresentadas no gráfico foram construídas com - FGV 2020
Química - 2020As curvas apresentadas no gráfico foram construídas com dados obtidos em uma pesquisa experimental que monitorou o comportamento da pressão de vapor dos líquidos 1, 2, 3 e 4 em função da temperatura.
De acordo com a teoria da relatividade de Einstein, a - FGV 2020
Física - 2020De acordo com a teoria da relatividade de Einstein, a conversão de massa em energia é regida pela expressão E = m . c2, sendo c a velocidade da luz no vácuo, que é igual a 3 × 108 m/s. No interior do Sol, ocorrem fusões nas quais quatro átomos de hidrogênio se unem para formar um átomo de hélio. A massa dos quatro átomos de hidrogênio é ligeiramente maior que a de um átomo de hélio, e essa diferença, que é de aproximadamente 5,0 × 10–29 kg, é convertida em energia.
Uma espira quadrada ABCD, de lado d, move-se no plano xy, - FGV 2020
Física - 2020Uma espira quadrada ABCD, de lado d, move-se no plano xy, paralelamente ao eixo x, inicialmente com velocidade constante v0. Em dado instante, a espira entra em uma região em que existe um campo magnético uniforme, com direção perpendicular ao plano xy e sentido saindo do papel.
O esquema representa um circuito elétrico composto por uma - FGV 2020
Física - 2020O esquema representa um circuito elétrico composto por uma bateria ideal de força eletromotriz ε e três pequenas lâmpadas incandescentes idênticas.
A figura mostra dois instantes das configurações extremas - FGV 2020
Física - 2020A figura mostra dois instantes das configurações extremas de uma corda na qual se estabeleceu uma onda estacionária. As ondas que originam a onda estacionária têm comprimento igual a 40 cm e se propagam na corda com velocidade de 200 cm/s.
A figura mostra um raio de luz monocromática que incide na - FGV 2020
Física - 2020A figura mostra um raio de luz monocromática que incide na face AC de um prisma de vidro que se encontra mergulhado na água. A direção do raio incidente é perpendicular à face BC do prisma.
Um objeto realiza movimento harmônico simples, de amplitude - FGV 2020
Física - 2020Um objeto realiza movimento harmônico simples, de amplitude A e frequência f, em frente a um espelho esférico convexo, deslocando-se sobre o eixo principal do espelho.
Analise o gráfico, que apresenta a variação da pressão - FGV 2020
Física - 2020Analise o gráfico, que apresenta a variação da pressão atmosférica terrestre em função da altitude.
O calor pode se propagar por meio de três processos, - FGV 2020
Física - 2020O calor pode se propagar por meio de três processos, condução, convecção e radiação, embora existam situações em que as condições do ambiente impedem a ocorrência de alguns deles.
A figura mostra o mesmo bloco deslizando sobre duas rampas. - FGV 2020
Física - 2020A figura mostra o mesmo bloco deslizando sobre duas rampas. A primeira está inclinada de um ângulo 01 em relação à horizontal e a segunda está inclinada de um ângulo 02, também em relação à horizontal, sendo 01 menor que 02
Um barquinho de brinquedo, contendo no seu interior uma - FGV 2020
Física - 2020Um barquinho de brinquedo, contendo no seu interior uma bolinha de gude de massa m, flutua na água de um recipiente, graduado em unidades de volume.
Uma criança de massa 40 kg estava em pé no centro de uma - FGV 2020
Física - 2020Uma criança de massa 40 kg estava em pé no centro de uma prancha plana, de massa 12 kg, que flutuava em repouso na superfície da água de uma piscina. Em certo instante, a criança saltou, na direção do comprimento da prancha, com velocidade horizontal constante de 0,6 m/s em relação ao solo, ficou no ar por 1,0 s e caiu na piscina a 1,7 m da extremidade da prancha.
No dia 10 de junho de 1969 foi lançada a nave espacial - FGV 2020
Física - 2020No dia 10 de junho de 1969 foi lançada a nave espacial Apollo, que transportou os primeiros homens a pousarem na Lua.
Considere que a massa da Terra seja igual a 81 vezes a massa da Lua e que a distância entre os centros da Terra e da Lua seja d. Suponha ainda que a trajetória percorrida pela nave está representada na figura pela reta que une o centro dos dois corpos.Durante uma competição, um atleta lançou um disco numa - FGV 2020
Física - 2020Durante uma competição, um atleta lançou um disco numa direção que formava um ângulo com a horizontal. Esse disco permaneceu no ar por 4,0 segundos e atingiu o solo a 60 m do ponto de lançamento.
Dois amigos, Marcos e Pedro, estão às margens de um lago, - FGV 2020
Física - 2020Dois amigos, Marcos e Pedro, estão às margens de um lago, no ponto A, e decidem nadar até um barco, que se encontra no ponto C. Marcos supõe que chegará mais rápido se nadar direto do ponto A até o ponto C, enquanto Pedro supõe que seria mais rápido correr até o ponto B, que está sobre uma reta que contém o ponto C e é perpendicular à margem, e depois nadar até o barco.
A tabela mostra os valores das pressões que devem ser - FGV 2020
Física - 2020A tabela mostra os valores das pressões que devem ser utilizadas nos pneus de um automóvel, em unidades que não pertencem ao Sistema Internacional de Unidades (SI).
A figura indica uma circunferência de equação x2 + y2 –10x - FGV 2020
Matemática - 2020A figura indica uma circunferência de equação x2 + y2 –10x – 10y + 45 = 0, com centro em C e diâmetro PQ, no plano cartesiano de eixos ortogonais. As retas r e s se intersectam no ponto B e tangenciam a circunferência nos pontos P e T. A medida do ângulo PBT é igual a α radianos.
Apoie nosso trabalho!
Assine Agora