Disciplina: Geografia 0 Curtidas

A mudança observada na pirâmide etária da China revela que - FGV 2020

Atualizado em 13/05/2024

Questão 63 - FGV 2020

A mudança observada na pirâmide etária da China revela que

  1. o aumento da expectativa de vida, associado a melhores condições de vida da população, diminui a razão de dependência do país.

  2. a redução da taxa de natalidade, incentivada pelo governo até 2015, prejudica o desenvolvimento da economia e o sistema de aposentadorias.

  3. a redução da taxa de natalidade, consequência da emigração, estimula a redução do crescimento econômico do país.

  4. a redução da população adulta, consequência da política do filho único, estimula o desenvolvimento de políticas públicas que buscam melhorar as condições de vida.

  5. a redução da população adulta, resultado do estimulo à migração, aumenta a razão de dependência do país.


Solução

Alternativa Correta: B) a redução da taxa de natalidade, incentivada pelo governo até 2015, prejudica o desenvolvimento da economia e o sistema de aposentadorias.

A redução da natalidade incentivada pelo governo chinês desde a década de 1980 provocou o envelhecimento precoce da população chinesa, com considerável redução da oferta de mão de obra, além de outros desequilíbrios quanto a questão de gênero. A economia vai, com isso, se ressentindo da menor oferta de mão de obra, o que prejudicará, no futuro, o recém-iniciado sistema previdenciário.

Resolução adaptada de: Curso Objetivo

QrCode Estuda por aqui

Ajude-nos com uma doação!

Nós trabalhamos duro para manter este site e oferecer conteúdo de qualidade gratuitamente. Se você gostou do que oferecemos, por favor, considere fazer uma doação de qualquer valor através do PIX para nos ajudar a manter o site funcionando. Sua contribuição é muito valiosa para nós!
Chave PIX: contato@estudaporaqui.com.br
Recebedor: Wesley Rodrigues

Institução: FGV

Ano da Prova: 2020

Assuntos: Ásia

Vídeo Sugerido: YouTube

Ainda não há comentários.

Autenticação necessária

É necessário iniciar sessão para comentar

Entrar Registrar