Disciplina: Geografia 0 Curtidas

A escassez de recursos hídricos pode ser vista como - VUNESP 2014

Atualizado em 26/08/2024

A escassez de recursos hídricos pode ser vista como resultado de um conjunto de fatores naturais e humanos que variam em cada região.

No caso da região Sudeste, em especial da região metropolitana de São Paulo, entre os fatores humanos que contribuem diretamente para a restrição da disponibilidade de água estão:

  1. a transposição de bacias hidrográficas e o grande consumo agrícola de recursos hídricos.

  2. a intensa poluição de rios e lençóis freáticos e o grande consumo urbano e industrial de recursos hídricos.

  3. o grande consumo urbano e agrícola de recursos hídricos e a inexistência de infraestruturas de captação, tratamento e distribuição de água.

  4. a preservação de vastas extensões de floresta nativa e a transposição de bacias hidrográficas.

  5. a inexistência de infraestruturas de captação, tratamento e distribuição de água e a intensa poluição de rios e lençóis freáticos.


Solução

Alternativa Correta: B) a intensa poluição de rios e lençóis freáticos e o grande consumo urbano e industrial de recursos hídricos.

A crise hídrica em São Paulo foi potencializada pelos eventos climáticos extremos, ou seja, a falta prolongada de chuva. Entretanto, percebe-se claramente que isso não foi o principal culpado. Na verdade, há diversos fatores humanos que concorreram para que a crise chegasse a esse nível. Entre eles, está o mau comportamento em relação ao uso da água e do solo. O cidadão brasileiro está acostumado com uma cultura de abundância de água, e não se preocupa com o seu uso sustentável. Verifica-se, nesse sentido, uma concentração do consumo de água na região metropolitana (consumo urbano e industrial) assim como aumento da poluição dos recursos hídricos e do solo.

Resolução adaptada de: QConcursos

Institução: VUNESP

Ano da Prova: 2014

Assuntos: Meio Ambiente

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar

Apoie nosso trabalho!
Assine Agora